O Benfica colocou um ponto final no ciclo de três derrotas consecutivas com um empate, arrancado nos descontos, frente ao Inter (3-3), mas não deixou de dizer adeus à Liga dos Campeões. As águias prosseguem, ainda assim, com o mau momento na presente temporada e a baliza à guarda de Odysseas tem sido o lado mais visível da crise que se instalou na equipa de Roger Schmidt.
Nos últimos quatro jogos disputados pelas águias, o guardião grego sofreu oito golos, o que vale uma média de dois golos sofridos. Ora, este é um registo muito elevado se tivermos em consideração que nos primeiros 45 jogos da presente temporada o Benfica apenas havia sofrido 29 golos. Feitas as contas, de uma média de 0,6 golos sofridos, os encarnados passaram para um média de 2 golos encaixados, segundo os dados disponibilizados pela Playmaker.
Nos 4 últimos jogos, o Benfica sofreu um total de 8 golos (média de 2 golos sofridos/jogo); nos 45 primeiros encontros da temporada, sofreu um total de 29 golos (média de 0,6 golos sofridos/jogo) pic.twitter.com/MuL2G7CkV2
— Playmaker (@playmaker_PT) April 19, 2023
Claro está que Odysseas não pode ser considerado o máximo responsável pelo facto de baliza ter-se tornado num dos pontos fracos deste Benfica. Contudo, o guardião grego tem agora, pela frente, seis jogos para voltar a reduzir a média de golos sofridos, mas tudo leva a crer que ficará, de qualquer modo, abaixo dos 51 golos sofridos na temporada passada. Por esta altura, o guarda-redes, que recentemente prolongou contrato com o Benfica até 2027, contabiliza 36 golos encaixados, 10 deles na Liga dos Campeões.
Para já, a missão de Odysseas e do Benfica passa por regressar às vitórias já no domingo, frente ao Estoril, em jogo da 29.ª jornada da I Liga.
Ausência de Bah também pesa
Ligada a este mau momento defensivo das águias está também a lesão de Alexander Bah. O lateral direito dinamarquês lesionou-se frente ao FC Porto e tem estado arredado das escolhas de Roger Schmidt. Curiosamente, desde então que as águias não somam qualquer triunfo. Gilberto vai ocupando a vaga no onze, embora sem grande sucesso, tal como mostram os dados da GoalPoint, não sendo menos relevante o facto de Roger Schmidt ter apostado em Aurnses no lugar de lateral direito na segunda parte frente ao Inter.
🤕 LESÃO CRUCIAL?
— GoalPoint (@_Goalpoint) April 20, 2023
Golos marcados pelo SLB:
Com Bah 🇩🇰 em campo: 2,6 / 90m
Com Gilberto 🇧🇷 em campo: 2,0 / 90m
Golos sofridos pelo SLB:
Com Bah 🇩🇰 em campo: 0,6 / 90m
Com Gilberto 🇧🇷 em campo: 0,9 / 90m pic.twitter.com/gsM3ZnMMfd
Leia Também: Benfica esclarece estado de Alexander Bah após lesão no Clássico