Benfica a dois modos chegou para vencer Tondela antes das decisões na Luz

As notas do jogo entre Benfica e Tondela no Estádio da Luz, que terminou com uma vitória tranquila dos encarnados. Águias estiveram a todo o gás na primeira parte e em gestão na segunda.

Benfica-Tondela

© Getty Images

Rodrigo Querido
24/08/2025 07:26 ‧ há 7 horas por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

Foi um Benfica com duas versões distintas aquele que, na noite de sábado, venceu o Tondela, por 3-0, em jogo da terceira jornada da I Liga. Num jogo em que geriu e manteve a baliza inviolável pelo sexto encontro oficial consecutivo, a turma encarnada entrou a todo o gás na primeira parte e ficou em modo gestão nos segundos 45 minutos.

 

Depois do nulo a meio da semana em Istambul, e com a receção de quarta-feira ao Fenerbahçe na cabeça, Bruno Lage optou por fazer uma mini-revolução para o primeiro jogo em casa neste campeonato. O promoveu cinco novidades no onze inicial do Benfica, com bastantes surpresas, a começar pelo guarda-redes Samuel Soares, passando pelo regresso, após lesão, de Tomás Araújo, até à estreia pela equipa principal do lateral espanhol Rafael Obrador. Andreas Schjelderup e Franjo Ivanovic também regressaram à titularidade. Trubin, António Silva, Dahl, Florentino e Akturkoglu ficaram no banco de suplentes.

Pese embora estas muitas alterações, o Benfica entrou melhor do que o seu adversário, como comprovam as ocasiões de Franjo Ivanovic, logo aos 20 segundos, e mais tarde de Pavlidis, aos 12 minutos. O primeiro golo do encontro apareceu em cima da meia-hora, com Ivanovic a abrir a contagem (31'), depois de um grande lance de Dedic. Depois foi a vez de Aursenes dobrar a vantagem com uma bomba indefensável aos 42 minutos. Pelo meio, Pavlidis e Richard Ríos tinham também eles tentado a sua sorte.

A entrada demolidora na primeira parte não se comparou com o que aconteceu durante a segunda metade. Face ao resultado algo confortável, e a meio de uma eliminatória importante para a Liga dos Campeões contra o Fenerbahçe, o Benfica baixou o ritmo e geriu as incidências da partida a seu bel-prazer.

Mas não foi só o ritmo de jogo a baixar. A qualidade de jogo na segunda parte foi sempre a decrescer de parte a parte, embora as águias tenham continuado à procura de marcar. Aos 55 minutos, Tiago Manso salvou o Tondela com um corte providencial a um cabeceamento de Otamendi. Foi já numa altura em que o encontro se disputava a passo que Prestianni fechou a contagem com a sua estreia a marcar na I Liga.

Mas vamos às notas desta partida:

Figura

É impossível não Amar Dedic. O bósnio deu espetáculo do primeiro ao último minuto de jogo na Luz. É dos reforços deste verão que mais impacto teve no Benfica. Foi ele que 'inventou' o lance que acabou por desbloquear o marcador, ao fim de 32 minutos. Antes deste lance, já tinha estado em destaque em outras subidas no corredor.

Surpresa

Se o Tondela não saiu da Luz com uma goleada muito o deve a Bernardo Fontes. Depois de já ter estado em evidência na temporada passada na II Liga, sendo um dos esteios que levou à subida dos beirões, o guarda-redes protagonizou quatro defesas espetaculares na Luz.

Desilusão

Miro foi uma das figuras na campanha do Tondela na II Liga na temporada passada, mas foi presa fácil na Luz. O futebolista angolano foi facilmente anulado quer por Nicolás Otamendi, quer por Tomás Araújo que se estreou a titular esta temporada.

Treinadores

Bruno Lage:

O Benfica manteve a baliza inviolável pelo sexto encontro oficial consecutivo e soube gerir o jogo desde bem cedo na partida. Entrou melhor do que o adversário, marcou em dois momentos cruciais e depois só teve de controlar as operações. Baixo o ritmo de jogo na etapa complementar, porque também lhe interessava, e fechou a vitória à beira do fim.

Ivo Vieira:

O Tondela esteve bem organizado diante do Benfica, mas não conseguiu contrariar o poderio do adversário. Num ou noutro lance acabou por causar calafrios a Samuel Soares, mas pede-se mais ao campeão da última edição da II Liga. São três derrotas em três rondas e zero golos marcados. Algo que deve preocupar o treinador madeirense.

Arbitragem

Anzhony Rodrigues teve uma arbitragem serena e tranquila, sempre correto no aspeto disciplinar. Esteve bem ao reverter a grande penalidade que tinha marcado a favor do Tondela no decorrer da primeira parte.

Leia Também: Benfica ligou 'modo poupança' e bateu Tondela antes de receber Mourinho

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pedro Gonçalves do Sporting festejou golo com mensagem para as filhas

Pedro Gonçalves

Pedro Gonçalves do Sporting festejou golo com mensagem para as filhas

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting39
2Moreirense39
3Sp. Braga26
4FC Porto26
5Benfica26
6Famalicão26
7Arouca34
8Casa Pia23
9Gil Vicente23
10Vitória SC33
11Rio Ave22
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional31
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela30
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

CEO da Ford idealiza supercarro eletrificado todo-o-terreno de 1.000 cv

Ford

CEO da Ford idealiza supercarro eletrificado todo-o-terreno de 1.000 cv

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas