Pavlidis impede a festa do Sporting frente ao Benfica e título adiado

Avançado grego decisivo no empate (1-1) das águias na receção aos leões, em jogo da 33.ª jornada.

Notícia

© Getty Images

Luis Júnior
10/05/2025 19:59 ‧ há 3 horas por Luis Júnior

Desporto

I Liga

Naquele que foi encarado como o maior jogo do século 21 em Portugal, Benfica e Sporting não foram, este sábado, além de um empate a um golo no Estádio da Luz. Com este resultado, o título nacional fica adiado para a 34.ª jornada da I Liga, que terá lugar no próximo fim de semana.

 

Os leões estiveram muito perto de celebraram o bicampeonato no reduto do eterno rival. Trincão (4') deu o mote para encomendar as faixas de campeão, mas Akturkoglu, após grande jogada individual de Pavlidis, impediu (ou adiou) a festa da turma verde e branca, que entrou na Luz com dois resultados a favor: a vitória e o empate.

Por seu lado, o Benfica precisava de vencer por dois golos de diferença, mas tal não aconteceu e fica 'nas mãos' do Vitória SC, que vai a Alvalade na última jornada do campeonato. As águias deslocam-se ao reduto do Sp. Braga e a vitória poderá não ser suficiente. Recorde-se que em caso de igualdade pontual, o Sporting fica com vantagem no confronto direto.

Filme do jogo

Antes da partida, nota para a enorme emoção dos adeptos do Benfica, que tentavam empurrar a sua equipa para a vitória.

Trincão silenciou a Luz

Depois do apito inicial de João Pinheiro, os leões mantiveram-se calmos e fiéis ao plano de jogo. Aos 4', Pedro Gonçalves lançou Gyokeres no corredor esquerdo. Sob o olhar atento de António Silva, o avançado sueco conduziu a bola até ao momento em que decidiu libertar o esférico para a entrada da área, encontrando Trincão, que disparou de primeira junto ao poste direito da baliza defendida por Trubin.

Lance duvidoso entre Otamendi e Pedro Gonçalves

O golo madrugador obrigou os encarnados a reagirem. Aos 5', Di María ameaçou um golaço de fora da área, mas o remate saiu ao lado, para alívio de Rui Silva. Em desvantagem no marcador, as águias iam revelando algum nervosismo e o capitão Otamendi ficou condicionado, após ter sido admoestado com o cartão amarelo em cima do quarto de hora. Pouco depois, aos 17', o defesa-central argentino arriscou muito na abordagem a um lance com Pedro Gonçalves dentro da área, mas o árbitro mandou seguir o jogo.

Aos 19', foi a vez do capitão do Sporting, Morten Hjulmand, ver o amarelo por tardar a reposição da bola.

Aos 27', Pavlidis isolou Akturkoglu nas costas da defesa leonina, mas o extremo turco não teve arte para superar o guarda-redes. Na jogada seguinte, Kokcu tirou um cruzamento largo para o segundo poste, com Di Maria a atirar por cima! Apesar do maior ascendente encarnado, os visitantes apresentaram-se sempre serenos, de olho no contragolpe. Aos 34', Geny Catamo subiu no ataque e não hesitou colocar Trubin em sentido.

O coletivo benfiquista respondeu através de cruzamentos, mas os defesas-centrais da turma verde e branca estiveram imperiais, contando com a ajuda do médio-defensivo Morten Hjulmand para afastar o perigo contrário.

Di María ficou no banco de suplentes

No regresso dos balneários, Bruno Lage surpreendeu com a entrada de Andreas Schjelderup para o lugar de Di María. Com a urgência de procurar o resultado, os locais entraram enérgicos, mas eram os escassos de real perigo, exemplarmente resolvidos pelos leões. 

Pavlidis 'resgatou' águias para o jogo

Sem nada o fazer prever, o Benfica chegou ao empate. Aos 63', Pavlidis passou por três adversários dentro da área e serviu para o encosto de Akturkoglu, que lançou a festa nas bancadas do Estádio da Luz. O golo fez com que os técnicos mexessem nas peças do xadrez. Aos 71', Belotti juntou-se a Pavlidis no ataque encarnado, ao passo que Pedro Gonçalves cedeu o lugar ao jovem leão Geovany Quenda.

A substituição nos anfitriões teve logo impacto. Aos 76', Belotti ganhou na velocidade a Gonçalo Inácio e deixou a bola para o coração da área, com Pavlids a disparar ao poste. Enorme oportunidade desperdiçada pelo avançado grego.

Na reta final do encontro, as intenções eram claras. Sporting tentou aguentar o resultado, enquanto o Benfica revelou precipitação na procura da vitória. As ocasiões de golo não apareceram e o empate persistiu. O técnico Rui Borges saiu satisfeito com o resultado, enquanto Bruno Lage poderá ter dito adeus ao título nacional e quem sabe algo mais...

Leia Também: EM DIRETO: Benfica empata o jogo na Luz

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Trubin deixa garantia aos adeptos do Benfica: "Ainda nada está perdido"

I Liga

Trubin deixa garantia aos adeptos do Benfica: "Ainda nada está perdido"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Trânsito

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas