Powered bySolverde
Disclaimer

A 'fortaleza' de Amorim: Leão fechou a porta aos golos e procura recorde

Rúben Amorim procura atingir um novo recorde ao serviço do Sporting no Bessa, este sábado, relativamente à série de jogos consecutivos sem perder.

Sporting CP v Tottenham Hotspur: Group D - UEFA Champions League

© Getty Images

Miguel Simões
16/09/2022 08:05 ‧ 16/09/2022 por Miguel Simões

Desporto

Análise

Após um mês de agosto turbulento, o Sporting parece ter entrado 'nos eixos' e, apesar de ainda estarmos em meados de setembro, já leva uma série de quatro jogos consecutivos a vencer sem sofrer qualquer golo - um recorde de Rúben Amorim atingido por duas vezes no passado.

A época dos leões abriu com um empate em Braga (3-3), seguiu-se um triunfo frente ao Rio Ave (3-0) e eis que surgiram duas derrotas algo 'pesadas', contra FC Porto (3-0) e Desportivo de Chaves (0-2). Em quatro jogos, o Sporting não só sofreu em três deles, como ainda era uma das piores defesas do campeonato à quarta jornada, fruto dos oito golos sofridos.

De lá para cá, tudo mudou. A estabilidade defensiva voltou a imperar no 'reino' de Alvalade e isso ficou demonstrado precisamente nas últimas quatro partidas da formação verde e branco, que não permitiu qualquer motivo de festejo aos seus adversários.

Depois de ter começado por 'limpar' a imagem do mau arranque com um triunfo frente ao Estoril (0-2), o Sporting não deu qualquer hipótese na Liga dos Campeões diante de Eintracht Frankfurt (0-3) e Tottenham (2-0), sendo que, pelo meio, ainda goleou o Portimonense (4-0).

Na habitual linha de três mais recuada, Coates esteve sempre presente e só por uma vez não contou com a presença de Gonçalo Inácio, na Amoreira. De resto, os dois centrais foram contando com a companhia de jogadores como Matheus Reis e St. Juste ao longo das últimas partidas.

A inspiração da época do título

Curiosamente, é preciso recuar até à época 2020/21, que consagrou o Sporting como campeão nacional ao fim de 19 anos, para identificar as duas ocasiões com quatro jogos a terminar com a baliza a zeros, sendo de realçar que o setor defensivo seguro e (muitas vezes) intransponível acabou por revelar ser a principal 'fortaleza' de Rúben Amorim para chegar à tão desejada conquista do campeonato.

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2021, o Sporting bateu o Sporting de Braga na final da Taça da Liga e, de seguida, derrotou Boavista (0-2), Benfica (1-0) e Marítimo (0-2) até voltar a sofrer golos frente ao Gil Vicente (1-2).

Já na reta final dessa mesma época, a mesma história. Os leões venceram em Braga (0-1) e derrotaram ainda o Nacional (2-0), o Rio Ave (0-2) e o Boavista (1-0), precisamente o jogo do título, antes de somarem a primeira e única derrota na I Liga na deslocação à Luz, frente ao Benfica (4-3).

Com Amorim no comando técnico, o Sporting nunca conseguiu mais do que o registo de quatro duelos sem sofrer, mas volta a ter a oportunidade de chegar à mão cheia de jogos já este sábado, na deslocação ao Bessa, para defrontar o Boavista.

Leia Também: Edwards, o pequeno inglês que se agiganta nos grandes palcos

Leia Também: "Edwards? Se continuar assim, vai ter um futuro brilhante"

Leia Também: Antonio Adán integra equipa da semana da Liga dos Campeões

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas