Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Marseille-Benfica: Basta 'imitar' última visita a França para as 'meias'

À semelhança do que aconteceu frente ao Toulouse, águias voltam a visitar França com uma vantagem tangencial que vão querer defender, com vista às 'meias' da Liga Europa

Marseille-Benfica: Basta 'imitar' última visita a França para as 'meias'
Notícias ao Minuto

08:00 - 18/04/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

Com as contas complicadas na luta pelo título de campeão nacional (a sete pontos do líder Sporting), o Benfica poderá passar a apostar as fichas todas na Liga Europa, onde vai tentar o acesso às 'meias' da prova, esta quinta-feira, frente ao Olympique Marseille, no Vélodrome, já depois de ter vencido na Luz (2-1), no duelo da primeira mão dos 'quartos'.

À semelhança do que aconteceu nos playoffs de acesso aos 'oitavos', diante do Toulouse, as águias voltam a deslocar-se até França com uma vantagem tangencial (igualmente com um 2-1) e sabem que evitar uma derrota garante, automaticamente, o apuramento para o top4 da competição, sendo que, nessa partida, um empate (0-0) foi suficiente para seguir em frente.

Pela frente, o conjunto de Roger Schmidt terá um adversário em 'crise' de resultados, somando por derrotas todos os últimos cinco duelos que disputou (dois a nível europeu e três na Ligue 1), mas que conta com a vantagem de ter 'descansado' no campeonato francês no passado fim de semana para se concentrar no decisivo duelo diante do Benfica.

O histórico das deslocações dos encarnados até território gaulês não é propriamente positivo (quatro vitórias, cinco empates e oito derrotas), sendo que o último triunfo aconteceu em 2013, diante do Bordeaux (2-3), mas a verdade é que bastará um empate para o Benfica atingir as 'meias' da Liga Europa, onde terá Atalanta ou Liverpool no caminho até à final de Dublin.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental) desta quinta-feira, no Vélodrome, com arbitragem do alemão Felix Zwayer, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Jean-Louis Gasset:

Estratégia para segunda mão: "Temos de encontrar o equilíbrio para criarmos dúvidas no adversário e atacarmos por aí. Ainda assim, temos de ter cuidado nas transições, algo que não fizemos na primeira mão. Eles têm bons jogadores no contra-ataque".

Estatuto do Benfica: "Temos noção da desvantagem de um golo. O Benfica esteve nos 'quartos' da Liga dos Campeões na época passada. É preciso relembrar. Estamos a falar um grande clube. Há que ter agressividade, sendo que não é o mesmo que agressão. Precisamos de foco".

Sequência de cinco derrotas seguidas: "Temos trabalhado na estabilidade defensiva durante toda a semana. Temos de marcar e temos de manter a nossa baliza a zeros. Penso que nesta quinta-feira temos condições para conseguir as duas coisas com vista ao apuramento".

Roger Schmidt:

Nunca chegou às meias-finais da Europa: "Só penso na equipa e no clube. É importante para o Benfica chegar às meias finais. É diferente, fica a faltar um passo para a final, o que significa um grande jogo, no final da época. É o nosso sonho. Temos muitos jogadores jovens, outros experientes, é uma boa mistura. Já demonstrámos, na Liga Europa, que temos qualidade para chegar a esta fase. Agora, cabe-nos confirmar, com um bom futebol e uma boa mentalidade. Depois, tudo é possível. Seria ótimo, para todos nós".

Plano de jogo: "Temos de fazer um jogo muito bom. Cada jogo é único. Vencemos a primeira mão, fizemos um bom jogo. Infelizmente, sofremos um golo, mas o jogo de amanhã é exigente, porque jogamos no estádio deles. Na fase a eliminar, tens de fazer dois jogos muito bons para seguir em frente. Nos quartos de final, a qualidade dos adversários é sempre de topo. Temos de fazer um jogo corajoso, acreditar em nós mesmos e respeitar a qualidade do Marseille. Se o fizermos, acreditamos que teremos uma boa hipótese de chegar às meias finais".

Jogo mais importante do ano: "Nas provas internacionais, quanto mais longe chegas, mais importante é. É claro que é um grande jogo. Se seguirmos em frente, teremos mais um grande jogo, nas meias finais. Cabe-nos estar completamente focados neste jogo e não olhar muito em frente. O foco dos jogadores está totalmente no jogo de amanhã, para chegarmos à próxima fase".

Últimos resultados

Olympique Marseille: D-D-D-D-D

Benfica: V-V-D-E-V

Últimos onzes

Olympique Marseille: Pau López, Chancel Mbemba, Samuel Gigot, Leonardo Balerdi, Quentin Merlin, Jordan Veretout, Geoffrey Kondogbia, Luis Henrique, Amine Harit, Faris Moumbagna e Aubameyang.

Benfica: Samuel Soares, Alexander Bah, Morato, Tomás Araújo, Álvaro Carreras, João Mário, João Neves, David Neres, Orkun Kökçü, Tiago Gouveia e Arthur Cabral.

Ausências

Olympique Marseille: Ruiz, Onana, Nadir, Clauss e Merlin (lesionados).

Benfica: Juan Bernat e Tomás Araújo (lesionados).

Leia Também: Schmidt aposta em duas promessas na preparação do Benfica para Marselha

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório