Diogo Ribeiro aponta a Paris2024 após um ano de conquistas e recordes

O nadador Diogo Ribeiro já tem o foco apontado para os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, após um ano de 2022 repleto de conquistas e recordes batidos, que o tornaram num fenómeno na modalidade.

Notícia

© Lusa

Lusa
24/12/2022 07:02 ‧ 24/12/2022 por Lusa

Desporto

Natação

"A longo prazo, o meu objetivo passa pelos Jogos Olímpicos. Não quero ir lá só fazer uma participação, mas lutar por alguma coisa mais", expressou, em entrevista à agência Lusa.

Aos 18 anos, o jovem atleta detém um recorde mundial na categoria de júnior, nos 50 metros mariposa, obtido nos Mundiais da categoria, em setembro, no Peru, local onde também arrecadou a medalha de ouro nas provas de 100 metros mariposa e de 50 metros livres.

Para além disso, Diogo Ribeiro também conta com medalhas internacionais em provas absolutas, como os Europeus de Roma -- bronze nos 50 metros mariposa -- e os Jogos do Mediterrâneo -- com ouro nos 50 metros mariposa e prata nos 100 metros livres.

Uma ascensão meteórica para um jovem que, há ano e meio, sofreu um grave acidente de mota, que o fez pensar que "não conseguia voltar". Nessa altura, não acreditaria se lhe dissessem o que sucederia, confidenciou, admitindo que o trajeto tem sido construído com muito trabalho e crença.

"Vou lá [a Paris2024] para fazer o meu melhor, como em todas as provas. Isso é o mais importante. Como será a primeira vez, é um pouco para aprender. Ainda tenho poucas competições com os mais velhos, por isso, desde que melhore os tempos e, acima de tudo, esteja contente, acho que é o mais importante", lembrou, não querendo colocar, para já, alguma fasquia para o maior evento desportivo, faltando ainda um ano e meio.

Primeiro, é preciso garantir os mínimos, com tempos já obtidos em diversas ocasiões, mas que apenas a partir de 2023 serão contabilizados, tendo, antes de Paris2024, um objetivo por cumprir nos Mundiais absolutos, que serão realizados em Fukuoka, Japão.

"A curto prazo, melhorar os tempos, que é o que uma pessoa sempre quer, e fazer os mínimos para os Jogos Olímpicos. É o foco nesta altura, logo em março, na Madeira, no campeonato nacional. A médio prazo, temos o Mundial de Fukuoka, em julho. Gostava também de fazer uma final ou até algo mais, quem sabe", apontou o atleta do Benfica.

O seu treinador, o brasileiro Alberto Silva, também conhecido como Albertinho, vê em Diogo Ribeiro "um nadador para estar em Paris e a um nível não só de fazer mínimos", mas também sem se alongar sobre uma competição que ainda é apenas uma miragem.

"Entre março e julho, espero que ele já se coloque com os mínimos olímpicos e que já possamos dizer que está nos Jogos. Dependendo do que construir e evoluir de maneira psicológica, física e técnica, aí voltamos a conversar sobre as chances dele", sublinhou à Lusa, após o final de um treino, nas piscinas do Centro de Alto Rendimento do Jamor.

No cargo de selecionador da Federação Portuguesa de Natação desde o verão de 2021, após largos anos a treinar a seleção brasileira, onde obteve duas medalhas olímpicas, Albertinho realçou que Diogo Ribeiro "não está pronto ainda" para se assumir como uma figura da natação e do desporto a nível internacional, mas confia no potencial do jovem.

"Quando chegarmos ao Mundial de Fukuoka, todas as inseguranças e problemas irão aparecer e espero que tenhamos construído, de novo, uma boa época, tanto dentro como fora de água. Está confiante do que treinou, tem bons resultados e tem saúde. É fundamental e o alicerce para ir moldando esses saltos no psicológico dele", salientou.

Leia Também: Benfica e Miguel Nascimento batem recordes nacionais absolutos na natação

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Depois de Paris, Roma. Madalena Aragão e João Neves em viagem romântica

Madalena Aragão

Depois de Paris, Roma. Madalena Aragão e João Neves em viagem romântica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Manchester City

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas