Poucos dias depois do regresso da pausa de verão com o GP dos Países Baixos, o Mundial de Fórmula 1 segue viagem para Monza, o 'Templo da Velocidade', com o GP de Itália já no próximo fim de semana.
Esta é a segunda passagem do ano por aquele país, depois do GP da Emília Romanha em Imola no passado mês de maio - um dos três que não terminou com vitória da McLaren.
Oscar Piastri isolado na liderança
Depois do triunfo em Zandvoort, Oscar Piastri (McLaren) está confortável na liderança do campeonato. O australiano soma 309 pontos, mais 34 do que o colega Lando Norris - que quer reagir já ao abandono na ronda anterior, sofrido devido a problemas técnicos.
Max Verstappen (Red Bull) já não vence desde a jornada de Imola, estando em terceiro do campeonato a 104 pontos do topo. O quinto título consecutivo é, cada vez mais, uma miragem para o holandês - que ainda não conseguiu somar dois pódios seguidos em 2025. Será agora, depois do segundo posto no GP dos Países Baixos?
Russell persegue o pódio do campeonato, Ferrari corre em casa
Um dos outros candidatos ao top três é George Russell (Mercedes), atualmente em quarto do campeonato e com um triunfo já averbado em 2025. A competir em casa, a Ferrari vai tentar reagir ao duplo abandono de Zandvoort. A equipa do 'Cavallino Rampante' triunfou em Monza no ano passado, por intermédio de Charles Leclerc - o atual quinto classificado do Mundial.
Num período menos bom da época de estreia, Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) chega à sua ronda caseira em Itália com apenas 64 pontos em sétimo - tendo pontuado só por uma vez depois de se estrear nos pódios no GP do Canadá.
Isack Hadjar vem do seu primeiro pódio na F1
Quem também se estreou recentemente nos pódios foi Isack Hadjar, no passado domingo. Agora, procura nova boa prestação em casa da sua equipa, a Racing Bulls - que tem um histórico de resultados auspiciosos em Monza, com duas vitórias no seu passado sob as designações Toro Rosso e AlphaTauri.
Fim de época da Fórmula 3
O fim de semana do GP de Itália marca, também, o final da época da Fórmula 3. A categoria de entrada no paddock já tem campeão - Rafael Câmara, que tem 48 pontos de avanço para Mari Boya quando há apenas 35 em disputa.
A luta pelo segundo lugar irá, pois, ser a que mais anima a última ronda do ano da Fórmula 3, com quatro pilotos envolvidos: Mari Boya, Nikola Tsolov, Tim Tramnitz e Martinius Stenshorne, separados por 28 pontos.
O português Ivan Domingues estreou-se este ano e está em 19.º, já com uma vitória. Matematicamente, ainda poderia chegar ao 11.º posto, mas para tal precisaria de um fim de semana perfeito em Monza.
Os horários do GP de Itália de F1
O GP de Itália segue o formato habitual, sem corrida Sprint: dois treinos livres na sexta-feira, seguidos de um treino livre e qualificação no sábado, antes da corrida no domingo.
Fique com todos os horários (pela hora de Portugal Continental, menos uma hora nos Açores).
- Sexta-feira, 5 de setembro
- 12h30-13h30: Treino livre 1
- 16h00-17h00: Treino livre 2
- Sábado, 6 de setembro
- 11h30-12h30: Treino livre 3
- 15h00-16h00: Qualificação
- Domingo, 7 de setembro
- 14h00: Corrida
Leia Também: Oscar Piastri vence GP dos Países Baixos de Fórmula 1 e reforça liderança