O Palmeiras já respira melhor no Brasil. Depois da série de vitórias que se seguiu à presença no Campeonato do Mundo de Clubes, que decorreu entre junho e julho nos Estados Unidos da América, o conjunto de São Paulo entrou numa fase descendente.
A derrota contra o eterno rival Corinthians, em jogo da primeira mão dos oitavos de final da Taça do Brasil, foi o fator que levou a equipa orientada por Abel Ferreira para esta fase negativa. Seguiu-se um empate com o Vitória, nova derrota em casa diante do Corinthians, que culminou na eliminação precoce da Taça do Brasil. Este domingo trouxe consigo uma reviravolta supersónica e vários sorrisos na cara.
Na receção deste domingo ao Ceará, em jogo válido para a 19.ª jornada do campeonato brasileiro, o clube de São Paulo alcançou uma vitória (2-1). Abel Ferreira viu a sua equipa a perder, mas salvou o que seria um desaire comprometedor.
As coisas não estiveram nada fáceis para o Palmeiras, sobretudo por aquilo que aconteceu antes do apito inicial. O centro de treinos do Verdão foi alvo de ataque com "bombas e petardos", o que agravou a tensão entre os adeptos e a direção e equipa técnica.
A denúncia foi feita pelo Palmeiras nas redes sociais é sustentada com dois vídeos de câmaras de segurança, nos quais se podem ver cinco pessoas, encapuçadas, a aproximar-se dos portões do empreendimento e a arremessar material pirotécnico. Ninguém ficou ferido.
No que ao jogo jogado diz respeito, as coisas não estiveram famosas para os paulistas. Após 45 minutos sem golos no Allianz Parque, o Ceará abriu o marcador no arranque do segundo tempo graças a um golo de Lourenço, a passe de Antonio Galeano.
No entanto, e no espaço de apenas dois minutos, o Palmeiras fez valer a sua força e deu a volta ao marcador com uma reviravolta supersónica. Flaco López converteu uma grande penalidade aos 67 minutos, antes de, dois minutos depois, Vítor Roque selar a remontada do verdão com um remate certeiro aos 69 minutos, a passe de Maurício.
O Palmeiras regressou, assim, às vitórias no Brasileirão e colocou-se no terceiro lugar com 36 pontos, a quatro do líder Flamengo e com um jogo a menos. O Ceará queda-se pelo 12.º lugar com 22 pontos em 18 jogos disputados.
Vasco da Gama anula desvantagem e alcança empate
No Estádio São Januário, em pleno coração da cidade do Rio de Janeiro, o Vasco da Gama, que contou com o português Nuno Moreira no onze inicial do treinador Fernando Diniz, não foi além de um empate (1-1) na receção ao Atlético Mineiro.
A formação que viajou desde Minas Gerais abriu a contagem por intermédio de Gabriel Menino logo no primeiro minuto de jogo. Porém, uma grande penalidade convertida pelo argentino Pablo Vegetti fixou o resultado final no encontro aos 18 minutos.
Contas feitas, o Vasco da Gama segue no 17.º lugar, o primeiro em zona de despromoção, com 16 pontos e dois jogos a menos. O Atlético Mineiro é 10.º classificado com 24 pontos.
Leia Também: Palmeiras denuncia "ataque terrorista" ao centro de treinos antes de jogo