"Sarabia é grande perda, mas Rúben Amorim vai arranjar solução à altura"

Saída do espanhol é praticamente um dado adquirido, mas Saleiro revela-se confiante no trabalho do treinador e na política de contratações dos leões.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
11/05/2022 08:02 ‧ 11/05/2022 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Exclusivo

Carlos Saleiro acredita que a época do Sporting não pode ser classificada como negativa, pese embora os leões tenham perdido o título de campeão nacional para o rival FC Porto. O antigo jogador do Sporting destaca a conquista da Taça da Liga e da Supertaça, bem como a boa prestação na Liga dos Campeões, e elogia o trabalho levado a cabo por Rúben Amorim ao longo dos últimos dois anos. 

"Penso que o Sporting fez, novamente, uma grande temporada. Ganhou dois títulos e chegou à fase final do campeonato. Ou seja, esteve na luta pelo título até à penúltima jornada. Por isso, penso que o Sporting deu continuidade ao crescimento interno e à força que vem adquirindo desde a chegada do Rúben Amorim", começa por dizer Carlos Saleiro, em exclusivo ao Desporto ao Minuto, prosseguindo.

"O Sporting está estabilizado e tem de continuar nesta filosofia e com esta forma de interagir com os adeptos, para eles perceberem que está melhor e capaz de lutar contra Benfica e FC Porto. O apuramento para os oitavos de final da Champions também foi uma grande conquista, além de ter garantido novamente a entrada direta na próxima época. É mais um grande trabalho do Rúben Amorim e de toda a estrutura", explica. 

Defesa foi ponto frágil 

Saleiro admite que a coesão defensiva do Sporting ficou "um nível abaixo" em comparação com a época anterior. O antigo avançado dos leões destaca as várias lesões de jogadores importantes que acabaram por ter interferência direta no momento defensivo. 

"É visível que o Sporting em termos de consistência defensiva esteve abaixo do nível da época passada, mas também acho que foi devido às várias mudanças no eixo defensivo por causa de lesões e castigos. O Sporting abanou ali um bocadinho, o que prejudicou bastante. O Palhinha também se lesionou e não sendo um defesa, é um médio que ajuda no momento defensivo. Houve mais instabilidade na defesa durante esta temporada", lamenta. 

Amorim vai resolver saída de Sarabia 

Pablo Sarabia será, por ventura, o jogador em maior destaque na temporada do Sporting, que chegará ao fim no próximo domingo, mas os adeptos parecem já resignados que o avançado espanhol não ficará em Alvalade, concluído o período de empréstimo do PSG. Ora, Saleiro revela-se confiante de que Rúben Amorim conseguirá encontrar uma solução à altura do internacional espanhol que, diga-se, acumula um saldo de 20 golos e oito assistências num total de 44 jogos com a camisola leonina.

"A saída do Sarabia é uma grande perda para o Sporting, obviamente, mas penso que o Rúben Amorim vai arranjar uma solução à altura. A política de contratação do clube tem sido muito boa e será encontrada uma solução. Ainda não sabemos se vai continuar ou não, mas parece-me difícil", sublinha, para depois lembrar que Edwards pode assumir maior protagonismo na próxima temporada. 

"O Edwards está a adaptar-se àquilo que é o Sporting e tem mostrado qualidade. Tem de ganhar a titularidade aos poucos, porque sente-se que é um jogador especial e com características que os adeptos gostam. Falta-lhe alguma consistência e estar sempre ligado ao jogo para que possa assumir a titularidade definitivamente", reitera. 

Caso Slimani bem gerido

Tal como Edwards, também Islam Slimani chegou no passado mês de janeiro para reforçar o Sporting. No entanto, o regresso do avançado argelino a Alvalade ficou longe de correr bem, uma vez que acabaria afastado do plantel por divergências com Rúben Amorim. Na ótica de Saleiro, o treinador do Sporting agiu bem ao dar prioridade ao lado coletivo. 

"A situação do Slimani é interna e creio que o Amorim tem gerido bem. Não há muita informação sobre o caso, mas fica evidente que o Amorim não gosta destes conflitos e à mínima situação risca o jogador, que deixa de ser opção. Já é público que não fará parte do plantel na próxima época. Os jogadores não têm que ser mais do que o grupo. Os grupos têm de ser sempre coletivos e se o Slimani não pensou em termos coletivos, acho que o Amorim agiu bem", defende. 

Vários ativos na montra 

Carlos Saleiro colocou um ponto final na carreira de jogador em 2017, mas continua ligado ao futebol no papel de empresário. O agente da Oxysports acredita, por isso, que o Sporting terá um verão agitado no que diz respeito ao mercado de transferências e aponta Matheus Nunes, João Palhinha e Gonçalo Inácio como os maiores ativos dos leões. No entanto, há um dado a ter em conta. 

"Olhando para o plantel do Sporting, há muitos jogadores que se destacaram, mas os títulos trazem valor acrescentado. O Sporting tem ganho títulos nos últimos dois anos e há jogadores bem cotados. Falo de Matheus Nunes, Palhinha, Gonçalo Inácio... O próprio Pote, que não fazendo uma grande temporada, tem mercado. São jogadores que podem valer uma verba significativa ao Sporting. Mas há um ponto importante. O Mundial é apenas no final de 2022 e os jogadores podem não querer arriscar uma saída agora e o próprio clube pode não querer vender agora, porque os ativos podem valorizar ainda mais daqui a seis meses. Vai depender muito das propostas que chegarem. Acho que o Sporting pode fazer um encaixe financeiro muito grande com dois ou três jogadores", remata o antigo avançado, que manteve uma ligação contratual com o Sporting durante 17 anos. 

Leia Também: Sporting começa a preparar último jogo da época com uma baixa

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Vídeo. Veja o encontro de Cristiano Ronaldo e Vin Diesel

Cristiano Ronaldo

Vídeo. Veja o encontro de Cristiano Ronaldo e Vin Diesel

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1233
2FC Porto1230
3Benfica1128
4Santa Clara1224
5Sp. Braga1223
6Vitória SC1221
7Famalicão1217
8Moreirense1217
9Rio Ave1215
10Casa Pia1213
11Estoril1213
12Boavista1210
13Gil Vicente1210
14AVS1210
15Estrela129
16C.D. Nacional119
17Arouca128
18Farense128
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Polestar 3 Long Range já tem autonomia certificada e surpreende

Polestar

Polestar 3 Long Range já tem autonomia certificada e surpreende

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas