Evento Ética Summit discute integridade no desporto no espaço lusófono

O Ética Summit reúne, numa série de conferências e oficinas digitais, vários especialistas em torno da ética e integridade no desporto, entre sexta-feira e domingo, numa organização do Panathlon Clube de Lisboa para o mundo de língua portuguesa.

PORTUGAL -LEIRIA VS SETUBAL

© Lusa

Lusa
29/09/2022 09:23 ‧ 29/09/2022 por Lusa

Desporto

Ética Summit

Dirigido "a todos os agentes que operam direta ou indiretamente no desporto", segundo a apresentação, o evento quer dar mais visibilidade à ética e integridade no desporto, em Portugal e na comunidade lusófona, e ajudar a "promover a boa governança no desporto".

"Contribuir para prevenir e combater as ameaças à integridade desportiva, a manipulação de resultados desportivos, a falta de transparência financeira e o tráfico e abuso de menores e outras práticas prejudiciais", pode ler-se nos objetivos do Panathlon.

Depois de um primeiro dia de apresentações, as conferências e oficinas arrancam no sábado e prosseguem no domingo, com o primeiro dia a contar com uma mesa redonda sobre desporto profissional e amador com membros do Comité Olímpico de Portugal e do Comité Olímpico do Brasil.

Neste primeiro dia, os quatro 'workshops' programados são dedicados à infiltração criminosa no desporto, a "fatores de credibilidade e sustentabilidade", à legislação que enquadra a ética no desporto e ao desenvolvimento dos mais jovens, todos com vários investigadores e especialistas como orientadores.

A luta antidopagem marca o arranque do programa no domingo, com uma mesa redonda e três oficinas dedicadas, incluindo também uma conferência sobre igualdade e inclusão, com o português Alexandre Mestre e a brasileira Solangue Guerra Bueno.

O racismo e a xenofobia dão o mote a novo 'workshop', com representantes do Alto Comissariado para as Migrações e o secretário-geral adjunto do Comité Olímpico de São Tomé e Príncipe, Filipe d'Assunção Neto.

Antes da sessão de encerramento, pelas 21:00, a igualdade de género é objeto de trabalho com a jurista Bárbara Lobo e Leila Marques, atleta paralímpica, que é coordenadora do grupo de trabalho para este tema no desporto do Governo.

Participam na mesma sessão a brasileira Mônica Espiridião e a basquetebolista internacional por Guiné-Bissau Sara Queen Djassi, formada em gestão desportiva.

Além dos debates, o objetivo com o Ética Summit, que ocupa os dois dias de manhã à noite, é que os participantes possam também "envolver-se em grupos de trabalho" e criar "parcerias para o desenvolvimento de projetos multinacionais".

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas