Depois da derrota frente ao Sporting, na final da Taça de Portugal do passado domingo, Bruno Lage tem uma tarefa de reflexão quanto aos próximos passos no Benfica. No entanto, o treinador ainda terá de fazer face aos compromissos competitivos do clube da Luz, nomeadamente, ao Campeonato do Mundo de Clubes, que se inicia no próximo mês de junho, nos Estados Unidos da América.
O técnico encarnado terá de preparar os nomes que irá levar à competição intercontinental e, além do núcleo duro do plantel, poderá incluir alguns 'miúdos' da formação do Seixal como prova de confiança.
A chamada de jovens produtos da academia das águias às convocatórias dos 'graúdos' não é algo que seja uma novidade para o timoneiro das águias, que tem vindo a promover vários atletas da 'B', de modo a observar num contexto competitivo quais podem vir a fazer parte da versão 2025/26 da equipa.
A (inesperada) ausência já confirmada
Quem Bruno Lage sabe que não irá rumar ao continente americano para disputar o Mundial de Clubes é Samuel Soares. O guarda-redes, que foi titular na final da Taça de Portugal, foi convocado por Rui Jorge para o Campeonato da Europa da categoria sub-21, que coincide com as datas da competição clubística.
Segundo as declarações do selecionador português, a chamada foi influenciada pelo desejo do guardião de 22 anos, que fez questão de fazer o pedido ao clube encarnado.
As chamadas quase certas...
Com a possibilidade de 'levar no avião' 35 jogadores na comitiva das águias, Bruno Lage já terá alguns jogadores na 'pole position'. Um deles será, inevitavelmente, um homem para as redes que, caso não haja nenhum impedimento, deverá ser André Gomes, que é o atual detentor da baliza da equipa B do Benfica, e poderá ser o suplente de Trubin.
No eixo da defesa, é possível que Leandro Santos - que até já tem feito parte dos planos do treinador do clube da Luz - seja lançado, tal como Joshua Wynder - que também teve direito a 14 minutos na eliminatória da Taça, ante o Tirsense. O norte-americano pode receber o prémio de ter a possibilidade de jogar no seu país de origem e mostrar a Bruno Lage que pode fazer parte do plantel da próxima temporada, dada a incerteza acerca da continuidade de Nicolás Otamendi.
O miolo poderá, na mesma lógica que na defesa, ser complementado por 'pupilos' que se estrearam no comando do técnico natural de Setúbal, com Nuno Félix e Diogo Prioste numa face mais conservadora do meio-campo, acrescentando irreverência com Hugo Félix e João Veloso, contando ainda com o já habitual João Rego, que tem vindo a afirmar a sua posição na rotação esporádica do Benfica.
Quem também já vem fazendo por merecer uma oportunidade é Gustavo Varela. O goleador de serviço da equipa B e de sub-19, que apontou 18 golos ao longo da presente temporada, assistindo outros três em 41 partidas disputadas entre Youth League e II Liga, com apenas 20 anos de idade.
...e as escolhas que vão dar dores de cabeça
Depois dos nomes mais 'fortes' e candidatos a fazer parte da lista final da comitiva do Benfica, há outros jogadores que poderão mexer com as contas do treinador luso. Entre minutos de utilização na equipa B e potencial para 'dar o salto', há quem esteve na 'porta de entrada' da equipa principal.
Gustavo Marques (defesa central), Francisco Domingues (lateral esquerdo), Diogo Spencer (lateral direito), Rafael Luís (médio defensivo), José Melro (avançado) e Luan Farias (extremo) são dos atletas que mais minutos têm na equipa secundária dos encarnados, sendo dos mais bem preparados para conseguir discutir uma vaga nos 35 jogadores que poderão rumar ao Mundial.
Bruno Lage deu umas mini-férias ao plantel das águias, que regressam aos trabalhos no próximo dia 4 de junho, tendo a preparação do Campeonato do Mundo de Clubes como foco principal, onde as águias irão defrontar o Boca Juniors, o Auckland City e o Bayern Munique para discutir um lugar na fase a eliminar da prova internacional.
Leia Também: Cristiano Ronaldo pode defrontar Benfica no Mundial: "Até fico louco"