Marseille-Benfica: Basta 'imitar' última visita a França para as 'meias'

À semelhança do que aconteceu frente ao Toulouse, águias voltam a visitar França com uma vantagem tangencial que vão querer defender, com vista às 'meias' da Liga Europa

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
18/04/2024 08:00 ‧ 18/04/2024 por Miguel Simões

Desporto

Antevisão

Com as contas complicadas na luta pelo título de campeão nacional (a sete pontos do líder Sporting), o Benfica poderá passar a apostar as fichas todas na Liga Europa, onde vai tentar o acesso às 'meias' da prova, esta quinta-feira, frente ao Olympique Marseille, no Vélodrome, já depois de ter vencido na Luz (2-1), no duelo da primeira mão dos 'quartos'.

À semelhança do que aconteceu nos playoffs de acesso aos 'oitavos', diante do Toulouse, as águias voltam a deslocar-se até França com uma vantagem tangencial (igualmente com um 2-1) e sabem que evitar uma derrota garante, automaticamente, o apuramento para o top4 da competição, sendo que, nessa partida, um empate (0-0) foi suficiente para seguir em frente.

Pela frente, o conjunto de Roger Schmidt terá um adversário em 'crise' de resultados, somando por derrotas todos os últimos cinco duelos que disputou (dois a nível europeu e três na Ligue 1), mas que conta com a vantagem de ter 'descansado' no campeonato francês no passado fim de semana para se concentrar no decisivo duelo diante do Benfica.

O histórico das deslocações dos encarnados até território gaulês não é propriamente positivo (quatro vitórias, cinco empates e oito derrotas), sendo que o último triunfo aconteceu em 2013, diante do Bordeaux (2-3), mas a verdade é que bastará um empate para o Benfica atingir as 'meias' da Liga Europa, onde terá Atalanta ou Liverpool no caminho até à final de Dublin.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental) desta quinta-feira, no Vélodrome, com arbitragem do alemão Felix Zwayer, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Jean-Louis Gasset:

Estratégia para segunda mão: "Temos de encontrar o equilíbrio para criarmos dúvidas no adversário e atacarmos por aí. Ainda assim, temos de ter cuidado nas transições, algo que não fizemos na primeira mão. Eles têm bons jogadores no contra-ataque".

Estatuto do Benfica: "Temos noção da desvantagem de um golo. O Benfica esteve nos 'quartos' da Liga dos Campeões na época passada. É preciso relembrar. Estamos a falar um grande clube. Há que ter agressividade, sendo que não é o mesmo que agressão. Precisamos de foco".

Sequência de cinco derrotas seguidas: "Temos trabalhado na estabilidade defensiva durante toda a semana. Temos de marcar e temos de manter a nossa baliza a zeros. Penso que nesta quinta-feira temos condições para conseguir as duas coisas com vista ao apuramento".

Roger Schmidt:

Nunca chegou às meias-finais da Europa: "Só penso na equipa e no clube. É importante para o Benfica chegar às meias finais. É diferente, fica a faltar um passo para a final, o que significa um grande jogo, no final da época. É o nosso sonho. Temos muitos jogadores jovens, outros experientes, é uma boa mistura. Já demonstrámos, na Liga Europa, que temos qualidade para chegar a esta fase. Agora, cabe-nos confirmar, com um bom futebol e uma boa mentalidade. Depois, tudo é possível. Seria ótimo, para todos nós".

Plano de jogo: "Temos de fazer um jogo muito bom. Cada jogo é único. Vencemos a primeira mão, fizemos um bom jogo. Infelizmente, sofremos um golo, mas o jogo de amanhã é exigente, porque jogamos no estádio deles. Na fase a eliminar, tens de fazer dois jogos muito bons para seguir em frente. Nos quartos de final, a qualidade dos adversários é sempre de topo. Temos de fazer um jogo corajoso, acreditar em nós mesmos e respeitar a qualidade do Marseille. Se o fizermos, acreditamos que teremos uma boa hipótese de chegar às meias finais".

Jogo mais importante do ano: "Nas provas internacionais, quanto mais longe chegas, mais importante é. É claro que é um grande jogo. Se seguirmos em frente, teremos mais um grande jogo, nas meias finais. Cabe-nos estar completamente focados neste jogo e não olhar muito em frente. O foco dos jogadores está totalmente no jogo de amanhã, para chegarmos à próxima fase".

Últimos resultados

Olympique Marseille: D-D-D-D-D

Benfica: V-V-D-E-V

Últimos onzes

Olympique Marseille: Pau López, Chancel Mbemba, Samuel Gigot, Leonardo Balerdi, Quentin Merlin, Jordan Veretout, Geoffrey Kondogbia, Luis Henrique, Amine Harit, Faris Moumbagna e Aubameyang.

Benfica: Samuel Soares, Alexander Bah, Morato, Tomás Araújo, Álvaro Carreras, João Mário, João Neves, David Neres, Orkun Kökçü, Tiago Gouveia e Arthur Cabral.

Ausências

Olympique Marseille: Ruiz, Onana, Nadir, Clauss e Merlin (lesionados).

Benfica: Juan Bernat e Tomás Araújo (lesionados).

Leia Também: Schmidt aposta em duas promessas na preparação do Benfica para Marselha

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mbappé reage após falhar novo penálti: "Assumo total responsabilidade"

Real Madrid

Mbappé reage após falhar novo penálti: "Assumo total responsabilidade"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lesão de Miguel Oliveira ficará debelada antes dos testes na Malásia

MotoGP

Lesão de Miguel Oliveira ficará debelada antes dos testes na Malásia

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas