Espanholas do Bera Bera conquistam Supertaça Ibérica de andebol feminino

A equipa espanhola Bera Bera conquistou hoje a segunda Supertaça Ibérica feminina de andebol ao bater o BM Elche, também de Espanha, por 28-19, na final disputada na Maia.

andebol

© iStock

Lusa
08/09/2024 17:44 ‧ 08/09/2024 por Lusa

Desporto

Andebol feminino

O Elche, vice-campeão espanhol, entrou bem e chegou aos 2-0 e o Bera Bera, campeão e já detentor deste troféu, tardou seis minutos a marcar o seu primeiro golo, mas depois equilibrou e contou com a meia distância húngara Eszter Ogonovszky para fazer estragos na defesa e na baliza no Elche com o seu poder rematador.

 

Ogonovszky fez três golos, quase de 'rajada', e o encontro atingiu os 13 minutos empatado a cinco golos, mas já com o Elche a sentir visíveis dificuldades perante à forte defesa do Bera Bera.

Com 20 minutos disputados, o encontro estava ainda empatado a sete golos, mas pouco depois o Bera Bera, uma equipa de San Sebastian, agarrou a liderança do marcador e já não largou até ao intervalo devido tanto à sua coesão defensiva como à sua eficácia atacante.

O intervalo chegou assim com o campeão espanhol a ganhar por 10-13 e a revelar ter mais argumentos coletivos e individuais face ao seu aguerrido adversário.

O BM Elche, que se qualificara para esta final após bater, na véspera, o Benfica no desempate por grandes penalidades, entrou a marcar na segunda parte, mas o Bera Bera aproveitou um erro alheio para repor a sua vantagem de três golos e aumentou-a logo depois para quatro (11-15).

O encontro mantinha-se intenso e as duas equipas apostavam em saídas rápidas para o ataque, sendo que a grande diferença entre ambas residiu na força defensiva do Bera Bera e na qualidade da sua guarda-redes, a sérvia Tamara Kostic.

O Bera Bera vencia por 18-14 aos 40 minutos e por 20-15 aos 45 e o Elche, apesar de jamais ter baixado os braços, confirmou a sua impotência ante o opositor.

Tama Kostic continuou a destacar-se na baliza e o BM Elche, onde joga a internacional portuguesa Carmen Figueiredo (um golo marcado) somou erros, perdeu concentração já na ponta final e isso saiu-lhe caro, tendo perdido por 28-19.

O Bera Bera, que se apurou para a final após eliminar o Madeira SAD nas meias-finais, festejou, assim, a conquista da segunda edição da Supertaça Ibérica depois de já ter ganhado a primeira, disputada em San Sebastian.

Antes, no duelo entre equipas portuguesas, o Madeira SAD assegurou o terceiro lugar, ao vencer o Benfica, por 31-30, no desempate através de livres de sete metros, depois da igualdade 27-27 no tempo regulamentar de um jogo em que as 'encarnadas' chegaram ao intervalo a vencer por 14-11.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Adeptos do Sporting atiram-se a Gyokeres com dois recados inflamados

Sporting

Adeptos do Sporting atiram-se a Gyokeres com dois recados inflamados

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Ayrton Senna

Porsche 911 que Senna conduziu e assinou pode ser seu. Saiba como

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas