Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Calendário acertado na I Liga. Eis o que falta jogar a Sporting e Benfica

Leões estão a apenas três triunfos de confirmar o 20.º título de campeão nacional, sendo que até podem ser campeões... no Dragão. Já as águias contam vida difícil para ultrapassar o rival.

Calendário acertado na I Liga. Eis o que falta jogar a Sporting e Benfica
Notícias ao Minuto

07:49 - 17/04/24 por Notícias ao Minuto

Desporto I Liga

Já sem o FC Porto na corrida pelo título de campeão nacional, Sporting e Benfica avançam para as últimas cinco jornadas da I Liga na disputa do primeiro lugar, embora com larga vantagem para um dos rivais de Lisboa.

O Sporting é líder do campeonato com 77 pontos, mais sete por comparação ao Benfica (70), com apenas 15 pontos em disputa. Para fazer a festa no Marquês de Pombal (também utilizado pelo seu rival nas comemorações de títulos), o conjunto de Rúben Amorim precisa apenas de três triunfos para alcançar o 20.º título de campeão nacional, isto caso a equipa de Roger Schmidt não tropece.

Para o emblema de Alvalade segue-se uma receção ao Vitória SC, antes do Clássico no Dragão, diante do FC Porto, onde até poderia fazer a festa caso vencesse ambos os jogos e visse o seu rival lisboeta perder numa das próximas duas jornadas (frente a Farense e Sporting de Braga). Caso o Benfica acompanhe o Sporting numa eventual 'saga' de triunfos, há, por isso, a possibilidade de o Sporting fazer a festa em casa, frente ao Portimonense, na antepenúltima jornada.

Qualquer cenário de festa verde e branca na penúltima ou na última jornada implicaria que o Sporting tivesse de escorregar num dos próximos jogos, perante um Benfica 'sem espinhas' numa corrida ao título que aconteceria até ao último suspiro.

Vale ainda a pena recordar que, em caso de igualdade pontual no 'fecho da cortina' do campeonato, já se sabe que o primeiro critério de desempate está empatado (confronto direto, com 2-1 na Luz e 2-1 em Alvalade), pelo que o critério seguinte seria a diferença entre golos marcados e sofridos. Neste momento, os leões sorriem com uma margem positiva de 56 contra 42 das águias.

Eis o que falta jogar:

Sporting:
30.ª jornada - Vitória SC (casa)
31.ª jornada - FC Porto (fora)
32.ª jornada - Portimonense (casa)
33.ª jornada - Estoril (fora)
34.ª jornada - Desportivo de Chaves (casa)

Benfica:
30.ª jornada - Farense (fora)
31.ª jornada - Sporting de Braga (casa)
32.ª jornada - Famalicão (fora)
33.ª jornada - Arouca (casa)
34.ª jornada - Rio Ave (fora)

Leia Também: FC Porto arredado do título confirma pior registo da era Pinto da Costa

Leia Também: Sporting chegou a Alvalade de madrugada e foi recebido em clima de festa

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório