Naquele que foi encarado como o maior jogo do século 21 em Portugal, Benfica e Sporting não foram, este sábado, além de um empate a um golo no Estádio da Luz. Com este resultado, o título nacional fica adiado para a 34.ª jornada da I Liga, que terá lugar no próximo fim de semana.
Os leões estiveram muito perto de celebraram o bicampeonato no reduto do eterno rival. Trincão (4') deu o mote para encomendar as faixas de campeão, mas Akturkoglu, após grande jogada individual de Pavlidis, impediu (ou adiou) a festa da turma verde e branca, que entrou na Luz com dois resultados a favor: a vitória e o empate.
Por seu lado, o Benfica precisava de vencer por dois golos de diferença, mas tal não aconteceu e fica 'nas mãos' do Vitória SC, que vai a Alvalade na última jornada do campeonato. As águias deslocam-se ao reduto do Sp. Braga e a vitória poderá não ser suficiente. Recorde-se que em caso de igualdade pontual, o Sporting fica com vantagem no confronto direto.
Filme do jogo
Antes da partida, nota para a enorme emoção dos adeptos do Benfica, que tentavam empurrar a sua equipa para a vitória.
Trincão silenciou a Luz
Depois do apito inicial de João Pinheiro, os leões mantiveram-se calmos e fiéis ao plano de jogo. Aos 4', Pedro Gonçalves lançou Gyokeres no corredor esquerdo. Sob o olhar atento de António Silva, o avançado sueco conduziu a bola até ao momento em que decidiu libertar o esférico para a entrada da área, encontrando Trincão, que disparou de primeira junto ao poste direito da baliza defendida por Trubin.
Lance duvidoso entre Otamendi e Pedro Gonçalves
O golo madrugador obrigou os encarnados a reagirem. Aos 5', Di María ameaçou um golaço de fora da área, mas o remate saiu ao lado, para alívio de Rui Silva. Em desvantagem no marcador, as águias iam revelando algum nervosismo e o capitão Otamendi ficou condicionado, após ter sido admoestado com o cartão amarelo em cima do quarto de hora. Pouco depois, aos 17', o defesa-central argentino arriscou muito na abordagem a um lance com Pedro Gonçalves dentro da área, mas o árbitro mandou seguir o jogo.
Aos 19', foi a vez do capitão do Sporting, Morten Hjulmand, ver o amarelo por tardar a reposição da bola.
Aos 27', Pavlidis isolou Akturkoglu nas costas da defesa leonina, mas o extremo turco não teve arte para superar o guarda-redes. Na jogada seguinte, Kokcu tirou um cruzamento largo para o segundo poste, com Di Maria a atirar por cima! Apesar do maior ascendente encarnado, os visitantes apresentaram-se sempre serenos, de olho no contragolpe. Aos 34', Geny Catamo subiu no ataque e não hesitou colocar Trubin em sentido.
O coletivo benfiquista respondeu através de cruzamentos, mas os defesas-centrais da turma verde e branca estiveram imperiais, contando com a ajuda do médio-defensivo Morten Hjulmand para afastar o perigo contrário.
Di María ficou no banco de suplentes
No regresso dos balneários, Bruno Lage surpreendeu com a entrada de Andreas Schjelderup para o lugar de Di María. Com a urgência de procurar o resultado, os locais entraram enérgicos, mas eram os escassos de real perigo, exemplarmente resolvidos pelos leões.
Pavlidis 'resgatou' águias para o jogo
Sem nada o fazer prever, o Benfica chegou ao empate. Aos 63', Pavlidis passou por três adversários dentro da área e serviu para o encosto de Akturkoglu, que lançou a festa nas bancadas do Estádio da Luz. O golo fez com que os técnicos mexessem nas peças do xadrez. Aos 71', Belotti juntou-se a Pavlidis no ataque encarnado, ao passo que Pedro Gonçalves cedeu o lugar ao jovem leão Geovany Quenda.
A substituição nos anfitriões teve logo impacto. Aos 76', Belotti ganhou na velocidade a Gonçalo Inácio e deixou a bola para o coração da área, com Pavlids a disparar ao poste. Enorme oportunidade desperdiçada pelo avançado grego.
Na reta final do encontro, as intenções eram claras. Sporting tentou aguentar o resultado, enquanto o Benfica revelou precipitação na procura da vitória. As ocasiões de golo não apareceram e o empate persistiu. O técnico Rui Borges saiu satisfeito com o resultado, enquanto Bruno Lage poderá ter dito adeus ao título nacional e quem sabe algo mais...
Leia Também: EM DIRETO: Benfica empata o jogo na Luz