Após o escaldante dérbi entre Benfica e Sporting (1-1), segue-se outro grande duelo do futebol português, este domingo, entre Boavista e FC Porto, no Estádio do Bessa, no fecho da penúltima jornada da I Liga.
O dérbi da cidade Invicta poderá ter um peso crucial na atribuição da última vaga do pódio, mas também nas contas da manutenção no campeonato. Os azuis e brancos disputam o último lugar do pódio com o Sporting de Braga, enquanto os axadrezados lutam com AVS e Farense para fugir à despromoção, sobretudo de olho na vaga do playoff.
O registo oscilante do emblema do Bessa tem sido 'pintado' com vários desaires caseiros, com destaque para o último, em que acabou goleado pelo Sporting (0-5), perante um adversário que, na sua última deslocação, 'pecou' frente ao Estrela da Amadora (2-0).
Vale a pena referir que, com o deslize do Sporting de Braga frente ao Casa Pia (2-1), o FC Porto pode aproveitar para se colocar três pontos à frente do seu adversário direto, garantindo virtualmente o pódio, uma vez que, atendendo ao confronto direto igualado, a diferença de golos (atualmente seis) é considerável quando só falta disputar uma ronda.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental) deste domingo, com arbitragem de Cláudio Pereira, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Stuart Baxter
Luta pelo triunfo sem olhar para os outros: "Na situação em que estamos, o maior erro que podemos cometer é pensar em coisas que não conseguimos controlar. A minha mensagem para os jogadores tem sido clara: concentrem-se no que trabalhámos, no nosso desempenho. Não penso em vantagens ou desvantagens, apenas quero que melhoremos e que, em qualquer situação, demos 100%".
Poderio do adversário: "O FC Porto é um clube de alto nível. É certo que tiveram alguns problemas e não estão no ponto onde gostariam de estar, mas não quererão adicionar um mau resultado num dérbi à sua temporada. Prevejo um FC Porto muito motivado, tal como nós. As memórias de maus resultados são a sua pressão, mas nós também temos a nossa. Pode ser um jogo tenso, um verdadeiro dérbi. Temos que estar no nosso melhor e esperar que eles não atinjam a melhor forma. Acredito que será um jogo muito interessante".
Peso da goleada com Sporting: "O Sporting e o FC Porto têm jogadores de grande qualidade e formas de jogar semelhantes. A lição que tirámos do jogo com o Sporting foi que temos que controlar melhor determinados espaços. Ceder um golo madrugador, como aconteceu, torna tudo mais difícil. Temos que os forçar a jogar em zonas menos perigosas e garantir que não sofremos golos evitáveis. Essa foi uma lição importante e estou certo de que estaremos melhor preparados neste jogo".
Martín Anselmi
O que esperar do Boavista: "É uma equipa que quer lutar até ao final, que deu a volta a um jogo muito difícil, que os deixava praticamente condenados. Sabemos de todo o contexto que tem o jogo. É um rival que joga questões muito importantes, mas nós também. Não tendo oportunidade de lutar pelo campeonato, é muito importante ganhar os dois jogos que sobram. Aprendemos com o que foi o último jogo fora, contra um rival que jogava coisas importantes. Vai ser um jogo em que teremos de dar o nosso máximo, sabendo o que o rival joga, mas que nós também queremos estar à altura".
'Vida ou morte' para ambos: "Não gosto de falar de vida ou morte, porque são coisas mais importantes. Em cada jogo em que o FC Porto entra, tem a obrigação de competir ao máximo, e acredito que, no último jogo fora, ficámos em dívida. Agora, é momento de aprender com esse jogo e ter de disputar este jogo ao máximo do nosso rendimento e competitividade, entendendo que há um contexto, onde o adversário tem coisas muito importantes em jogo, mas nós também. Somos FC Porto e temos de competir ao máximo. É muito importante trazer os três pontos destes dois jogos que restam".
Polémica com Cruz Azul: "Estamos a falar de uma questão pessoa. É um tema um pouco sensível. No final, dizem sempre que o tempo cura tudo, e não quero alongar-me. Isto é um espaço de e para o FC Porto. Um dia, gostaria de sentar-me e falar largamente sobre esta situação que se comunicou e teve uma resolução, nos últimos dias. Pessoalmente, já disse que é um tema sensível. Tanto eu e a minha família sofremos com isto, durante muito tempo. Sobretudo, há que entender que não quero desvalorizar, simplesmente, as coisas são como são. Havia um acordo, esse acordo não foi respeitado e, depois, houve uma situação limite, em que nos levaram a uma entidade que teria de decidir o que aconteceria".
Últimos resultados
Boavista: V-D-V-D-V
FC Porto: V-D-V-V-D
Últimos onzes
Boavista: Tomas Vaclík, Osman Kakay, Sidoine Fogning, Rodrigo Abascal, Filipe Ferreira, Marco van Ginkel, Sebastián Pérez, Salvador Agra, Joel Silva, Abdoulay Diaby e Róbert Bozenik.
FC Porto: Cláudio Ramos, Nehuén Pérez, Zé Pedro, Iván Marcano, João Mário, Stephen Eustáquio, Fábio Vieira, Francisco Moura, Pepê, Rodrigo Mora e Samu Aghehowa.
Ausências
Boavista: Miguel Reisinho (castigado), Tiago Machado, Vukotic, João Gonçalves, Marco Ribeiro, Luís Pires, Diego Llorente e Kurzawa (lesionados).
FC Porto: Vasco Sousa e Marko Grujic (lesionados).
Leia Também: Regresso ao México à vista? Clube quer 'roubar' Anselmi ao FC Porto