Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Transmontanos fazem história e leão quase entrega 'Chaves' do título

Após a derrota pesada no Dragão na passada jornada, o Sporting sofreu uma derrota trágica diante do Desportivo de Chaves e pode ter dito adeus à corrida pelo título. Vitória do FC Porto pode deixar os leões a oito longínquos pontos da liderança.

Transmontanos fazem história e leão quase entrega 'Chaves' do título
Notícias ao Minuto

22:33 - 27/08/22 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

A grande surpresa, até ao momento, da quarta ronda aconteceu em Alvalade. O Desportivo de Chaves fez história e venceu, este sábado, o Sporting, por 0-2, que somou a segunda derrota consecutiva no campeonato português.

Steven Vitória, aos 60 minutos, e Juninho, aos 63', assinaram os golos daquela que foi a primeira vitória dos flavienses em casa do clube de Alvalade, assim como também foi o primeiro triunfo fora de portas frente a um dos denominados três grandes.

Filme do jogo

Sem os contributos de Paulinho, lesionado, e de Pedro Porro, a cumprir um jogo de castigo, Rúben Amorim promoveu três alterações em relação à derrota no Dragão. Esgaio foi chamado ao onze, Pote ocupou a vaga de Morita e Rochinha foi lançado na esquerda do ataque Rochinha. Na ala esquerda, Nuno Santos regressou às opções para o lugar de Matheus Reis.

Nesta partida que não se antevia fácil para os leões, a primeira parte do jogo em Alvalade foi sentido único, com um grande volume ofensivo por parte do Sporting, mas sem golos marcados, apesar das inúmeras ocasiões criadas pela turma leonina. Os verde e brancos dominaram na etapa inicial, mas faltou alguma acutilância perante um adversário que jogou refugiado no próprio meio-campo

Pedro Gonçalves, com um par de iniciativas de fora da área, foi o jogador mais perigoso do lado do conjunto lisboeta. Logo aos 13 minutos, o internacional português rematou de pé esquerdo ao poste da baliza à guarda de Paulo Vítor. Antes, aos quatro minutos, Nuno Santos deu o primeiro sinal de perigo com um remate fortíssimo que saiu ao lado.

O camisola 28 dos leões voltou a tentar a sorte aos 28 minutos. Após combinar com Trincão na zona central, Pote rematou colocado e obrigou Paulo Vítor a esticar-se para evitar o golo. O Desportivo de Chaves continuava sem rematar à baliza de Adán e Rochinha também tentou visar as redes flavienses, mas o disparo saiu ao lado. Os leões pressionavam à procura do golo, e Gonçalo Inácio esteve perto de o fazer aos 40 minutos, mas o cabeceamento do central português tirou tinta ao poste da baliza.

A toada atacante do Sporting manteve-se no arranque para a segunda parte. O inglês Marcus Edwards, o mais inconformado do lado dos leões, voltou a tentar o golo aos 54 minutos com um remate forte, mas Paulo Vítor voltou a responder com uma grande defesa.

O que Rúben Amorim provavelmente não esperava era que o Desportivo de Chaves, que quase não passou da linha do meio campo na primeira parte, aparecesse para os segundos 45 minutos muito mais atrevido. Héctor Hernández deu o primeiro aviso aos 55 minutos, com Antonio Adán a negar com uma boa mancha o golo ao espanhol, mas a surpresa em Alvalade estava mesmo reservada para o minuto 60.

Em apenas três minutos, a equipa transmontana colocou-se a vencer os leões com uma vantagem confortável de dois golos. O primeiro, aos 60', veio da cabeça do capitão Steven Vitória. Após um livre, o central saltou mais alto do que toda a gente e fez a bola sobrevoar Adán e a entrar na baliza do Sporting.

Os flavienses ficaram entusiasmados com este golo inaugural e assinaram o segundo remate certeiro aos 63 minutos. Kevin lançou Juninho, que partiu atrás da linha de meio-campo, em a velocidade e o brasileiro correu até à área adversária para se estrear a marcar. Cheirava a escândalo em Alvalade e, ao mesmo tempo, a uma noite histórica para o Desportivo de Chaves.

Ato contínuo a este remate certeiro, Rúben Amorim lançou em campo o neerlandês St. Juste, colocando o capitão de equipa Sebastián Coates na posição de ponta de lança, algo que não é desconhecido ao uruguaio.

O Sporting bem carregou na tentativa de reduzir a desvantagem e relançar a discussão do encontro para os minutos finais, mas o Desportivo de Chaves defendeu-se bem, com o guarda-redes Paulo Vítor sempre bem atento a todos os lances que os leões tentavam finalizar. Os leões não tinham soluções para desmontar a organização defensiva flaviense e até podiam ter sofrido o terceiro perto dos 90'. Adán falhou a bola após sair da área, mas Patrick não chegou a tempo de desviar para o golo. O mesmo Patrick viu um vermelho direto nos descontos por chocar com Matheus Reis, mas o lance já não colocou em causa a vitória histórica dos flavienses.

Com este resultado, o Sporting, que averbou a segunda derrota seguida na I Liga, ocupa a 13.ª posição do campeonato com quatro pontos, podendo encerrar a jornada a oito pontos do FC Porto caso os dragões vençam o Rio Ave. O Desportivo de Chaves ultrapassou os leões e é agora o sexto colocado com sete pontos alcançados em quatro jornadas.

Momento do jogo: Grande golo de Steven Vitória. O experiente central saltou mais alto do que toda a gente, fez a bola passar por cima de Adán e atirou ao tapete os homens de Rúben Amorim, que sofreram novo golo três minutos depois.
 

Equipas iniciais:

Onze do Sporting: Adán; Neto, Coates, Gonçalo Inácio; Esgaio, Ugarte, Pedro Gonçalves, Nuno Santos; Trincão, Rochinha, Edwards.

Suplentes do Sporting: Franco Israel, André Paulo, Matheus Reis, St. Juste, Nazinho, Morita, Mateus Fernandes, Fatawu, Rodrigo Ribeiro.

Onze do Desp. Chaves: Paulo Vítor; João Correia, Steven Vitória, Nélson Monte, Bruno Langa; Kevin Pina, João Mendes, Guima; Benny, Batxi, Héctor Hernández.

Suplentes do Desp. Chaves: Gonçalo Pinto, João Queirós, Euller, Obiora, Morim, Patrick, Juninho, Jonny Arriba, Jô
 

Antevisão

Sporting e Desportivo de Chaves medem forças, este sábado, em partida válida para a quarta jornada da I Liga, num jogo que marca o reencontro dos flavienses com um dos três grandes do futebol português após vários anos de ausência do principal escalão do futebol nacional.

Após a pesada derrota no Dragão (3-0), o vice-campeão nacional joga em casa com o recém-promovido Desportivo de Chaves, num encontro em que a equipa de Rúben Amorim está obrigada a vencer para não aumentar mais a diferença de cinco pontos para o líder FC Porto.

Pedro Porro, devido a castigo, é baixa certa nos 'leões', assim como Paulinho e Jovane Cabral, mas devido a problemas físicos.

Siga em direto, a partir das 20h30, o relato da partida entre Sporting e Desportivo de Chaves no Desporto ao Minuto. um duelo que será apitado pelo setubalense André Narciso.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório