Meteorologia

  • 19 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 32º

Diário do Euro'2024: Leão 'canibaliza' e Espanha avança no meio de bronca

Ao longo do Euro'2024, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe um diário de bordo que o deixará a par de todas as novidades. Há resultados, marcadores, declarações, momentos de bastidores e muito mais para acompanhar ao minuto.

Diário do Euro'2024: Leão 'canibaliza' e Espanha avança no meio de bronca
Notícias ao Minuto

07:07 - 21/06/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Euro 2024

O grupo de seleções já confirmadas nos oitavos de final do Euro'2024 aumentou, esta quinta-feira, dia em que a Espanha venceu a Itália, por 1-0, e assim confirmou que merece fazer parte do grupo de candidatas à vitória. 

Foram mesmo os espanhóis a dominar quase toda a partida e só Gianluigi Donnarumma foi capaz de impedir que os campeões europeus em título saíssem de Gelsenkirchen com uma goleada. O 'gigante' do PSG, ainda assim, não conseguiu evitar o auto-golo de Calafiori, que aos 55 minutos desbloqueou o nulo que persistia no marcador. A Espanha lidera, desta forma, o Grupo B, com seis pontos, com a Itália a surgir na segunda posição, com três. Albânia e Croácia têm um ponto cada uma.

Antes do grande jogo do dia, a Dinamarca expôs perante toda a Europa as fragilidades de uma Inglaterra de que tanto se espera mas que irá precisar da terceira jornada para 'carimbar' a presença nos 'oitavos'. Kane marcou cedo e deixou Gareth Southgate a festejar, mas seria um 'leão' a estragar as celebrações dos ingleses. Hjulmand atirou do 'meio da rua' o golo do empate e o 1-1 arrastar-se-ia até ao final.

Horas antes, Eslovénia e Sérvia subiram ao relvado da Allianz Arena, em Munique, e também aí não se verificou uma vitória. Karnicnik fez as 'honras da casa' tarde, aos 69 minutos, e Luca Jovic salvou a Sérvia de mais uma derrota, aos 95'. 

Apesar do empate, a Inglaterra está no primeiro lugar do Grupo C, com quatro pontos, mais dois do que a Dinamarca, segunda classificada. Eslovénia, com dois pontos, e Sérvia, com um, encerram as contas na segunda jornada.

A Sérvia, para além deste jogo, também deu que falar fora dele. Jovan Surbatovic, secretário-geral da Associação de Futebol do país, veio a público exigir sanções contra Croácia e Albânia, equipas que se defrontaram esta quarta-feira e cujos adeptos, durante esse encontro, entoaram cânticos dirigidos aos sérvios, atendendo às rivalidades históricas entre estes países. Surbatovic ameaçou até que, caso não fosse aplicada nenhuma sanção, seria ponderada a saída da Sérvia do Euro'2024. 

Através de um comunicado, emitido ao início da noite desta quinta-feira, a UEFA anunciou a abertura de uma  investigação ao Croácia-Albânia, de forma a averiguar "uma potencial conduta racista e/ou discriminatória" no encontro disputado no Volksparkstadion.

Num tom mais leve, importa destacar a imagem mais marcante do sétimo dia do torneio. Mbappé, que fraturou o nariz no encontro diante da Áustria, surgiu no treino desta quinta-feira da seleção francesa com uma máscara. As imagens tornaram-se virais em poucos segundos, até porque o avançado, desde o início da sua carreira, tem sido comparado a Donatello, uma das personagens da série 'Tartarugas Ninja', ligação que, agora, faz ainda mais sentido.

No entanto, vale sublinhar que, de acordo com os regulamentos da UEFA, esta não poderá ser a máscara utilizada por Mbappé caso o avançado do Real Madrid entre em campo perante os Países Baixos, esta sexta-feira. "Equipamentos médicos utilizados no terreno de jogo devem ser de cor lisa e não devem dispor de qualquer identificação relativa à equipa ou ao fabricante", pode ler-se no documento disponibilizado pelo organismo que rege o futebol europeu.

Esta quinta-feira também houve espaço para ouvir Diogo Jota falar. O internacional português foi o escolhido para a nova conferência de imprensa de Portugal e nela revelou uma mensagem que recebeu de Jurgen Klopp, treinador com quem trabalhou no Liverpool, nas últimas épocas. O avançado falou também sobre a recente lesão que quase pôs em risco a sua presença no torneio, bem como da preparação que tem sido feita para o embate contra a Turquia, que acontece este sábado.

No que à seleção nacional diz respeito, esta sexta-feira será dia de treino. Roberto Martínez, durante a tarde, vai fazer-se acompanhar de mais um jogador para a habitual conferência de imprensa que serve de antevisão ao jogo da segunda jornada da fase de grupos.

A agenda da seleção nacional para esta sexta-feira (hora de Portugal Continental)

Treino: 10h

Conferência de imprensa: 16h45

Os jogos deste dia

Eslováquia-Ucrânia, 14h00 (Merkur Spiel-Aren, Dusseldorf) - Sport TV1

Polónia-Áustria, 17h00 (Olympiastadion, Berlim) - Sport TV1

Países Baixos-França, 20h00 (Red Bull Arena, Leipzig) - SIC

Leia Também: As imagens do 7.º dia do Euro'2024: Pasta, tapas e até... 'kung fu'

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório