Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Benfica poupou para Paris, mas não poupou Rio Ave no regresso às vitórias

Encarnados reencontraram o caminho das vitórias em véspera de viajar até Paris e ao Dragão.

Benfica poupou para Paris, mas não poupou Rio Ave no regresso às vitórias
Notícias ao Minuto

19:55 - 08/10/22 por Tiago Antunes

Desporto I Liga

O Benfica venceu neste sábado do Rio Ave por 4-2, em jogo da nona jornada da I Liga. As águias regressaram, assim, aos triunfos na prova, depois de um empate frustrante em Guimarães na última jornada.

Schmidt rodou a equipa, mexendo cinco peças do onze inicial. As mudanças, certamente a pensar no próximo encontro contra o PSG, demoraram a corresponder. O primeiro golo da partida pertenceu ao Rio Ave, por intermédio de Fábio Ronaldo, que foi isolado por Aziz no ataque.

A resposta surgiu de um dos que se manteve no onze titular. Gonçalo Ramos fechou com golo um lance de grande entendimento das águias, que se seguiu de um autêntico disparate de Jhonatan. O guardião do Rio Ave atrapalhou-se sozinho e acabou por introduzir a bola dentro da própria baliza.

Antes do intervalo, ainda houve tempo para outro golo de Gonçalo Ramos, que já não voltou para a segunda parte. Para o lugar, Schmidt lançou Musa, que agradeceu a confiança com o quarto golo das águias na partida, o primeiro com a camisola encarnada. Já em cima do minuto 90, Guga tirou um coelho da cartola, marcando com um remate indefensável para Valchodimos.

Com este resultado, o Benfica regressa ao caminho dos triunfos e isola-se no topo da tabela da I Liga com 25 pontos, mais três que o FC Porto, isto a uma jornada do Clássico no Dragão. O Rio Ave leva nove pontos no 11.º lugar.

Filme do jogo

Assim sim, Benfica. As águias regressaram ao trilho das vitórias com um triunfo frente ao Rio Ave. Depois de um tropeção amargo contra o Vitória SC, em Guimarães, a equipa encarnada foi chamada a responder, o que não conseguiu fazer desde cedo.

Schmidt mexeu cinco peças na equipa, mudando de forma drástica aquele que era o seu onze cada vez mais ideal. Grimaldo, Bah, Florentino, Rafa Silva e Neres foram relegados para o banco de suplentes, numa tentativa de refrescar a equipa para os dois encontros de extrema importância que se avizinham, contra PSG e FC Porto.

As mudanças acabaram por não resultar desde o primeiro minuto de jogo. Ristic teve uma oportunidade enorme na cara do golo, a qual falhou de forma escandalosa. Foi na resposta que a defesa encarnada não se organizou o suficiente para evitar um banho de águia gelada.

O Rio Ave já tinha avisado frente ao FC Porto que está cada vez mais letal no contra-ataque, tendo maior capacidade de ferir o adversário nesse tipo de jogadas. O centro da defesa encarnada não fez caso e acabou por sofrer as consequências. Aos cinco minutos, Fábio Ronaldo abriu a contagem na cara de Vlachodimos para desespero de alguns benfiquistas.

O golo do Rio Ave, no entanto, não ficou sem resposta do Benfica. João Mário e Enzo combinaram na perfeição, calhando a Gonçalo Ramos a tarefa de empurar a bola para a baliza.O momento era melhor, a equipa só precisava de apanhar o jeito.

Esse jeito acabou por atrapalhar o Rio Ave, mais concretamente o guarda-redes. Jhonatan deitou tudo a perder e mostrou o que não se deve fazer quando se está empatado com o Benfica no Estádio da Luz. Ao receber a bola na pequena área, o brasileiro tentou ajeitá-la para o pé esquerdo, o que se revelou um tremendo erro. A bola ganhou velocidade e só terminou dentro da baliza.

Até ao intervalo, a iniciativa passou a ser do Benfica, que rematou mais e não permitiu que o Rio Ave sequer chegasse perto da entrada da sua área. A partida passou a ser do controlo da equipa de Roger Schmidt, que priorizou as poupanças para Paris em detrimento do controlo da partida.

Gonçalo Ramos e Enzo Fernández não saíram do balneário para a segunda parte, dando lugar a Florentino Luís e Musa. A saída dos dois jogadores podia comprometer a equipa, tanto nos golos como no controlo do meio campo.

Para mostrar que o plantel encarnado tem opções de qualidade, Musa fez o quarto golo das águias a passe de Ristic, um primeiro da conta pessoal na temporada. Já no meio campo, Florentino e Aursnes, este a entrar a pouco e pouco na equipa, deram segurança suficiente à equipa, que ganha três pontos importantes na I Liga.

Já perto do final da partida, quando ninguém dava algo por um novo golo no marcador, Guga fez Vlachodimos sujar o equipamento para nada. O remate do médio revelou-se indefensável para o grego, ficando feito, assim, o 4-2 final.

Durante a próxima semana, o Benfica terá uma viagem complicada até Paris, a cidade do amor, sentimento que as águias não terão pelo campeão francês. O objetivo passará por dar luta em busca da liderança do grupo da Liga dos Campeões. Depois dessa partida, o Benfica vai ao Dragão defrontar o FC Porto, com quem luta pela liderança da I Liga. Semana agitada, até crucial para as contas dos encarnados na temporada.

Momento do jogo: O golo de empate de Gonçalo Ramos. Deixou a equipa encarnada mais solta e confiante na partida, tendo efeito reverso no Rio Ave, que assumiu a pressão e errou, principalmente na defesa.

Onzes iniciais

Benfica: Odysseas, Gilberto, António Silva, Otamendi, Mihailo, Aursnes, Enzo, Diogo Gonçalves, Draxler, João Mário e Gonçalo Ramos.

Rio Ave: Jhonatan; Josué, Aderlan, Patrick William; Costinha, Guga, Samaris, Baeza, Amaral; Yakubu, Fábio Ronaldo.

Antevisão

O Benfica vai receber neste sábado o Rio Ave, em jogo referente à nona jornada da I Liga. As águias vão querer corrigir os erros da jornada passada, enquanto o Rio Ave vai procurar voltar a vencer um grande nesta época.

Em Guimarães, o Benfica foi travado pela primeira vez na I Liga, pondo fim a uma sequência vitoriosa entusiasmante. O Rio Ave vem de uma vitória frente ao Santa Clara, mas traz no bolso um ponto a favor: já sabe o que é vencer um dos grandes nacionais, neste caso o FC Porto, jogo que terminou com triunfo vilacondense por 3-1.

O Benfica-Rio Ave tem apito inicial agendado para as 18h deste sábado, no Estádio da Luz, e vai poder acompanhar a par e passo as incidências dessa partida aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Henrique Araújo 'salva' Benfica B da derrota já nos descontos

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório