Oficial: Renato Paiva despedido do comando técnico do Botafogo

Treinador português liderou o clube brasileiro por 23 ocasiões e tinha um saldo de 12 vitórias, sendo demitido depois da participação no Mundial de Clubes, competição na qual foi eliminado nos oitavos de final pelo Palmeiras, de Abel Ferreira.

PHILADELPHIA, PENNSYLVANIA - JUNE 28: A dejected Renato Paiva the head coach / manager of Botafogo walks off at full time during the FIFA Club World Cup 2025 round of 16 match between SE Palmeiras and Botafogo FR at Lincoln Financial Field on June 28, 202

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
30/06/2025 06:55 ‧ 30/06/2025 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Brasil

O Botafogo anunciou, na madrugada desta segunda-feira, que despediu o treinador português Renato Paiva. Em comunicado, o clube brasileiro explica que a "decisão foi comunicada na noite de domingo" e "agradece" o trabalho da equipa técnica liderada pelo luso nos últimos meses. 

 

"O Botafogo informa que Renato Paiva não é mais o técnico da equipe principal. A decisão foi comunicada ao profissional na noite deste domingo (29). O Clube agradece Paiva e seus auxiliares pelos serviços prestados ao Glorioso nos últimos meses - com destaque para a vitória histórica contra o Paris Saint-Germain, no Mundial de Clubes, e a qualificação para os oitavos de final da Libertadores e Copa do Brasil", pode ler-se no comunicado, que prossegue.

"John Textor e a direção do Departamento de Futebol estão no mercado em busca de um novo técnico para o desafio de continuar no caminho dos títulos, lutando pelos bicampeonatos da Libertadores e do Brasileiro e pelo inédito título da Copa do Brasil", remata o emblema do Rio de Janeiro.

Além de Renato Paiva, também Ricardo Dionísio (adjunto), Miguel dos Santos (adjunto), Rui Tavares (treinador de guarda-redes) e Daniel Castro (preparador físico) estão de saída do Botafogo.

Renato Paiva após ser eliminado por Abel Ferreira:

Renato Paiva após ser eliminado por Abel Ferreira: "Estamos tristes"

Palmeiras, de Abel Ferreira, selou o apuramento para os 'quartos' do Mundial de Clubes, este sábado, ao derrotar o Botafogo, de Renato Paiva, por 1-0, num encontro decidido pelo golo de Paulinho (100') no prolongamento.

Notícias ao Minuto c/ Lusa | 00:53 - 29/06/2025

Saldo de 12 vitórias 

Renato Paiva é afastado do comando técnico do Botafogo ao fim de 23 jogos e um saldo de 12 vitórias, ao qual se juntam, ainda, oito derrotas e três empates. No sábado viu o clube ser eliminado do Mundial de Clubes, onde havia brilhado na fase de grupos - à boleia da famosa vitória frente ao PSG -, às mãos do compatriota Abel Ferreira, que comanda o Palmeiras. 

Curiosamente, o primeiro jogo do técnico português de 55 anos à frente do Botafogo havia sido diante do Palmeiras, a 30 de março, arrancando um nulo (0-0), fazendo a despedida precisamente contra a equipa de Abel. 

Artur Jorge deixou legado pesado 

A missão de Renato Paiva em suceder a Artur Jorge revelou-se difícil de suportar. Afinal de contas, o também português trocou o Botafogo para rumar ao Qatar, em dezembro, e orientar Al-Rayyan, depois de ter conquistado o campeonato e a Taça dos Libertadores em 2024. 

Renato Paiva não conseguiu dar o melhor seguimento ao trabalho de Artur Jorge no campeonato e por esta altura o Botafogo encontra-se no oitavo lugar do Brasileirão, a seis pontos da liderança partilhada por Flamengo e Cruzeiro, este último também orientado por um português (Leonardo Jardim). Na Taça dos Libertadores, o Botafogo encontra-se qualificado para os oitavos de final, tendo duplo encontro marcado com o LDU Quito. 

O que se segue? 

Renato Paiva recupera, agora, a situação de treinador livre e volta a ser uma opção no mercado para os clubes que queiram dar 'novo sangue' aos respetivos comandos técnicos. O treinador natural de Pedrogão Pequeno conta com uma experiência assinalável no continente americano, tendo já passado por Equador, México e Brasil. 

De resto, o único título de Renato Paiva no futebol profissional senior foi conquistado ao serviço do Independiente del Valle, onde foi campeão equatoriano. 

Em Portugal, recorde-se, Renato Paiva fez toda a carreira no Benfica, tendo orientado diversos escalões da formação até chegar à equipa B, onde orientou vários jogadores que agora são estrelas do futebol mundial. Por lá também ganhou três títulos no escalão de sub-17. 

[Notícia atualizada às 07h16]

Leia Também: Abel pega na aliança para responder aos críticos: "Não vou à feira..."


 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Filha de Victoria Beckham segue passos da mãe... na maquilhagem

Victoria Beckham

Filha de Victoria Beckham segue passos da mãe... na maquilhagem

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Sobrevivência" é "o mais importante" para a chinesa Nio

carros elétricos

"Sobrevivência" é "o mais importante" para a chinesa Nio

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas