O Leixões demonstrou, este domingo, que não há motivos para alarme, ao entrar em cena, na nova temporada da II Liga, com um triunfo 'caseiro' sobre o Felgueiras, por categóricos 3-0, depois de uma pré-época que terminou com quatro derrotas (perante Gil Vicente, Desportivo de Chaves, Alverca e Sporting de Braga B, todos pela margem mínima), um empate (a uma bola, diante do AD Marco 09) e nenhuma vitória.
A equipa orientada por João Nuno Fonseca assinou uma primeira parte 'de gala', que viu ser recompensada, primeiro, aos 29 minutos (quando Ricardo Valente aproveitou uma defesa incompleta de Didi a um remate de meia distância de Salvador Agra para fazer o gosto ao pé), e, depois, aos 44 (quando Paulité beneficiou de uma jogada algo confusa e 'picou' a bola sobre o guarda-redes adversário). A 'machadada final' surgiu aos 88 minutos, por Benjamin Kanuric.
Já no segundo tempo, o conjunto comandado por Agostinho Bento procurou responder à desvantagem, e chegou mesmo a desperdiçar algumas boas oportunidades para entrar na discussão pelos pontos, mas a verdade é que, até ao apito final, o marcador do Estádio do Mar não conheceu qualquer outra alteração.
Com este resultado, o Leixões soma aqueles que são os três primeiros pontos da edição de 2025/26 do segundo escalão do futebol português, permitindo-lhe ascender à liderança, na companhia de Portimonense, Vizela, Lusitânia de Lourosa e Sporting B. Já o Felgueiras, mora no polo oposto, sem com a contagem ainda a 'zeros'.
As duas equipas viram, agora, todas as atenções para a segunda jornada da competição. O Felgueiras irá entrar em ação pelas 11h00 (hora de Portugal Continental) do próximo sábado, diante do Marítimo, no Estádio Dr. Machado de Matos, ao passo que o Leixões tem encontro marcado com o Benfica B para as 18h00 de domingo, no duelo de fecho da ronda.
O que aconteceu até agora na jornada?
O Vizela abriu a nova temporada da II Liga, no sábado, com um triunfo sobre o Paços de Ferreira, em pleno Estádio Capital do Móvel, por 1-2. No mesmo dia, registou-se uma vitória do Sporting B sobre o Torreense, no Estádio Manuel Marques, por 0-1, e outra do Portimonense sobre o Penafiel, no Estádio Municipal de Portimão, por 2-1.
Este domingo abriu com o primeiro empate da época de 2025/26, visto que Desportivo de Chaves e Benfica B não foram além de um 1-1, no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira. Seguiu-se a vitória 'arrancada' a ferros pelo Lusitânia de Lourosa, no Estádio dos Barreiros, perante o Marítimo, por 0-1.
O que falta jogar-se?
Ainda este domingo, pelas 18h00, irão jogar-se, em simultâneo, um União de Leiria-Académico de Viseu, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, e um FC Porto B-Feirense, no Estádio Luís Filipe Menezes.
O 'pano' irá cair sobre a ronda inaugural da competição apenas na segunda-feira, pelas 18h00, quando a Oliveirense receber o Farense, em 'casa' emprestada pelo Vizela, visto que o novo relvado do Estádio Carlos Osório ainda não está em condições para receber jogos.
Leia Também: Lusitânia de Lourosa 'gela' Marítimo com golo aos... 90+7 minutos