Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Presidente do COP destaca Chalana, "figura nacional, muito consensual"

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, destacou hoje o antigo futebolista internacional Chalana como "uma figura nacional, muito consensual", no dia da morte do 'pequeno genial', aos 63 anos.

Presidente do COP destaca Chalana, "figura nacional, muito consensual"
Notícias ao Minuto

12:39 - 10/08/22 por Lusa

Desporto Óbito

, seguramente, uma grande referência, não apenas do desporto nacional e particularmente do futebol, mas também uma figura nacional, muito consensual, pela sua maneira de ser e feitio e a facilidade que tinha de criar amizades", disse.

O dirigente do COP falava aos jornalistas na partida para a quinta etapa da 83.ª Volta a Portugal, na Mealhada, antes de o pelotão percorrer 165,7 quilómetros até ao Observatório de Vila Nova, em Miranda do Corvo.

"Para a minha geração, aquele pé esquerdo era de facto um pé maravilhoso. Perde o desporto e perde Portugal e lamentamos, naturalmente, esta partida do Chalana", acrescentou.

Com início da formação no Barreirense, Chalana chegou ao Benfica em 1974/75, ainda com idade de júnior e mudou-se em 1984/85 para o Bordéus, clube no qual esteve três anos antes de regressar às 'águias', terminando a carreira com uma época no Belenenses (1990/91) e outra no Estrela da Amadora (1991/92).

Chalana estreou-se pela equipa principal dos 'encarnados' em 07 de março de 1976, então com apenas 17 anos e 25 dias, na altura o mais jovem a estrear-se na I divisão.

Ao serviço da seleção, 'Chalanix' fez parte da equipa que chegou às meias-finais do Euro84, sendo eleito mesmo para a equipa do torneio. Com a camisola 'das quinas', foi internacional por 27 vezes, com dois golos marcados, entre 1976 e 1988.

Após o final da carreira, Chalana esteve vários anos ligados à formação do Benfica e chegou mesmo a assumir o comando técnico da equipa principal das 'águias' em duas ocasiões, em 2002/03 e em 2007/08.

Na primeira passagem, esteve apenas um encontro aos comandos das 'águias', substituindo Jesualdo Ferreira antes do regresso de Toni, enquanto em 2007/08 fez os dois últimos jogos, numa temporada em que Fernando Santos começou no banco e foi substituído por José Antonio Camacho.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório