Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Águia ganha jogos à base do 'Darwinismo': Notas do Benfica-Belenenses SAD

Encarnados entraram a perder, Darwin Núñez comandou a reviravolta e a equipa de Nélson Veríssimo regressou aos triunfos, antes de um dos jogos mais importantes da época.

Águia ganha jogos à base do 'Darwinismo': Notas do Benfica-Belenenses SAD
Notícias ao Minuto

08:01 - 10/04/22 por Miguel Simões

Desporto Análise

O Benfica regressou, este sábado, aos triunfos ao bater a Belenenses SAD (3-1), num jogo em que até chegou a estar a perder, mas conseguiu dar a volta ao texto com um nome em destaque: Darwin Núñez.

Depois de duas derrotas consecutivas em competições distintas, os encarnados não entraram bem e foram surpreendidos com um golo madrugador de Afonso Sousa, algo que ainda abalou a equipa de Nélson Veríssimo numa fase inicial.

É aqui que entra o comandante das operações. Darwin Núñez apareceu quando tinha de aparecer, empatou no primeiro tempo e assinou a cambalhota na segunda parte, com dois golos num curto espaço de tempo.

Um hat-trick crucial que devolveu o emblema da Luz aos triunfos e afundou a equipa de Franclim Carvalho no findo da classificação, tudo isto antes da visita das águias à derradeira decisão em Anfield, diante do Liverpool, a contar para os 'quartos' da Champions.

Vamos então às notas da partida.

Figura

Darwin Núñez assumiu total protagonismo no final de tarde deste sábado. Empatou num momento importante do jogo, empolgou a equipa para a reviravolta e foi ele mesmo a assinar os dois golos encarnados do segundo tempo, repetindo o que havia feito no jogo da primeira volta, no polémico jogo no Jamor (0-7): um hat-trick. O melhor marcador do campeonato lidera agora a tabela de forma ainda mais destacada.

Surpresa

Adel Taarabt não protagonizou a melhor das entradas no jogo, mas conseguiu dar a volta ao texto e esteve, inclusive, na origem das assistências para os golos que completaram a reviravolta encarnada, ambos em parceria com Darwin Núñez. Com João Mário a seu lado, produziu bem mais do que o habitual e assinalou uma das melhores exibições da época pelo Benfica.

Desilusão

Soualiho Meité acumulou várias perdas de bola, alguns passes falhados e falta de critério no acompanhamento aos oponentes. Já fez exibições piores, mas também já protagonizou exibições melhores. Os duelos individuais que perdeu e a postura no lance do golo sofrido foram marcantes para o médio. Em suma, não aproveitou a oportunidade para convencer os adeptos.

Treinadores

Nélson Veríssimo arriscou ao fazer tantas mudanças a uma equipa que, habitualmente, não sofre revoluções como a que sofreu este sábado. O início parecia dar aso à ideia de que teria sido precipitado, mas na realidade o Benfica conseguiu protagonizar uma exibição satisfatória, com várias oportunidades de golos, tendo ainda gerido o resultado a bel-prazer após o 3-1.

Franclim Carvalho terá conseguido surpreender as águias numa fase inicial e, logo após o golo, baixou mais as linhas perante a pressão do Benfica, conduzindo ao natural 'acumular' de oportunidades encarnadas. Apesar de ter resistido ao empate até aos 54 minutos, a Belenenses SAD sofreu a reviravolta e não teve armas para contornar a gestão que o Benfica fez do resultado, mesmo com as substituições.

Árbitro

Gustavo Correia protagonizou uma arbitragem segura, sem casos polémicos. Ainda assim, assinalou várias faltas e admoestou um ou outro jogador com cartões amarelos sem que as situações o justificassem propriamente.

Leia Também: Benfica-Belenenses SAD: Desta vez, começarão onze contra onze

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório