Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

"Renúncia de Rafa surpreendeu, mas não sabem da vida de um profissional"

Jogador de 29 anos apanhou todos de surpresa ao anunciar a renúncia à seleção nacional. Convocado por Fernando Santos para a Liga das Nações, acabou por pedir dispensa, uma decisão que, inicialmente, surpreendeu Edinho. O ex-jogador descreveu o amigo, com quem dividiu o campo com a camisola do Sp. Braga, e desconstruiu a decisão deste.

"Renúncia de Rafa surpreendeu, mas não sabem da vida de um profissional"
Notícias ao Minuto

07:42 - 21/09/22 por Tiago Antunes

Desporto Exclusivo

A aventura de Rafa Silva pela seleção teve um ponto final na passada segunda-feira. O avançado de 29 anos decidiu renunciar à equipa das quinas, poucos dias depois de ter sido convocado por Fernando Santos para participar nos jogos da Liga das Nações agendados para os próximos dias.

A decisão de Rafa caiu que nem uma 'bomba' no seio dos adeptos portugueses. Agarrando a oportunidade de ir à seleção num dos melhores momentos da época, ficou por se perceber a escolha do jogador. Razões do foro pessoal foram dadas como justificação pelo avançado do Benfica, mas não terá sido suficiente para convencer a generalidade dos afetos à seleção nacional.

Muito se falou sobre a personalidade de Rafa Silva, um jogador "difícil" e pouco disposto a ser suplente na seleção. Em exclusivo ao Desporto ao Minuto, Edinho, que passou pelos balneários da equipa das quinas e que vê no avançado do Benfica um amigo, descreveu Rafa Silva num contexto pouco conhecido: fora das quatro linhas.

"O Rafa é a diversão em pessoa. Aquela pessoa introvertida que vemos em campo, que pouco fala e que, quando fala, é mais sobre o futebol do que sobre ele próprio, não é a mesma no balneário. É um indivíduo bastante comunicador, brincalhão, sempre atrás das partidas aos colegas, uma pessoa extremamente amiga, daquelas pessoas que se guardam para a vida", começou por dizer.

Notícias ao Minuto Edinho vestiu as cores da equipa das quinas em seis ocasiões© Getty Images

Mesmo conhecendo bem Rafa Silva, Edinho não escondeu a surpresa ao saber da decisão do jogador, acabando por compreender a justificação dada.

"Sou honesto, fiquei surpreendido, mas, pela justificação que ele deixou, deu para perceber que era de cariz pessoal. Às vezes, as pessoas não têm noção do que é o desgaste de um profissional. Muitas das vezes, sacrificamo-nos muito pela família, seja física ou mentalmente. Isto não é tido em conta, muitas vezes. Os estágios longe, as competições fora... Isto rouba tempo para estar com a família. O Rafa é uma pessoa que está num grande clube, com competições europeias, com um desgaste tremendo, e pode ter pesado na vontade do Rafa de ficar em casa mais tempo com a família. Ele é uma pessoa consciente, acredito que a decisão foi bem pensada", acrescentou.

Notícias ao Minuto Rafa Silva deixou a seleção nacional depois de 25 jogos oficiais© Getty Images

O tempo de jogo de Rafa Silva na seleção não era o maior, mas Edinho vê esse motivo longe das principais razões da renúncia do avançado. Para o jogador, a sensação de representar Portugal não muda consoante os minutos em campo.

"O Rafa é um excelente profissional, alguém que, a jogar cinco, dez ou quinze minutos, terá sempre um orgulho enorme como todos os jogadores de representar a seleção. Eu também tive o prazer de sentir isso, qualquer minuto com a camisola das quinas é importante. Vejo a saída dele mais pela necessidade do foro pessoal, por se ter sacrificado daquela maneira", disse ainda.

Notícias ao Minuto Rafa Silva conquistou um Europeu e uma Liga das Nações por Portugal© Reuters

Qualificando Rafa Silva como um "desequilibrador nato", Edinho vê uma perda significativa para a seleção portuguesa, mas não acredita que se trate de uma perda irreparável.

"Não há jogadores insubstituíveis. O Rafa, pelo momento da forma em que está, é o melhor jogador do Benfica, desconcentra a defensiva, é o agitador da equipa. Sem sobra de dúvidas que a seleção perde um desequilibrador nato, mas não é insubstituível", acredita.

Rafa Silva disse adeus à camisola das quinas com um Europeu e uma Liga das Nações no palmarés.

Leia Também: Edinho elogia convocação de Gonçalo Ramos, mas escolhia outro: "Goleador"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório