Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 17º

Farense-FC Porto: Dragão de boa temperatura não quer 'ir a banhos'

Azuis e brancos tentam encurtar distâncias para os rivais Sporting e Benfica, que só jogam esta segunda-feira.

Farense-FC Porto: Dragão de boa temperatura não quer 'ir a banhos'
Notícias ao Minuto

08:02 - 28/01/24 por Miguel Simões

Desporto Antevisão

O FC Porto desloca-se, este domingo, ao Estádio de São Luís, para defrontar o Farense, num reduto que até tem sido sinónimo de felicidade, apesar de ser 'pintado' como um dos palcos de dificuldade considerável no campeonato português.

O conjunto de Sérgio Conceição venceu cinco dos últimos seis jogos - com um empate (1-1) pelo meio diante do Boavista - e chega ao sul do país com três vitórias consecutivas tranquilas sem conceder golos, com registo de 11 golos, contrariando a fraca produtividade ofensivas de outras fases da temporada.

Já a equipa de José Mota encontra-se a realizar uma época acima das expectativas, chegando à 19.ª jornada com 24 pontos (oito acima da linha de água) no sétimo posto, tendo agora pela frente um adversário que tem procurado encurtar distâncias para os rivais Benfica e Sporting - a quatro e cinco pontos de distância, respetivamente.

Já depois do frenético 2-1 entre as duas equipas no Dragão, os algarvios também complicaram a vida do Sporting na primeira volta, em que foram derrotados (2-3) com uma grande penalidade decisiva na reta final, tendo ainda empatado na Luz (1-1 diante do Benfica), deixando, desde logo, o FC Porto em alerta para não 'ir a banhos', numa altura do mês de janeiro em que a boa temperatura até tem sido palavra de ordem.

Apesar de tudo isso, nos últimos nove jogos entre as duas equipas no sul de Portugal, os dragões venceram oito e empataram um, sendo que é preciso recuar até 1992 para recordar os últimos festejos dos leões de Faro.

O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental) deste domingo, com arbitragem de João Pinheiro, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

José Mota

Ideais das dificuldades criadas na primeira volta: "Temos que ter uma estratégia muito bem definida, o FC Porto vai ser uma equipa muito exigente para nós, quer no aspeto defensivo, como ofensivo. Temos que aproveitar alguns momentos de alguma fragilidade que o adversário possa ter e tentarmos ser aquela equipa que temos sido, que no nosso terreno, pela nossa forma de estar, atitude e coragem, consegue galvanizar os adeptos. Queremos que os adeptos nos entusiasmem e que o jogo se torne mais difícil para o adversário. Temos os nossos pontos fortes, somos uma equipa que tem mais golos marcados que sofridos, o que realça que temos sido competitivos e organizados, independentemente do adversário".

Fator casa frente aos 'grandes': "O São Luís é por si só um fator de motivação. É sempre bom lembrarmo-nos da história, já passei por vários clubes que também têm essa mística e quando defrontam os 'grandes' também conseguem dimensionar-se e ter postura e ambição. Eu quero que isso aconteça e o FC Porto sabe que jogar no São Luís nunca foi fácil, e queremos continuar a fazer parte dessa história".

Adeptos do FC Porto em instabilidade antes de eleições?: "Penso que não. Vamos ter aqui uma moldura humana muito grande de adeptos do FC Porto, que seguem a equipa com grande determinação e os jogadores vão sentir essa força, que vão alhear-se dessas questões e estarão focados e avisados das dificuldades que vão encontrar em Faro".

Sérgio Conceição

Adversário com jogo interessante: "Esperamos uma deslocação difícil dentro do histórico que é jogar no São Luís. Este ano, penso que o Farense conseguiu ter uma equipa muito interessante e é difícil de defrontar. O José Mota tem feito um excelente trabalho à frente desta equipa, com uma evolução interessante. Somos nós que temos de descobrir o que fazer para trazer os três pontos. Eustáquio ausente? Houve algumas constipações durante a semana, iremos ver como corre".

FC Porto sem Taremi: "Em relação à equipa e à forma como jogamos, temos as nossas dinâmicas, relacionadas com o que os jogadores nos vão dando semana após semana. É impossível prever quando os restantes regressarem das seleções. Não dá para fazer. Temos a base. Depois há indicações. Os jogadores com o trabalho deles é que colhem os minutos. Não sou de estatutos. Vai continuar assim".

Pinto da Costa pediu apoio?: "Só quem não conhece o presidente é que pode dizer essas coisas. O que o presidente me pede é o que pede a todos os trabalhadores do FC Porto, com máximo rigor e paixão pelo que fazemos aqui diariamente. São centenas de trabalhadores. Quer que essa base esteja presente. A competência de cada um em dar o nosso melhor pelo clube. Se vou votar? Isso não é importante. Eu sou sócio, obviamente que tenho direito de votar".

Últimos resultados

Farense: V-D-V-D-E

FC Porto: V-V-V-E-V

Últimos onzes

Farense: Ricardo Velho, Pastor, Zach Muscat, Gonçalo Silva, Talocha, Facundo Cáseres, Cláudio Falcão, Elves Baldé, Mattheus Oliveira, Marco Matias e Bruno Duarte.

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, Pepe, Wendell, Stephen Eustaquio, Alan Varela, Francisco Conceição, Pepê, Wenderson Galeno e Evanilson.

Ausências

Farense: Zé Luís (lesionado).

FC Porto: Iván Marcano e Gonçalo Borges (lesionado); Nico González (castigado); Zaidu e Mehdi Taremi (compromissos internacionais).

Leia Também: Conceição em alerta para o Farense: "Últimos jogos têm sido bons, mas..."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório