Benfica ligou 'modo poupança' e bateu Tondela antes de receber Mourinho

Bruno Lage fez algumas mexidas no onze inicial, provavelmente tendo em conta o duelo de quarta-feira contra o Fenerbahçe, e acabou por conquistar os três pontos, este sábado, no Estádio da Luz.

Benfica's Croatian forward #09 Franjo Ivanovic celebrates with his teammate Benfica's Norwegian forward #21 Andreas Schjelderup after scoring his team's first goal during the Portuguese league football match between SL Benfica and CD Tondela at Estadio da

© Getty Images

Rodrigo Querido
23/08/2025 22:28 ‧ há 6 horas por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

Dois jogos no campeonato, duas vitórias. Depois do frágil triunfo do passado fim de semana na Reboleira diante do Estrela da Amadora, o Benfica voltou a vencer e, este sábado, levou a melhor na receção ao Tondela (3-0), em jogo da terceira jornada da I Liga.

 

Franjo Ivanovic abriu a contagem no Estádio da Luz, alcançado o seu primeiro golo no campeonato, com o norueguês Fredrik Aursnes a ampliar a contagem. O argentino Prestianni fechou as contas na Luz.

Filme do jogo:

A meio da eliminatória da Liga dos Campeões diante do Fenerbahçe, de José Mourinho, Bruno Lage fez algumas mexidas no onze inicial, provavelmente tendo em conta o duelo de quarta-feira, poupando alguns dos titulares do duelo a meio da semana na cidade de Istambul. Samuel Soares, Tomás Araújo e Rafael Obrador - este último em estreia -, foram lançados em campo, tal como Andreas Schjelderup e Franjo Ivanovic que voltaram às opções iniciais do treinador setubalense.

Apesar destas poupanças, o Benfica entrou a todo o gás diante de um clube que apenas tinha vencido por uma vez no Estádio da Luz. Logo aos dois minutos de jogo, Franjo Ivanovic rompeu pela direita do ataque encarnado e rematou cruzado, mas Bernardo Fontes respondeu com uma defesa sublime. Pouco depois, o guarda-redes do Tondela voltou a ser chamado a intervir, impedindo um remate forte de Pavlidis aos doze minutos. Logo a seguir, o guardião travou um cabeceamento do avançado grego.

O Tondela, por seu turno, apareceu em Lisboa bem organizado e com um Bernardo Fontes inspirado entre os postes. Ainda assim, e apesar de uma ou outra transição rápida, os beirões acabaram por sofrer dois golos nos últimos quinze minutos de jogo.

Aos 32 minutos, o marcador funcionou pela primeira vez no Estádio da Luz. Tudo começou com uma arrancada impressionante de Amar Dedic no lado direito dos encarnados. O bósnio deixou dois adversários para trás e tirou um cruzamento para o coração da área. Depois da hesitação inicial, o avançado croata Franjo Ivanovic não tremou perante a mancha de Bernardo Fontes e fez o seu primeiro golo no campeonato.

Ivanovic deixa Benfica a vencer, mas assistência de Dedic fica na retina

Ivanovic deixa Benfica a vencer, mas assistência de Dedic fica na retina

Avançado croata estreou-se, este sábado, a marcar com a camisola do Benfica no campeonato. Lateral direito passou por dois adversários e fez um passe perfeito para o companheiro de equipa.

Rodrigo Querido | 21:29 - 23/08/2025

Desfeito o nulo, Vangelis Pavlidis desperdiçou de forma incrível aquilo que poderia ter sido o segundo golo dos encarnados. Dedic rompeu (outra vez) pela direita, serviu o grego, mas o desvio de calcanhar do helénico acabou nos painéis publicitários atrás da baliza contrária. Ivanovic voltou a estar perto de marcar aos 40 minutos. A passe do grego, Bernardo Fontes defendeu com a cabeça.

Ainda assim, o segundo tento do Benfica apareceria aos 42 minutos. Após um erro de Maviram no lado direito do ataque encarnado, a bola acabou por cair nos pés de Andreas Schjelderup, que não perdoou. O norueguês encontrou Aursnes sozinho sobre a direita e o médio atirou uma autêntica 'bomba' para o fundo das redes tondelenses.

Schjelderup teve olho e Aursnes atirou uma 'bomba' que aumentou vantagem

Schjelderup teve olho e Aursnes atirou uma 'bomba' que aumentou vantagem

Jovem internacional pela Noruega descobriu o companheiro de equipa solto na área do Tondela. Médio do Benfica recebeu o passe e dobrou o número de golos dos encarnados, este sábado, no Estádio da Luz.

Rodrigo Querido | 21:40 - 23/08/2025

A segunda parte começou com uma grande penalidade para o Tondela que haveria de ser revertida pela equipa de videoarbitragem. Inicialmente, o madeirense Anzhony Rodrigues assinalou falta do estreante Rafael Obrador sobre Yarlen e apontou para a marca dos 11 metros. O VAR Rui Costa indicou depois que a carga do defesa espanhol sobre o adversário foi fora da grande área e o lance acabou por ser revertido.

Ultrapassada esta situação, o Benfica esteve à beira de alcançar o terceiro. O pontapé de canto batido por Obrador encontrou a cabeça de Otamendi. O argentino cabeceou de cima para baixo, como mandam as regras, que só não deu em golo por conta do corte precioso de Tiago Manso ao segundo poste.

Com o aproximar da hora de jogo, e daí em diante, o Benfica tornou-se menos intenso, mas geriu a vantagem com bola. Bruno Lage aproveitou o facto de a sua equipa estar a controlar as incidências para fazer descansar alguns jogadores que poderão ser opção diante dos turcos do Fenerbahçe na próxima quarta-feira. Schjelderup, Dedic Ivanovic e Barrenechea foram poupados pelo treinador encarnado.

Foi preciso chegar-se aos últimos dez minutos da partida para se encontrar as grandes ocasiões desta segunda parte, que foi um autêntico deserto de ideias de parte a parte. O jovem Prestianni, entretanto lançado, serviu Pavlidis na frente. O dianteiro grego viu Kerem Akturkoglu solto, mas o remate do turco não saiu da melhor forma.

Já em cima do minuto 90, duas oportunidades de parte a parte. Primeiro, Pavlidis picou a bola sobre o guarda-redes do Tondela e Tiago Manso cabeceou mesmo antes da bola entrar. O conjunto visitante respondeu com um remate de primeira de Xabi Huarte para defesa de Samuel Soares. Ríos também apareceu na cara de Bernardo Fontes, mas não conseguiu finalizar ao aparecer na cara do guardião tondelense.

O terceiro golo dos encarnados acabou por aparecer no fim através de Prestianni. Após uma combinação com Aursnes, o argentino rematou contra o corpo de João Afonso. Na recarga não vacilou e colocou a bola no fundo das redes.

Prestianni fechou vitória e marcou assim o primeiro golo no campeonato

Prestianni fechou vitória e marcou assim o primeiro golo no campeonato

Jovem argentino respondeu da melhor maneira, este sábado, a um cruzamento de Aursnes. Depois de um primeiro remate contra o corpo de João Afonso, o criativo do Benfica marcou na recarga.

Rodrigo Querido | 22:49 - 23/08/2025

Feitas as contas, o Benfica subiu ao sexto lugar do campeonato com seis pontos, sendo que as águias têm em atraso o jogo da primeira jornada diante do Rio Ave. Por seu turno, o Tondela é último classificado com zero pontos ao cabo de três jogos.

Momento do jogo: O tento inaugural de Franjo Ivancic destacou-se pelo passe de Amar Dedic, mas a 'bomba' de Aursnes deu o descanso necessário ao Benfica, que acabou por gerir o resultado trazido desde a primeira parte.

Leia Também: Schjelderup teve olho e Aursnes atirou uma 'bomba' que aumentou vantagem

Leia Também: Ivanovic deixa Benfica a vencer, mas assistência de Dedic fica na retina 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Filha de Victoria Beckham segue passos da mãe... na maquilhagem

Victoria Beckham

Filha de Victoria Beckham segue passos da mãe... na maquilhagem

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting39
2Moreirense39
3Sp. Braga26
4FC Porto26
5Benfica26
6Famalicão26
7Arouca34
8Casa Pia23
9Gil Vicente23
10Vitória SC33
11Rio Ave22
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional31
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela30
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Sobrevivência" é "o mais importante" para a chinesa Nio

carros elétricos

"Sobrevivência" é "o mais importante" para a chinesa Nio

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas