Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

As mais lidas de 2023. Cristiano Ronaldo e uma aventura sem igual

Internacional português mudou-se para a Arábia Saudita em busca de novos desafios, numa 'epopeia' que mereceu especial atenção por parte dos leitores do Notícias ao Minuto no canal de Desporto.

As mais lidas de 2023. Cristiano Ronaldo e uma aventura sem igual

O ano de 2023 está a 'dar as últimas', pelo que é, agora, hora de 'puxar a cassete atrás' e recordar os temas que mais deram que falar, particularmente, no mundo do Desporto, onde, sem grande espanto, Cristiano Ronaldo foi 'dono e senhor'.

Aos 37 anos, o internacional português entendeu que já não tinha metas que o motivassem a permanecer no futebol europeu, e liderou aquele que se revelou um autêntico 'êxodo' de craques rumo à Arábia Saudita, para representar o Al Nassr.

Uma 'aventura' que, até ao momento, não tem sido a melhor (do ponto de vista desportivo, claro, até porque, no capítulo financeiro, a história é outra), visto que o avançado formado no Sporting ainda só conseguiu conquistar uma Liga dos Campeões Árabes,

Os leitores do canal de Desporto do Notícias ao Minuto fizeram questão de acompanhar, passo a passo, esta 'epopeia', como comprova a lista das dez notícias mais lidas do ano, em que poucos são os casos em que é 'destronado'.

1.ª - "Que loucura. Ronaldo sai de um restaurante em Riade e sucede isto"

Oficialmente apresentado como reforço do Al Nassr a 30 de dezembro de 2022, depois de ter rescindido contrato com o Manchester United, Cristiano Ronaldo tornou-se, imediatamente, num fenómeno de sucesso, na Arábia Saudita.

Menos de um mês após ter assinado contrato, o internacional português jantou num restaurante, em Riade, para festejar o aniversário da companheira, Georgina Rodríguez, e foi brindado com uma multidão de adeptos, à saída.

2.ª - "Festejo de Cristiano Ronaldo provoca polémica e até já se fala em prisão"

No entanto, nem tudo foi um 'mar de rosas' para Cristiano Ronaldo. O internacional português já estava habituado a mudar de clubes, na Europa, mas uma transferência para o Médio Oriente implicou toda uma adaptação a novos costumes.

Em agosto, o avançado marcou o golo da vitória sobre o Al-Shorta Bagdad, por 1-0, que valeu o apuramento para a final da Liga dos Campeões Árabe, e benzeu-se, numa expressão pública de fé cristã que é proibida na Arábia Saudita, pelo que se chegou a temer o pior.

3.ª - "Cristiano Ronaldo tem portas do Real Madrid abertas... com uma condição"

Mesmo na Arábia Saudita, Cristiano Ronaldo foi continuando a ser tema de conversa... em Espanha, ao ponto de ter sido noticiada a possibilidade de este regressar ao Real Madrid, clube que representou, entre 2009 e 2018.

Um regresso, não enquanto jogador, mas na qualidade de embaixador ou de treinador das camadas jovens, à imagem daquilo que Florentino Pérez tem vindo a fazer com outras referências, como Raúl González, Álvaro Arbeloa, Guti ou Xabi Alonso.

4.ª - "'Lua de mel' de Ronaldo terminou. Sauditas espezinham camisola do luso"

Mais um episódio na 'aventura' de Cristiano Ronaldo pela Arábia Saudita, desta feita, não tão feliz, visto que a demora deste em se estrear a marcar pelo novo clube levou a que alguns adeptos começassem a perder a paciência.

Após a derrota com o Al-Ittihad Jeddah (então orientado por Nuno Espírito Santo), que valeu a eliminação das meias-finais da Supertaça nacional, houve, inclusive, quem ousasse atirar a camisola do ex-Sporting ao chão e espezinhá-la.

5.ª - "Crianças gritaram por Cristiano Ronaldo e o português fez isto"

Quando dissemos que este era o ano de Cristiano Ronaldo, não estávamos mesmo a exagerar. Em agosto, houve a registar mais um momento protagonizado pelo internacional português que acabou por 'derreter' as redes sociais.

Duas crianças chamaram pelo madeirense quando o Al Nassr abandonava o hotel, para o encontro com o Al-Shorta Bagdad, e este fez questão de realizar um pequeno 'desvio' para tirar uma fotografia com as mesmas, deixando-as eufóricas.

6.ª - "Marco Silva obrigado a fugir para evitar tragédia nos Estados Unidos"

Fazemos, agora, uma pausa na 'hegemonia' de Cristiano Ronaldo para virar as atenções para Marco Silva, que viveu um tremendo susto, no verão, quando acompanhava o Fulham, num estágio de pré-temporada, nos Estados Unidos.

O treinador português foi convidado para uma festa, na embaixada do Reino Unido, em Washington, quando uma tempestade tropical derrubou uma árvore, obrigando-o a abandonar o local, com uma série de companheiros de profissão.

7.ª - "Guardiola alerta para o perigo dos milhões sauditas: 'CR7 foi o único...'"

Cristiano Ronaldo reclama, uma vez mais, para si mesmo os 'holofotes' do futebol mundial, desta feita, devido a uma reflexão levada a cabo por Pep Guardiola a propósito das consequências do investimento milionário da Arábia Saudita.

O treinador do Manchester City recordou que, além do internacional português, vários outros nomes sonantes optaram por prosseguir a carreira no Médio Oriente, isto depois de muitos terem menosprezado o fenómeno, no início.

8.ª - "Revelados os motivos da separação entre Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes"

Afinal, por que razão é que Cristiano Ronaldo optou por deixar de ser representado por Jorge Mendes, aquando da saída do Manchester United, e entregou a gestão da carreira a Ricardo Regufe? Esta foi uma das questões que marcou o início do ano.

A relação entre o jogador e o empresário terá começado a deteriorar-se face à dificuldade do segundo em colocar o primeiro num clube candidato à conquista da Liga dos Campeões, levando a que esta longa parceria se desintegrasse.

9.ª - "Cristiano Ronaldo ou Messi? Ciência conclui, finalmente, qual é o melhor"

É, sem dúvida, uma das discussões que mais tem dado que falar, ao longo das últimas décadas, mas um estudo científico permitiu, de uma vez por todas, decidir quem sai vencedor da 'guerra' entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

O Dr. Ian Graham apresentou, no Festival de Ciência de Cheltenham, em Inglaterra, as conclusões a que chegou, e que davam favoritismo... ao internacional argentino. Será isto suficiente para acabar com a troca de argumentos? É pouco provável.

10.ª - "'Dormi com mil mulheres e fingi lesões durante toda a carreira'"

A encerrar este top10, estão as confissões de Carlos Henrique Raposo, conhecido no mundo do futebol pela alcunha 'Kaiser', que passou por clubes como Botafogo, Flamengo ou até mesmo... Louletano, sem nunca conseguir vingar.

Num documentário, intitulado "O maior jogador de futebol que nunca jogou futebol", o antigo jogador assumiu que se arrepende de "não ter levado a sério a carreira de futebolista", tendo, ao invés, preferido dedicar-se à vida além das quatro linhas.

Eis as 10 notícias de Desporto mais lidas de 2023:

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório