Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

No xadrez do Bessa, Sporting foi derrubado pelo 'rei' Boavista

Boavisteiros colocaram um travão na série vitoriosa dos leões. São quartos colocados da I Liga.

No xadrez do Bessa, Sporting foi derrubado pelo 'rei' Boavista
Notícias ao Minuto

22:30 - 17/09/22 por Tiago Antunes

Desporto I Liga

O Boavista venceu neste sábado o Sporting por 2-1 no Bessa, em jogo da sétima jornada da I Liga. Os axadrezados impuseram-se em casa e acabaram com a série vitoriosa dos leões.

Pedro Gonçalves viu o seu golo anulado aos 23 minutos, tendo Bruno Lourenço colocado os axadrezados na frente do marcador através de um golo fenomenal à meia volta.

Já na segunda parte, depois de uma entrada fulgurante, Marcus Edwards empatou a partida. Nuno Santos foi a figura desse lance com um passe de letra para o inglês. Quando o Sporting estava na frente da partida, João Pinheiro assinalou grande penalidade sobre Martim Tavares, decisão que deixou os leões inquietos. Na cobrança, Bruno Lourenço fez o 'bis'.

Com este resultado, o Boavista chega aos 15 pontos e é quarto na I Liga. O Sporting atrasa-se e fica a 11 pontos do líder Benfica, oitavo lugar.

Filme do jogo

E à quinta partida, o leão foi travado. O Sporting ia com a corda toda nesta fase da temporada, a melhor conseguida, mas acabou por esbarram numa fotocópia do 'Boavistão'.

A equipa do Sporting entrou muito bem na partida, determinada e habilidosa como tem estado nos últimos encontros. A vertigem ofensiva não foi a mesma e o leão sair prejudicado por isso.

Contrariamente às partidas anteriores, Edwards ficou muito colado ao corredor central em momentos de criatividade. Por isso, limitou-se a muito jogo sem bola, enquanto Trincão era quem se ativara para cima dos defesas com fintas. Na outra ala, Pedro Gonçalves estava tímido, parecia desaparecido, mas estava em jogo.

Foi mesmo dele que saiu o golo que o Sporting viu anulado ainda na primeira. A jogada foi algo atabalhoada, mas o pequeno avançado agiganta-se na grande área quando tem a mínima chance de fazer golo. 

Já em cima do intervalo, o golo que Bruno Lourenço fez acabou por valer e para bem do futebol. Um golaço à moda de Zidane, à meia volta, que Adán não defendia nem com asas. Um hino ao futebol que deixou o Boavista na frente de um jogo que começava a ser de um sentido.

O arranque da segunda parte foi de domínio verde e branco. Os leões não deixaram os axadrezados respirarem um bocado e foram em busca do golo que podia deixar tudo igualado. Esse golo acabou por surgir aos 56 minutos, inicialmente dos pés de Nuno Santos. Outro hino ao futebol, este com um toque apimentado, um cruzamento de letra que acabou na cabeça de Edwards para o quarto golo do inglês na época.

O Sporting quis colocar o pé mais fundo no acelerador, mas não pôde. Num momento em que a partida pedia Paulinho, Amorim teve de mexer no trio defensivo. Coates perdeu a corda e teve de sair do jogo devido a problemas físicos. Mais uma contrariedade para os leões que já não tinha St. Juste e Neto.

Quando pôde, o técnico dos leões chamou a jogo Paulinho, Arthur Gomes e Rochinha, mas não usou as peças da melhor forma. O brasileiro ficou agarrado a tarefas defensivas e não se soltou no ataque. Essa falta de criatividade acabou por travar o ímpeto verde e branco e levar o Boavista para a frente do marcador.

Martim Tavares acabou travado por Esgaio num penálti algo polémico. Questiona-se o toque sofrido pelo jogador dos boavisteiros. Bruno Lourenço acabou por bisar e apontar o caminho das vitórias aos comandados de Petit.

Esta foi a primeira vitória do Boavista em casa frente ao Sporting desde 2008. Com este resultado, o leão vê mais complexa a tarefa de recuperar da desvantagem pontual na tabela, que já vai em 11 pontos para o líder Benfica.

Momento do jogo: Apesar do excelente passe de Nuno Santos para golo de Edwards, o ponto alto da partida foi o golo de Bruno Lourenço que não só abriu a contagem como abriu o livro da partida. Foi um golo que exigiu muito mais da equipa de Rúben Amorim, elevou a fasquia do desafio e promoveu um grande jogo de futebol.

Onzes iniciais

Boavista: César; Cannon, Sasso, Abascal, Malheiro, Onyemaechi; Makouota, Perez; Gorré, Bruno Lourenço, Bozeník

Sporting: Adán; Inácio, Coates, Matheus Reis; Porro, Ugarte, Morita, Nuno Santos; Pedro Gonçalves, Trincão, Edwards.

Antevisão

O Sporting vai jogar neste sábado no Estádio do Bessa frente ao Boavista, em jogo a contar para a sétima jornada da I Liga. Os leões atravessam o melhor momento da temporada e não vão querer perder o comboio rumo ao topo da tabela.

Depois de alguns resultados menos conseguidos, inclusive uma derrota frente ao Desp. Chaves em casa, a equipa de Amorim chutou a crise que se avizinhava e, em menos de nada, surpreendeu ao vencer Eintracht Frankfurt e Tottenham na Liga dos Campeões, triunfos importantes aos quais somou os conseguidos frente a Estoril e Portimonense.

Do outro lado, o Boavista chega a este jogo depois de uma vitória suada frente ao Arouca, um jogo no qual começou a perder. O trajeto dos axadrezados tem sido satisfatório até ao momento, assegurando, até ao momento, o quinto posto da I Liga.

O Boavista-Sporting tem apito inicial às 20h30 e poderá acompanhar a par e passo as incidências desse jogo aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Adeptos do Sporting reposicionados e sem lugares marcados no Bessa

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório