Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Lá vem a calculadora. As vias de Portugal rumo aos 'oitavos' do Mundial

A seleção nacional ainda terá pela frente o chamado 'jogo derradeiro'. Em caso de vitória, Portugal seguirá um caminho nos oitavos de final. Se a equipa lusa patinar, vai andar por outro caminho, um teoricamente mais complicado.

Lá vem a calculadora. As vias de Portugal rumo aos 'oitavos' do Mundial
Notícias ao Minuto

07:26 - 02/12/22 por Tiago Antunes

Desporto Mundial 2022

Portugal já garantiu a passagem aos oitavos de final do Mundial'2022, ao ter batido Gana e Uruguai na fase de grupos da prova. Nesta sexta-feira, contra a Coreia do Sul, a equipa das quinas terá outro grande objetivo pela frente: seguir em frente no topo do grupo.

As contas do Grupo H ainda estão em abertas, estando em cima da mesa a passagem de qualquer uma das seleções. De todas, a seleção coreana é que está em maiores sarilhos, sendo obrigada a vencer Portugal para, com sorte, seguir em prova.

O cenário é ideal para a equipa de Paulo Bento, mas não para a seleção nacional, que tem de vencer para garantir que conquista o primeiro lugar do grupo. Fernando Santos e o plantel saberão das diferenças entre terminar no primeiro e no segundo lugar do Grupo H, mas será que o leitor sabe? O Desporto ao Minuto explica-lhe.

Um adversário ainda desconhecido

A regra ditou que o líder do Grupo H irá defrontar o segundo colocado do Grupo G nos oitavos de final. Desse grupo, o favorito à liderança é o Brasil, que soma duas vitórias e que busca uma última também na sexta-feira, deixando a Suíça no caminho de Portugal.

Contudo, os canarinhos ainda não têm a liderança do seu grupo garantida, podendo cair ainda para a Suíça. A seleção helvética soma três pontos e precisa de vencer, esperar que o Brasil não vença e marque para que o primeiro lugar, muito complicado, lhe pertença. Nesse caso, será o Brasil o adversário da equipa lusa.

Ainda na corrida pelo apuramento estão a Sérvia e os Camarões. Quer sérvios, quer africanos somam um ponto em dois jogos já realizados, mas uma vitória no respetivo jogo pode atirar cada uma destas seleções para o segundo posto. Os camaroneses jogam contra o já qualificado Brasil e precisam que a Suíça não conquiste pontos ante a Sérvia para sonhar com os oitavos de final.

Por outro lado, a Sérvia terá também obrigatoriamente de vencer a Suíça se quiser garantir o apuramento e esperar pela derrota dos Camarões ante o Brasil para selar a estadia no segundo lugar do grupo G.

Segundo lugar não é desejado

Pela mesma regra, invertem-se os papéis. O segundo colocado do Grupo H terá a árdua tarefa de defrontar o líder do Grupo G.

Dizem os dados que Portugal é o favorito à liderança do Grupo H, tendo maiores chances de se cruzar com um adversário teoricamente mais acessível. Contudo, o primeiro lugar ainda está a um jogo de distância, o qual terá de acabar em triunfo para que, no final, não seja preciso abrir a gaveta e tirar a calculadora.

Caso Portugal caia para a segunda posição do Grupo H, correrá o risco de cruzar-se com o Brasil ainda cedo na prova. Nesse caso, um dos favoritos fica pelo caminho.

Caminho para os 'quartos' também muda

Primeiro ou segundo lugar implica alterações no plano para os quartos de final. Dependendo do que acontecer noutras partidas dos 'oitavos', Portugal pode acabar por cruzar-se com Marrocos, líder do Grupo F, Espanha, segundo colocado do Grupo E, ou até Croácia, segunda colocada do Grupo F, ou Japão, líder do Grupo E.

Tudo será decidido nos oitavos de final, que começam já neste sábado com Países Baixos-Estados Unidos e Argentina-Austrália.

[Notícia atualizada às 10h10]

Leia Também: "Não poderia estar menos importado se é ou não o último Mundial de Messi"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório