Notas do FC Porto-Arouca: Quando a 'bola' deixa de ser protagonista

Os erros de comunicação do VAR abriram caminho a comunicados do FC Porto, Benfica e promessas de investigação por parte da FPF. O 'jogo jogado' ficou em segundo plano.

Notícia

© Getty Images

David Silva
04/09/2023 07:06 ‧ 04/09/2023 por David Silva

Desporto

Análise

O futebol é mais do que onze contra onze e uma bola à espera de ser remetida às balizas das duas equipas. É em jogos como o FC Porto-Arouca que nos relembramos desse facto. Quando há um pormenor que falha na engrenagem do jogo - e, neste caso, a falha nas comunicações do videoárbitro com o árbitro principal - o fino equilíbrio de uma partida e a tão falada 'verdade desportiva' é posta em causa. 

Tanto que o FC Porto quer que o encontro seja anulado porque há uma alegada "violação das regras de jogo e um erro de direito com potencial impacto grave no desfecho do encontro". O rival Benfica não demorou a emitir um comunicado, a pedir para que se "afine critérios e garanta a transparência", criticando o tempo de descontos concedido no jogo (17 minutos) decorrente dessa falha técnica. O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol promete investigar. 

Assim sendo, fica difícil manter o futebol em primeiro plano, o que é um mau sinal para a Liga Portugal. Mas olhando para o jogo jogado, o FC Porto teve superioridade em relação ao Arouca, ainda que sem conseguir mexer no marcador durante os noventa minutos. Teve um primeiro golo anulado perto da passagem da meia-hora, com Taremi ligeiramente adiantado face à linha defensiva do Arouca.

Toni Martinez era o mais perigoso, como já vem a ser habitual neste início de época, incomodando a defesa contrária e atirando uma bola à trave da baliza do Arouca antes do final da primeira parte. A equipa técnica do FC Porto promoveu alterações logo ao intervalo, fazendo entrar Alan Varela (estreante) e Evanilson, que esteve lesionado e falhou a pré-temporada. 

Aquilo que parecia ser um completo 'banho de água fria' chegou aos 84 minutos, já quando o FC Porto punha toda a 'carne no assador'. Num contra-ataque, o espanhol Cristo (que tem estado em evidência) desferiu um belo remate de longe e foi recompensado.

Mas muito futebol ainda havia para jogar. O FC Porto teve uma sequeência de três grandes penalidades assinaladas, sendo que as primeiras duas foram revertidas. A terceira foi concedida e desperdiçada por Galeno. Quando tudo indicava que o Arouca ia sair do Dragão com a vitória, eis que surgiu Evanilson, oportuno, a empatar a partida já depois dos 108 minutos. O FC Porto manteve-se invencível no campeonato, a muito custo, e segue no pelotão da frente do campeonato.

Figura

Cristo González tem sido um dos destaques do Arouca neste início de época e confirmou esse estatuto mesmo diante de um 'grande'. Reforço dos arouquenses para esta época, o espanhol foi uma ameaça constante para a defensiva portista e marcou um golo espetacular, ao alcance de poucos, aos 84 minutos.

Surpresa

Talvez poucos adivinhassem que fosse Evanilson a decidir o resultado final. O avançado brasileiro estava no estaleiro desde a pré-época e regressou aos eleitos de Sérgio Conceição para este jogo. Estava no sítio certo à hora certa.

Desilusão

Mehdi Taremi continua sem encontrar o golo desde o início da época. As despesas do ataque têm sido passadas, neste caso, para o colega Toni Martínez, que atirou uma bola ao poste neste encontro. O iraniano até marcou, mas estava em posição irregular. Muito curto.

Treinadores

Vítor Bruno apercebeu-se das dificuldades da sua equipa e promoveu mudanças ao intervalo. Teve confiança em lançar Varela, um estreante, e Evanilson, regressado de lesão. Alterações subtis, tal como a de Gonçalo Borges, mas importantes no resultado final. No entanto, continua a exigir-se mais a uma equipa como o FC Porto.

Daniel Ramos roubou pontos ao FC Porto e isso deve ser reconhecido. Esteve muito perto de conseguir a vitória, demonstrando a tristeza na flash interview pelo longo tempo de compensação. O Arouca utilizou as armas de que dispunha, e foi letal nas poucas chances que teve. Fica a vitória moral, mas apenas um ponto conseguido. 

Árbitro da partida

O principal problema no ajuizamento da partida não residiu em Miguel Nogueira, apesar deste ser o centro das atenções. O árbitro principal contornou como pôde as falhas técnicas da comunicação com o videoárbitro - com um telemóvel - e confiou sempre no juízo de quem analisou na Federação Portuguesa de Futebol. O problema está nas condições oferecidas à equipa de arbitragem pela FPF, que só mancham a reputação do futebol português.

Leia Também: FPF vai analisar quebra de comunicações do videoárbitro no Dragão

Leia Também: "Violação das regras". FC Porto quer anulação do jogo com o Arouca

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pote 'pica' arbitragem do Benfica-Sporting? "Olha o lance do pénalti..."

I Liga

Pote 'pica' arbitragem do Benfica-Sporting? "Olha o lance do pénalti..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Klein Vision

Carro que se transforma em avião chega ao mercado já em 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas