A renúncia de Rafa Silva à seleção nacional obrigou Fernando Santos a uma alteração de última hora. A decisão não terá sido complexa, já que o selecionador nacional garantiu ter uma lista vasta de nomes que poderão entrar na equipa.
A escolha recaiu sobre Gonçalo Ramos, que já leva oito golos nesta temporada, tantos quantos marcou em toda a época passada. Em entrevista em exclusivo ao Desporto ao Minuto, Edinho confessou ver a chamada do avançado do Benfica como natural, mas admitiu que a sua escolha seria outra.
"O Gonçalo Ramos, pela época que está a ter, era alguém que estava à porta. Neste momento, já entrou, acaba por beneficiar da situação do Rafa, mas tem de trabalhar para manter esse lugar porque tem outro jovem matador nato atrás, que é o Vitinha [do Sp. Braga]. Se calhar, foi por não terem as mesmas características que o selecionador escolheu, foi porque quis um jogador com as características do Gonçalo Ramos, um jogador mais móvel, mais brigão. Agora, se a seleção precisar de um goleador, obviamente temos de optar por um Vitinha", disse.
A fase em crescendo do avançado de 22 anos com a camisola do Sp. Braga era, para Edinho, argumento suficiente para a chamada à seleção A. Contudo, entende que o historial de Gonçalo Ramos nas camadas jovens de Portugal falou mais alto.
"Sinceramente, com este momento do Vitinha, pensei que pudesse ser chamado, mas o Gonçalo tem uma história nos sub-21, trilhou o seu caminho por aí. Agora, é chamado com mérito", afirmou.
A saída do criativo Rafa abriu espaço à entrada de um finalizador, uma função perdida na convocatória com a ausência de André Silva. Edinho não vê Gonçalo Ramos na posição de Rafa e acredita que o ponta de lança do Benfica vai ser testado por Fernando Santos.
"Não creio que o Gonçalo vá para a posição do Rafa. Surgiu a oportunidade para um jogador que tem sido importante no Benfica, vai ser testado em contexto de seleção A. É diferente jogar ali e na seleção sub-21, será, acredita, para uma observação, mas chega com o mérito", concluiu.
Leia Também: "Renúncia de Rafa surpreendeu, mas não sabem da vida de um profissional"