FC Porto rejeita primeira proposta por Rodrigo Mora e aponta à cláusula

Clube milionário da Arábia Saudita já fez a primeira oferta pelo jogador de apenas 18 anos, que também já terá acertado os termos pessoais com o Al Ittihad, estando aberto a uma mudança para o Médio Oriente.

PORTO, PORTUGAL - APRIL 18: Rodrigo Mora of FC Porto celebrates after scoring his team's second goal during the Liga Portugal Betclic match between FC Porto and FC Famalicao at Estadio do Dragao on April 18, 2025 in Porto, Portugal. (Photo by Diogo Cardos

© Getty Images

Davide Rodrigues Araújo
23/08/2025 18:46 ‧ há 5 horas por Davide Rodrigues Araújo

Desporto

Mercado

O cerco a Rodrigo Mora começa a apertar e já foi feita a primeira proposta por parte do Al Ittihad, no decorrer deste sábado, mas acabou por ser rejeitada pelos responsáveis do FC Porto.

 

A informação é avançada pelo jornalista italiano Gianluigi Longari, que confirma a existência de uma oferta do clube saudita, que levou uma nega dos azuis e brancos, que apontam para que seja feito o pagamento da totalidade da cláusula de rescisão, que está avaliada em 70 milhões de euros e que ficou definida na renovação do jovem de 18 anos, precisamente no dia em que atingiu a maioridade.

De acordo com a imprensa nacional, o valor referido ronda os 50 milhões de euros, pelo que serão precisos outros 20 milhões de euros para conseguir tirar o prodígio do Estádio do Dragão e 'levá-lo' para a Arábia Saudita e juntar-se à equipa que o ex-FC Porto Danilo Pereira também milita.

De recordar que o jornalista Sacha Tavolieri já adiantou que o Al Ittihad não irá pagar o valor da cláusula de rescisão a pronto, estando, no entanto, disposto a oferecer um valor superior de 75 milhões de euros, que seria pago em várias prestações.

Mora já deu o 'sim' aos sauditas

Sacha Tavolieri frisa, ainda, que Rodrigo Mora já terá dito 'sim' ao Al Ittihad, algo que pode ser explicado pela falta de tempo de jogo que o jovem talentoso português tem tido neste arranque da nova temporada. 

A chegada de Francesco Farioli acabou por significar um passo atrás na afirmação de Rodrigo Mora na equipa principal do FC Porto. Lançado por Vítor Bruno, o jovem avançado de 18 anos agarrou um lugar no onze ainda com o técnico português, mas foi com Martín Anselmi que passou a ser o 'cérebro' da equipa portista. 

No entanto, as chegadas de nomes como Gabri Veiga, Victor Froholdt ou Borja Sainz elevaram o nível de qualidade do plantel do FC Porto e todos eles são vistos como titulares indiscutíveis para Farioli. 

Farioli explica minutos do português

O treinador italiano olha, assim, para Rodrigo Mora como 'arma' de recurso, mas já afirmou acreditar no seu talento, clarificando a sua situação no último domingo, na antevisão ao jogo com o Gil Vicente.

"A situação é clara, o Rodrigo é um jogador muito importante para o FC Porto e para o futebol português, é bom esclarecer isso, de uma vez por todas, porque não é saudável o que estamos a ver por isso. Deixem-me explicar. Sobre o facto de não ter entrado, no último jogo, como sabem, tivemos de fazer duas substituições por problemas físicos. É uma resposta clara quanto ao motivo para o Rodrigo não ter entrado", começou por explicar o treinador italiano de 37 anos, prosseguindo.

"É um jogador muito talentoso, não estou aqui para descobrir o talento e as qualidades dele, mas é um jovem, que tem de evoluir e trabalhar arduamente, como todos. Tudo vai ser muito calmo, o progresso dele está na nossa avaliação diária. Temos de ter paciência e calma, para não criar qualquer tipo de ruído quando não é absolutamente necessário. Ele está a trabalhar muito bem. O tempo dele irá chegar, terá as suas oportunidades e os seus momentos. Se nos mantivermos na linha do Jorge [Costa], ele colocava o clube antes de tudo, e é isso que temos de fazer", rematou Farioli, em conferência de imprensa. 

Ainda assim, e apesar destas palavras do treinador do FC Porto, a verdade é que Rodrigo Mora voltou a ser suplente na visita ao Barcelos e apenas foi a jogo a 12 minutos do apito final, não tendo tempo para 'mostrar serviço' e convencer Farioli a dar-lhe a titularidade. 

Agora, aos 18 anos, pode deixar o clube no qual se formou e onde chegou no verão de 2016 - para integrar a equipa de futebol de sete dos dragões, com apenas nove anos de idade. 

Na época passada foi a jogo pela equipa principal em 35 ocasiões e apontou 11 golos e quatro assistências.

Leia Também: 'Bomba' de mercado: Al Ittihad e FC Porto em negociações por Rodrigo Mora

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Filha de Victoria Beckham segue passos da mãe... na maquilhagem

Victoria Beckham

Filha de Victoria Beckham segue passos da mãe... na maquilhagem

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting39
2Moreirense39
3Sp. Braga26
4FC Porto26
5Benfica26
6Famalicão26
7Arouca34
8Casa Pia23
9Gil Vicente23
10Vitória SC33
11Rio Ave22
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional31
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela30
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Sobrevivência" é "o mais importante" para a chinesa Nio

carros elétricos

"Sobrevivência" é "o mais importante" para a chinesa Nio

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas