Meteorologia

  • 04 OUTUBRO 2023
Tempo
31º
MIN 18º MÁX 31º

Conceição sobre regresso à Champions: "É como se fosse a primeira vez"

Treinador dos dragões fez a projeção ao duelo frente ao Shakhtar Donetsk, juntamente com o capitão Pepe.

Conceição sobre regresso à Champions: "É como se fosse a primeira vez"
Notícias ao Minuto

20:06 - 18/09/23 por Notícias ao Minuto

Ao Minuto Desporto FC Porto

Após a chegada do FC Porto à Alemanha durante a tarde desta segunda-feira, Sérgio Conceição e Pepe marcaram presença na conferência de imprensa de antevisão ao jogo frente ao Shakhtar Donetsk, a contar para a ronda inaugural da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Com cerca de 45 minutos de atraso, a conferência contou com meia hora e muitas gargalhadas, sobretudo por parte de Sérgio Conceição, até mesmo quando foi questionado... sobre o Benfica. O treinador dos azuis e brancos reforçou a sensação de "primeira vez" sempre que joga na Liga dos Campeões, alertou para a qualidade do adversário e vincou a necessidade de "recomeçar" sempre que enfrenta percalços na sua equipa, tal como aconteceu "nos últimos seis anos".

Antes do técnico português, o capitão Pepe também respondeu a meia dúzia de questões e abordou a sua missão dentro do balneário, perante a ansiedade de alguns jogadores, assim como da grave lesão de Iván Marcano, cuja ausência provocará inevitáveis mexidas na estratégia de Sérgio Conceição.

Confira todas as declarações de Sérgio Conceição e Pepe:

Conferência terminada

Miguel Simões | há 2 semanas

Fica por aqui a conferência de Sérgio Conceição e Pepe.

Sensações de jogar na Liga dos Campeões

Miguel Simões | há 2 semanas

Sérgio Conceição:

"Vou pegar um bocadinho na resposta do Pepe. Quem é apaixonado pelo futebol, que ainda por cima nos dá o prazer de jogar pelo clube que se gosta muito, é como se fosse a primeira vez. Cada dia aqui, para quem é apaixonado pela sua profissão, é sempre diferente. O ambiente nunca é o mesmo. O hino é o mesmo, mas toca-nos como se fosse a primeira vez. Já o ouvi muitas vezes antes quando jogava. Em termos de emoção é muito assim. Chegámos do jogo do Estrela depois das 2 horas da manhã. Houve um jogador de 40 anos que foi para o Olival descansar, à espera do próximo treino, mesmo com família em casa. Todos os outros foram para casa. Era o que menos precisava. A questão das 19 participações... Ele é apaixonado por isto. Tem uma gratidão enorme. Isto é fantástico. Amanhã também eu terei as mesmas sensações que tive no primeiro jogo"

Adaptações constantes com novos jogadores

Miguel Simões | há 2 semanas

Sérgio Conceição:

"Nestes seis anos estreámos cerca de 40 jogadores na Champions. Olhando para 2004 e 2011, bons anos do FC Porto na Europa, havia uma espinha dorsal de alguns anos. Não estou aqui a falar de questões de mercado. Mas todos os dias há um recomeçar constante. Acabamos um jogo, pensamos no outro. Acho que este sétimo ano é como os casamentos (risos). Há a crise do sétimo ano, como costumam dizer, mas parece que há muita gente a tentar criar essa confusão, essa instabilidade... Não sei se a analogia é boa. É o que vem à cabeça e é sentido também (gargalhadas)".

Alterações táticas frente ao Estrela

Miguel Simões | há 2 semanas

Sérgio Conceição:

"É uma pergunta interessante que nos levaria algum tempo. Não sei se vou ser um bocadinho chato nesse sentido. Vou ouvindo e lendo algumas coisas. Há coisas que não percebo, parece que não entendem de futebol. Há nuances, claro. Dinâmicas com bola ou sem bola? Logo aí inicia-se uma discussão diferente. Depende da estratégia para o jogo, posso ou não dar mais proteção a alguns jogadores, seja com linha de três ou não. Quando digo três falo em três centrais, não refiro um médio encaixado. Já sabemos que somos alvo de críticas, quando é mal intencionada fico mais aziado. Quando é de alguém que vê o futebol só com base em baboseiras já desvalorizo. Tenho jogadores que me dão garantias, seja em 4-4-2, 4-4-3, 4-2-3-1... Na parte final do jogo vi o Pepe na lateral a fazer um cruzamento. É extremo ou ala direito? Não é. É central. Aconteceu no último jogo, por exemplo".

Aposta do Benfica em Trubin

Miguel Simões | há 2 semanas

Sérgio Conceição:

"Não olhamos para a nacionalidade dos jogadores (risos). Para falar do nosso rival e do jogador que comprou, talvez daqui a duas semaninhas fale disso, que é quando jogamos contra o Benfica. Aí poderá ser tema, agora não é".

Impacto de vencer Shakhtar antes do Barcelona

Miguel Simões | há 2 semanas

Sérgio Conceição:

"São três pontos sempre. É um grupo equilibrado. Temos o Antuérpia, o campeão belga. Sei das dificuldades lá. Temos também o campeão espanhol [o Barcelona] e do Shakhtar já falei. Em termos teóricos é uma coisa, no plano prático vamos ver o que conseguimos fazer"

Mexidas após lesão de Marcano

Miguel Simões | há 2 semanas

Sérgio Conceição:

"Nestes meus anos aqui passei por isso de recomeçar, de refazer. Já estamos habituados. Dou o exemplo da última Liga dos Campeões, entre castigos e lesionados. O Marcano, o Otávio, o Galeno... Tivemos uns jogadores, agora temos outros. Foi o que eu disse no jogo do Estrela. Estamos nesse processo. Isso não desculpa nada. Eu entendo a vossa curiosidade em perceber o frio na barriga e essas coisas, mas em termos de futebol, perguntar sobre quem constrói do lado do adversário é que era bom. Em todas as profissões, sobretudo as que falam para milhares de pessoas, as coisas nem sempre saem bem. É preciso entender do assunto. Nós não falamos tanto disso. Era capaz de estar aqui duas ou três horas a falar do futebol. Essa pergunta até seria interessante, mas não posso responder porque faz parte da estratégia para amanhã. É possível que surjam alterações em relação ao jogo com o Estrela".

Críticas do adversário (entretanto negadas)

Miguel Simões | há 2 semanas

Sérgio Conceição:

"Estou mais preocupado com aquilo que ele faz em campo enquanto jogador, do que aquilo que disse aquando do sorteio".

Análise ao Shakhtar Donetsk

Miguel Simões | há 2 semanas

Sérgio Conceição:

"Boa noite. Nós estamos habituados a ver o Shakhtar a ser a equipa número 1 na Ucrânia e a estar presente na Liga dos Campeões. É um momento difícil para o povo ucraniano. Estamos todos solidários. Como o Pepe deu a entender, eles tentam honrar uma luta pelo seu país. Vamos ter pela frente uma equipa super motivada. Têm muita qualidade, desde estrangeiros a jogadores formados no clube. Nestes jogos da Liga dos Campeões, quando se defrontam equipas de alto gabarito, é importante estar atento. Será um bom espetáculo. Espero que possamos ganhar não por debilidades do adversário, mas por aquilo que vamos fazer no jogo".

Contornar a ansiedade dos jogos da Champions

Miguel Simões | há 2 semanas

Pepe:

"Depende de cada um. Há quem não seja preciso falar nada. Outros a quem damos uma palavrinha para ter calma e coragem. É importante desfrutar e fazer aquilo que o treinador nos pede, dentro do que foi trabalhado. Assim ficamos mais prontos de atingir o nosso objetivo. São situações normais..."

Impacto a confortar colegas lesionados

Miguel Simões | há 2 semanas

Pepe:

"Já tive uma lesão da mesma gravidade que o Marcano teve, em 2009. Sei que o Marcano vai superar. É lutador. Cuida-se muito. Dedica muito do seu tempo a esta profissão. Todos nós damos uma palavra de força ao Marcano. Não sou só eu. Também já passei por isso e sei bem o quão importante são as palavras dos nossos colegas nestes momentos".

19.ª presença na Liga dos Campeões

Miguel Simões | há 2 semanas

Pepe:

"Obviamente que ainda sinto um 'friozinho' na barriga. Dedico muitas horas do meu dia ao que é o futebol. Abdico de momentos com as pessoas que mais amo por isto. É a 19.ª participação na Champions, mas é como se fosse a primeira. Vem aí um jogo extremamente importante e sinto essa responsabilidade de estar num grande palco da Liga dos Campeões".

Nuances táticas diferentes na equipa

Miguel Simões | há 2 semanas

Pepe:

"Sinceramente sinto-me confortável a jogar, seja qual for a tática. Poder ajudar o meu clube e fazer aquilo que mais gosto é o que eu mais quero".

Dificuldades do Shakhtar

Miguel Simões | há 2 semanas

Pepe:

"Boa noite a todos. A importância passa por mostrar aquilo que nós somos. Levar a alegria a milhões de pessoas. Espero que seja um bom jogo nesse sentido, para poder dar alegria aos amantes do futebol. Todos nós desejamos estar na Champions e representar um clube como o FC Porto. Com certeza estaremos ao nosso nível para dar o melhor de nós".

Falta de previsão para o início

Miguel Simões | há 2 semanas

Levando já 30 minutos de atraso, a conferência de imprensa de Sérgio Conceição e Pepe ainda não tem uma hora prevista para o seu início.

Atraso na conferência

Miguel Simões | há 2 semanas

Comitiva do FC Porto chegou há instantes a Hamburgo e a conferência de imprensa vai começar para lá da hora prevista, que seria às 18h45.

Pepe é o escolhido

Miguel Simões | há 2 semanas

Já depois de ter recuperado de lesão, o capitão Pepe foi o escolhido para acompanhar o treinador dos dragões na conferência de imprensa, que terá início a partir das 18h45 (horário de Portugal Continental).

Conferência inicia-se em breve

Miguel Simões | há 2 semanas

Sérgio Conceição e um jogador do FC Porto vão prestar declarações aos jornalistas, esta segunda-feira, em conferência de imprensa realizada em solo alemão. Poderá acompanhar as declarações, em direto, no Desporto ao Minuto.

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório