Meteorologia

  • 22 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 18º MÁX 38º

Uma jornada do Euro'2024 já lá vai. As surpresas e o que precisa de saber

Entre narizes partidos, dedos no nariz e alguns resultados surpreendentes, a primeira jornada do Europeu deste verão já terminou. A segunda ronda arranca esta quarta-feira e há seleções que têm de fazer pela vida se quiserem chegar aos oitavos de final da competição.

Uma jornada do Euro'2024 já lá vai. As surpresas e o que precisa de saber
Notícias ao Minuto

07:58 - 19/06/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Euro 2024

Está terminada a primeira jornada em todos os grupos deste Campeonato da Europa. Entre mais ou menos sofrimento, e com reviravoltas pelo meio, os principais favoritos à vitória final em Berlim entraram com o pé direito na competição.

A Alemanha foi quem venceu com mais facilidade, dando o exemplo no duelo de abertura. Espanha não se ficou atrás dos germânicos e levou a melhor sobre a Croácia. Mas o mesmo não se pode dizer de Itália, França, Inglaterra e Portugal.

Mas vamos a contas e ver o que espera às 24 seleções nas próximas duas jornadas do Euro'2024.  É que há equipas que podem garantir um bilhete para os oitavos de final da competição. E de recordar que os quatro melhores terceiros classificados também se qualificam para a próxima fase.

Grupo A (Alemanha, Escócia, Hungria e Suíça)

Na primeira jornada do grupo A, Alemanha e Suíça venceram os respetivos encontros. De um lado, os germânicos golearam a Escócia, ao passo que os helvéticos conquistaram os três pontos diante da Hungria.

A próxima ronda deste grupo começa já esta quarta-feira e traz consigo o Alemanha-Hungria e o Escócia-Suíça. Em caso de triunfo de helvéticos e alemães, os dois primeiros lugares ficam fechados e as duas seleções carimbam passagem à próxima fase. Na última jornada decidirão quem segue em primeiro e segundo lugar.

Um empate em qualquer uma destas partidas deixa, pelo menos, o segundo lugar em aberto para a terceira jornada em que a Alemanha defronta a Suíça e a Escócia mede forças com a Hungria.

Resultados da primeira jornada:

Alemanha-Escócia, 5-1

Hungria-Suíça, 1-3

Grupo B (Espanha, Itália, Albânia e Croácia)

O dia desta quarta-feira abre com o duelo entre Croácia e Albânia (14h00), duas seleções que não venceram na primeira ronda do grupo B. Caso queiram sonhar com o apuramento direto, que só poderá ser confirmado na última ronda, a vitória é obrigatória em Hamburgo.

Quinta-feira trará consigo o escaldante Espanha-Itália. Dependendo do resultado do dia anterior no Croácia-Albânia, uma das seleções poderá garantir já bilhete para a próxima fase com um triunfo. Um empate neste joggo em Gelsenkirchen deixa tudo em aberto para a derradeira jornada.

Resultados da primeira jornada:

Espanha-Croácia, 3-0

Itália-Albânia, 2-1

Grupo C (Inglaterra, Dinamarca, Eslovénia e Sérvia)

Neste grupo C, Inglaterra foi a única seleção a vencer na primeira jornada, tendo de suar para levar de vencida a Sérvia. A vitória deixou os ingleses na liderança isolada do grupo C e com a qualificação nas mãos. Um triunfo diante da Dinamarca nesta segunda jornada carimba os oitavos de final, mas não será tarefa fácil para os britânicos.

Na primeira jornada, a Dinamarca esteve quase sempre na frente ante a Eslovénia, mas a 'traição' de Hjulmand tirou a estreia vitoriosa aos dinamarqueses. Os nórdicos sabem quem têm de conquistar pontos com os ingleses para sonhar com o apuramento. Já a Sérvia vai medir forças com a Eslovénia e parte para o jogo sabendo que uma derrota pode ditar o adeus à prova. A eliminação está dependente do resultado do Inglaterra-Dinamarca.

Resultados da primeira jornada:

Eslovénia-Dinamarca, 1-1

Sérvia-Inglaterra, 0-1

Grupo D (Países Baixos, França, Polónia e Áustria)

À semelhança dos grupo A e B, este grupo D também contou com duas seleções a vencer na primeira ronda, que fora os casos de Países Baixos e França. Mas nesta segunda jornada apenas uma delas poderá sair vitoriosa.

Neerlandeses e franceses medem forças em Leipzig. Quem vencer, sabe que, em princípio, poderá ter bilhete para os oitavos de final da competição. Tudo dependerá do resultado do duelo entre Áustria e Polónia. Se austríacos e polacos empatarem, é certo que haverá um apurado neste grupo D.

Resultados da primeira jornada:

Polónia-Países Baixos, 1-2

Áustria-França, 0-1

Grupo E (Roménia, Eslováquia, Bélgica e Ucrânia)

Este grupo E trouxe-nos as duas primeiras grandes surpresas da competição. Principais candidatas a seguirem para os oitavos de final da competição, Bélgica e Ucrânia perderam contra Eslováquia e Roménia, respetivamente.

Belgas e ucranianos só se defrontam na terceira jornada do grupo, mas jogam uma cartada decisiva no seu futuro nesta jornada. Uma derrota frente a Roménia e Eslováquia, respetivamente, praticamente acaba com o sonho das duas seleções. O terceiro lugar será a única via para os oitavos de final. É, por isso, necessário ganhar. E se ucranianos e belgas vencerem, o grupo entra para a última jornada com as quatro seleções com três pontos.

Resultados da primeira jornada:

Roménia-Ucrânia, 3-0

Bélgica-Eslováquia, 0-1

Grupo F (Portugal, Turquia, Chéquia e Geórgia)

Para Portugal foi preciso sofrer para arrancar o triunfo diante da Chéquia no arranque do grupo F. O golo tardio de Francisco Conceição nesta partida - que foi o primeiro encontro deste Euro'2024 a chegar sem golos ao intervalo - permitiu que a equipa das quinas apanhasse a Turquia na liderança, que antes tinha triunfado ante a Geórgia.

O próximo encontro será, por isso, decisivo para o apuramento de uma das seleções. Se a Chéquia vencer a Geórgia e Portugal a Turquia, o apuramento luso está fechado. Em caso de triunfo turco, fica tudo remetido para a última jornada. De referir que os turcos entram para a partida na liderança do grupo F fruto da diferença de golos.

O mesmo se aplica com a Geórgia. Uma vitória dos georgianos conjugada com vitória da Turquia ante Portugal daria apuramento aos turcos. Se os lusos vencerem, tudo fica em aberto para a terceira jornada

Resultados da primeira jornada:

Turquia-Geórgia, 3-1

Portugal-Chéquia, 2-1

Leia Também: EM DIRETO: Golo de Conceição encerra com emoção o 5.º dia do Euro

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório