O Sporting anunciou, este sábado, a contratação de Filipe Monteiro para reforçar a equipa de andebol dos leões, após uma época em que foi um dos grandes destaques do ABC, bem como da seleção nacional de sub-21, no Mundial da modalidade, em que Portugal foi finalista vencido.
“É um gosto, para mim, jogar no actual campeão nacional, que nos últimos anos tem montado um projeto com muito potencial e que já tem conseguido várias conquistas. É um orgulho poder fazer parte e quero ajudar o Clube a atingir os seus objetivos", começou por dizer, em declarações aos canais oficiais do emblema leonino.
"Sinceramente, não estava à espera da proposta, mas quando surgiu era uma oportunidade única que não podia recusar. Estar na EHF Champions League, numa equipa jovem e com um treinador que potencia todos os jogadores era o melhor passo a seguir", vincou de seguida o jovem internacional luso.
"Posso dizer que sou um jogador de equipa, porque jogo mais para as assistências do que para os golos e isso, como central, é fundamental para criar jogo para os outros. Pavilhão João Rocha? É sempre complicado jogar cá, mas agora vai ser melhor ao ter esta ‘casa cheia’ a apoiar-me”, completou o central de 21 anos.
️ "É um orgulho poder fazer parte e quero ajudar o Clube a atingir os seus objectivos” - Filipe Monteiro ️
— Sporting CP - Modalidades (@SCPModalidades) July 5, 2025
Declarações completas aqui https://t.co/gW8P0Ij2Qb pic.twitter.com/xB3vrQGNrx
Carlos Carneiro, coordenador do andebol do Sporting, frisou ainda que Filipe Monteiro irá "crescer muito com todos os atletas" dos bicampeões nacionais.
“Queremos alimentar o projto com jovens talentos e o Filipe é um jogador com muita qualidade. Acho que podemos ajudá-lo a crescer para que seja o futuro central da seleção nacional, é nisso que acreditamos", começou por dizer o dirigente.
“Vem dar-nos muito. No andebol, o que desgasta é o contacto físico e ele, mesmo com tantas soluções no 1v1, tem a capacidade e o discernimento para saber ler e organizar mesmo no fim do jogo”, detalhou Carlos Carneiro.
Recorde-se que Filipe Monteiro, de 21 anos, começou por dar nas vistas no Estrela e Vigorosa, onde jogou entre 2010 e 2020, ano em que rumou ao Águias Santas. Depois disso, seguiu-se uma aventura no ADA Maia, em 2022/23, até que reforçou o ABC na temporada seguinte.
Já em Braga, na elite do andebol nacional, o jovem internacional luso apontou 81 golos em 34 jogos disputados na primeira temporada, seguindo-se uma segunda época em que alcançou os 112 tentos certeiros num total de 36 partidas, sendo que nesses dois anos viu, precisamente, o Sporting a sagrar-se bicampeão português.
Leia Também: Oficial: Sporting contrata internacional brasileiro após falhar 'penta'