Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Nasceu a nova Superliga. Eis os moldes deste novo projeto

Ao contrário da versão anterior, esta nova competição já pretende albergar entre 60 a 80 clubes, repartidos por divisões.

Nasceu a nova Superliga. Eis os moldes deste novo projeto
Notícias ao Minuto

23:48 - 08/02/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Superliga Europeia

A A22 Sportsmanagent, empresa promotora da Superliga europeia, apresentou um novo projeto, publicado esta quarta-feira pelo diário El País, em que divulga as bases sobre as quais trabalha para redefinir esta competição.

A nova Superliga corrige alguns dos pontos mais polémicos da sua abordagem inicial e defende uma competição em que participem os melhores clubes das grandes Ligas europeias e em que prevaleça o mérito desportivo.

Enquanto aguarda que o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) se pronuncie nas próximas semanas para decidir se a UEFA e a FIFA abusam da sua posição dominante como organizadoras de competições internacionais, a Superliga continua a trabalhar na criação de uma competição agora já aberta e sem membros permanentes.

Real Madrid, Barcelona e Juventus, os três clubes que ainda lideram ativamente o projeto, contactaram mais de 50 clubes europeus e aspiram a criar uma grande Liga na qual participem entre 60 e 80 clubes repartidos por divisões. Entretanto, os outros nove fundadores (Atlético, Manchester City, United, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Tottenham, Inter e AC Milan) que renunciaram publicamente a continuar com a aventura, ainda não se separaram contratualmente do projeto.

A Superliga, que garante um mínimo de 14 jogos aos seus participantes (neste momento apenas os finalistas jogam até 13 jogos), ambiciona uma competição que substitua na prática a atual Liga dos Campeões. Para isso, criaria uma entidade para substituir o atual órgão dirigente do futebol europeu como operadora dos torneios.

Leia Também: "Todos os clubes que estão na Champions perdem dinheiro, à exceção de 5"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório