Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Sporting dá show em Alvalade com patrocínio de Pote e companhia

Leões forçaram até dar golo. Juntam-se ao topo da tabela da I Liga.

Sporting dá show em Alvalade com patrocínio de Pote e companhia
Notícias ao Minuto

22:23 - 13/08/22 por Tiago Antunes

Desporto I Liga

O Sporting venceu neste sábado o Rio Ave por 3-0. Os leões deram boa resposta ao empate da 1.ª jornada, em Braga, com uma partida que nem sempre foi tranquila.

Depois de várias tentativas, só aos 24 minutos é que o Sporting chegou ao golo. Edwards cruzou para Pedro Gonçalves marcar o segundo golo da época. Já na segunda parte, Matheus Nunes encontrou espaço à entrada da grande área e, aos 66 minutos, tentou a sorte de longe, marcando o golo da noite. Aos 75 minutos, houve tempo para mais magia de Pedro Gonçalves. Em combinação com Trincão, acabou a picar sobre Jhonatan.

Com este resultado, o Sporting sobe na classificação e soma quatro pontos. Já o Rio Ave segue sem pontos, depois de ter perdido igualmente na 1.ª jornada da I Liga.

Filme do jogo

Com espetáculos destes, vale a pena pagar bilhete. O Sporting deu um pontapé na exibição da 1.ª jornada e brindou os seus sócios e adeptos com uma exibição de gala naquele que foi o primeiro jogo da época em Alvalade.

A primeira parte foi um tanto ou quanto inquietante. A cada remate direcionado à baliza de Jhonatan, uma bola no poste ou na trave. Caso para dizer que os leões precisavam de ir à bruxa.

A afirmação da equipa de verde e branco tardava. O Sporting não conseguiu chegar ao golo, apesar de assumir o comando do jogo. O Rio Ave, por vezes, chegou à baliza de Adán, mas incomodou apenas uma vez, por Aziz. 

Foi quando Rúben Amorim mandou Marcus Edwards e Trincão para a ala direita que o Sporting ganhou mais preponderância ofensiva. Os dois avançados saem melhor do lado direito para o centro, usando duas armas fortes: técnica e pé esquerdo afiado. Foi através do inglês que os leões chegaram ao golo.

Edwards e Trincão combinaram sem bola, o inglês invadiu a zona defensiva do Rio Ave e jogou para a pequena área de forma rasteira. Pronto para marcar o golo estava o suspeito do costume, Pedro Gonçalves. A estratégia de Rúben Amorim funcionava, muito mais do que aquela que continuou a usar com Paulinho como ponta de lança.

A segunda parte acabou por ser mais do mesmo. O Sporting continuou por cima, com os seus extremos muito atrevidos, mas com pouca sorte na hora do golo. Edwards continuou a tentar quebrar a linha defensiva adversária, dando intensidade ao jogo, ao passo que Coates tentava tranquilizar a equipa e pausar o ritmo.

O Rio Ave continuava a apostar numa organização firme e no contra-ataque rápido para apanhar o Sporting no contra-pé. A vontade era muita, mas não há muito a fazer quando há um tremendo rasgo de magia. Aos 66 minutos, depois de ver a parede vilacondense lá ao longe, Matheus Nunes puxou a culatra atrás e disparou de bem longe para levar Alvalade ao rubro.

A partida estava mais que controlada, ainda mais quando Morita entrou para o lugar de Ugarte, que foi competente no desarme até ver o cartão amarelo. A equipa soltou-se com a confiança conquistada, enquanto o adversário tentou acalmar o ritmo do Sporting. Contudo, com Pedro Gonçalves em campo, nem sempre é fácil quebrar o oponente.

Em combinação perfeita com Trincão, o avançado chegou ao segundo da conta pessoal. Para abrilhantar a jogada, picou a bola sobre Jhonatan, um toque que poucos conseguem fazer daquela forma. O arranque de temporada de Pedro Gonçalves tem sido uma grande ajuda para o Sporting, mas não a razão exclusiva desta vitória, na qual, ao contrário do último jogo, se viu uma equipa mais ligada, tanto a defender como a atacar.

O Rio Ave acabou por não cumprir o que quis, apesar de ter batalhado para tal. Segue sem pontos nesta edição da I Liga, mas com a certeza de que já esteve mais longe de fazer a vida negra às grandes equipas. Já os leões seguem com melhor cara depois deste jogo. Três pontos conquistados e somados ao único conquistado em Braga levam o Sporting para o grupo do topo. Será uma base agradável sobre a qual Rúben Amorim vai preparar o próximo duelo da I Liga, no Dragão, frente ao FC Porto.

Momento do jogo: A mudança de estratégia de Rúben Amorim, 'colando' Edwards e Trincão. Acabou por desconsertar a defesa do Rio Ave, que perdeu noção dos posicionamentos dos adversários e foi obrigada a segui-los para todo o lado. Quem tirou partido foi, principalmente, Pedro Gonçalves, que ficou quase sempre sozinho para finalizar, como aconteceu no primeiro golo do jogo.

Onzes iniciais

Sporting: Adán; Inácio, Coates, Neto; Porro, Ugarte, Matheus Nunes, Matheus Reis; Edwards; Trincão, Pedro Gonçalves.

Suplentes: Israel, St. Juste, Morita, Nuno Santos, Rochinha, Fatawu, Esgaio, Nazinho e Rodrigo Ribeiro.

Rio Ave: Jhonatan; Costinha, Pantalon, Aderllan Santos, Pedro Amaral; Vítor Gomes, Guga, Joca; Paulo Vítor, Aziz, Fábio Ronaldo

Suplentes: Magrão, Miguel Nóbrega, Ruiz, Amine, João Ferreira, Ukra, João Graça, Zé Manuel e André Pereira.

Antevisão

O Sporting vai receber neste sábado o Rio Ave, em jogo a contar para a 2.ª jornada da I Liga. Os leões vão à procura do primeiro triunfo da temporada, depois de um arranque aos tropeços.

Na casa do Sp. Braga, o Sporting dividiu pontos e já se atrasou em relação aos rivais, apesar de a prova se encontrar numa fase inicial. O Rio Ave não fez melhor, tendo perdido frente ao Vizela. Os vilacondenses vão, igualmente, correr atrás dos três pontos em Alvalade.

Nota para as ausências de Daniel Bragança, essa prolongada, e de Paulinho, que contraiu uma lesão nas vésperas do jogo. Do lado do Rio Ave, poderá pesar a ausência de Luís Freire. O técnico foi expulso na primeira jornada e não vai estar no banco deste jogo.

O Sporting-Rio Ave tem início marcado para as 20h30 deste sábado e poderá acompanhar a par e passo as incidências desse jogo aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting-Rio Ave: Em casa, não há espaço para um leão de duas caras

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório