"Será mais um jogo ao nível daqueles que já fomos tendo, sobretudo com França e Alemanha. Temos de estar ao nosso melhor nível para conseguirmos um bom desempenho, é uma equipa que nos vai causar dificuldades diferentes, são agressivos e pressionantes na zona da bola", disse Bino Maçães, em declarações divulgadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Portugal qualificou-se no domingo para as meias-finais do Europeu de sub-17, que decorre na Albânia, ao vencer os alemães por 2-1 (num jogo em que esteve em desvantagem), depois de ter goleado por 4-0 a seleção do país anfitrião e empatado 0-0 com a França.
"Temos de ter qualidade suficiente para tirarmos a bola dessas zonas de pressão e criarmos problemas à Itália. A chave do jogo poderá andar por aí, a forma como vamos conseguir sair dessas zonas de pressão e acredito que temos potencial para isso", assinalou o treinador, de 52 anos.
Portugal terminou no segundo lugar do Grupo A, em igualdade pontual com a França, e terá de discutir o acesso ao jogo decisivo com o vencedor do agrupamento B, que alcançou o 'pleno' de vitórias, numa reedição da final de 2024, que a Itália ganhou por 3-0.
"Nesta geração, a final do ano passado não pesa nada. São jogos diferentes, esta geração está muito focada naqueles que são os nossos objetivos e, depois de chegarmos à meia-final, não há ninguém aqui neste grupo que não queira chegar à final. Vamos ter de nos superar, só assim é que vamos ter a oportunidade de chegar ao jogo de domingo", advertiu.
O defesa José Neto também espera "um adversário muito competitivo", com "jogadores muito aguerridos nos duelos e que lutam sempre para vencer", mas salientou que a equipa lusa está "focada e preparada para o jogo" e tem condições para "contrariar as armas da Itália".
"Sabemos que a Itália no ano passado levou a melhor na final, mas estamos focados em nós, no que podemos fazer. Cada geração tem a sua história e vamos com tudo para escrever a nossa. Podem esperar uma equipa portuguesa que vai dar tudo, unida de início ao fim do jogo", afirmou.
Portugal e Itália defrontam-se na quinta-feira, em Tirana, em jogo das meias-finais do Europeu de sub-17 de 2025, com início às 19:30 (hora de Lisboa), depois do encontro entre França e Bélgica, em Elbasan, que decidirá o primeiro finalista. O jogo do título realiza-se no domingo, na capital albanesa.
Leia Também: Tiago Martins fora dos playoffs após a polémica final da Taça de Portugal