Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Arranque 'endiabrado' de Gilberto coloca Bah em lista de espera

Reforço para a defesa encarnada está a ser travado pelo bom momento do 'velho conhecido' da Luz.

Arranque 'endiabrado' de Gilberto coloca Bah em lista de espera
Notícias ao Minuto

08:01 - 19/08/22 por Miguel Simões

Desporto Análise

Num início de época 100% vitorioso por parte do Benfica, vários jogadores têm feito sobressair as suas qualidades enquadrados com as ideias de Roger Schmidt, nomeadamente no caso de Gilberto ao colocar Alexander Bah em lista de espera.

O novo reforço para a lateral-direita das águias chegou à Luz no passado mês de junho, praticamente com o selo de 'substituto' de Gilberto, mas terá sido surpreendido pelo grande momento de forma do 'velho conhecido', que ainda não largou a titularidade em jogos oficiais.

Nas cinco partidas realizadas pelo Benfica (três na Liga dos Campeões e duas no campeonato), Gilberto entrou sempre para a equipa inicial definida por Roger Schmidt e, dessa forma, não deu qualquer hipótese ao concorrente direto de fazer a estreia na condição de titular.

A questão é que o defesa brasileiro não ficou só por aqui. Demonstrou uma maior consistência exibicional, revelou uma maior segurança no processo defensivo e apareceu mais vezes em zona de perigo, de tal forma que isso teve repercussões nos números conseguidos pela equipa encarnada no final de cada jogo.

Além do golo que marcou esta quarta-feira, diante do Dynamo Kyiv (0-2), Gilberto já tinha feito o gosto ao pé no arranque da I Liga, na goleada frente ao Arouca (4-0), ao apontar o primeiro golo do jogo...e da presente edição do campeonato.

Alexander Bah ficou a ver tudo isto a partir do banco. À exceção do primeiro jogo (4-1 frente ao Midtjylland) em que nem sequer chegou a ter minutos, o lateral dinamarquês acabou por render Gilberto nos outros quatro encontros, sempre no decorrer da segunda parte. Com menos minutos que o colega de posição, apenas se destacou com uma assistência para o quarto golo do Benfica frente ao Arouca, apontado por Rafa.

O melhor arranque desde que chegou à Luz

A cumprir a terceira época no Benfica, está encontrado aquele que foi o melhor arranque de Gilberto de águia ao peito, embora a reta inicial da temporada transata também tenha sido positiva para o defesa de 29 anos.

Se é verdade que na primeira época (2020/21), aquando do regresso de Jorge Jesus ao Benfica, o lateral brasileiro demorou a ter as primeiras oportunidades, também é facto que na segunda temporada foi opção desde início, embora tenha oscilado muitas vezes entre titular e suplente utilizado.

Curiosamente, à semelhança do que aconteceu no presente mês de agosto, Gilberto também apontou dois golos em agosto de 2021, um a abrir e outro a terminar, num total de oito jogos. Porém, esta temporada, em apenas cinco duelos, já igualou esse registo e tem revelado ser crucial para a estratégia do novo técnico.

O momento de forma do ex-Fluminense não passou despercebido aos adeptos encarnados, que inclusive já compararam o futebolista a Roberto Carlos, algo que mereceu comentários por parte do próprio Gilberto.

A 'amostra' para Schmidt está dada. Restará agora ao técnico gerir o plantel em função do calendário e perceber qual o melhor candidato para o corredor do Benfica. Para já, Gilberto está a ganhar na corrida e Alexander Bah ficou, forçosamente, em lista de espera.

Leia Também: De Matheus para Mateus. A nova 'joia' para Rúben Amorim lapidar

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório