Este domingo foi dia de festa na Catalunha. Após dois anos a jogar no Estádio Olímpico de Montjuic, o Barcelona colocou-se um passo mais perto de voltar ao mítico Camp Nou. No habitual jogo de apresentação aos sócios e adeptos, o conjunto catalão goleou o Como, por 5-0, e venceu o Troféu Joan Gamper. Marcus Rashford esteve em destaque pela negativa.
Este duelo deveria ter acontecido em Camp Nou, em obras há cerca de dois anos, mas um atraso neste processo levou a que a partida tivesse de ser disputada no Estádio Johan Cruyff, que se encontra localizado no interior de La Masia, o centro de treinos do conjunto catalão.
Naquele que foi o último jogo de preparação para a equipa liderada por Hans-Dieter Flick, tudo decorreu da melhor maneira para o Barcelona que chegou ao tempo de intervalo com quatro golos de vantagem diante da equipa orientada por Cèsc Fabregas, mítico jogador do conjunto blaugrana.
O primeiro golo surgiu ao minuto 21. Fermín Lopez foi o primeiro a fazer o gosto ao pé. O médio recuperou a bola em zona subida do terreno de jogo e inaugurou o marcador com um remate rasteiro, ele que acabaria por bisar em cima dos 35 minutos, na sequência de uma assistência por parte do médio neerlandês Frenkie de Jong. Após uma jogada de insistência, a bola chegou ao criativo espanhol que desferiu um míssil que só terminou no fundo da baliza do conjunto italiano.
Ainda dentro da primeira parte, Marcus Rashford, um dos sonantes reforços do Barcelona para a nova temporada desportiva, serviu o brasileiro Raphinha para o 3-0 em cima do minuto 37. Aos 42 minutos, e na sequência de uma assistência de Raphinha, Lamine Yamal fez o que melhor sabe e assinou o tento da goleada.
E a goleada ao intervalo até poderia ser mais volumosa, não fosse o clamoroso falhanço por parte de Marcus Rashford à beira do tempo de descanso. Depois de ser isolado por um passe de Lamine Yamal, o internacional por Inglaterra contornou o guardião Jean Butez e, com a baliza aberta, atirou ao lado do poste das redes à guarda do jogador do Como. Um erro crasso que foi fortemente apontado pela imprensa espanhola.
O Barcelona diminuiu a intensidade na segunda parte, mas não deixou de marcar mais um golo no Estádio Johan Cruyff. Lamine Yamal orquestrou o ataque e rematou colocado sem hipóteses de defesa para Butez, bisando para fixar o resultado final aos 49 minutos.
Hansi Flick refrescou a equipa ao longo da segunda parte e o resultado acabou por não sofrer mais alterações. Segue-se a estreia oficial para o Barcelona na presente temporada. Será num jogo diante do Mallorca, no próximo sábado, para a primeira jornada da La Liga.
Leia Também: Ter Stegen assina o papel da discórdia e é 'perdoado' pelo Barcelona