A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPF) divulgou um vídeo, esta quarta-feira, a dar conta da festa que se fez sentir em Riga, na Letónia, assim que soou o apito final do triunfo de Portugal diante da Estónia (65-68), naquela que foi a confirmação de um lugar nos 'oitavos' do Campeonato Europeu de basquetebol. A reação de Neemias Queta está a dar que falar nas redes sociais.
Após ter sido desqualificado por duas faltas técnicas, o craque da NBA, ao serviço dos Boston Celtics, teve de assistir à reta final do encontro da derradeira jornada do grupo a partir do balneário, sendo que, assim que foi confirmada a passagem à próxima fase, correu para o campo para festejar com os compatriotas. Foi aí que, no meio da euforia, elevou o nome de Portugal que tinha no centro da camisola, enquanto os colegas celebravam com muitos abraços à mistura.
No plano individual, Neemias Queta só não repetiu o estatuto de melhor marcador português, com 15 pontos e quatro ressaltos em cerca de 23 minutos de partida disputados, porque viu Rafael Lisboa (17 pontos, um ressalto e cinco assistências) ultrapassá-lo na reta final, sendo que também Travante Williams (11) e Miguel Queiroz (10) tenham chegado aos dois dígitos de pontos. Diogo Gameiro, Nuno Sá, Daniel Relvão, Francisco Amarante e Vladyslav Voytso também somaram minutos na partida decisiva para aquele que foi um marco histórico para Portugal.
Com este triunfo, Portugal termina a fase de grupos com sete pontos - dois triunfos e quatro derrotas - no quarto lugar, atrás das já apuradas Turquia, Sérvia e Letónia, que ainda não fecharam a ordem do pódio do grupo A. Desta forma, a seleção portuguesa já sabe que vai defrontar o vencedor do grupo B (Alemanha, Finlândia ou Lituânia) este sábado.
Espreite o vídeo.
Leia Também: Sonho cumprido. Portugal faz história rumo aos 'oitavos' do Eurobasket