Powered bySolverde
Disclaimer

Jovem fez história do futebol mundial... mas não pode vir para a Europa

Gilberto Mora tem apenas 16 anos e ajudou o México a conquistar a mais recente edição da Gold Cup. Nome já está na agenda de grandes do futebol europeu, mas a mudança para o Velho Continente terá de esperar.

HOUSTON, TEXAS - JULY 6: Gilberto Mora of Mexico kisses the Gold Cup Trophy during the Gold Cup 2025 Final match between United States and Mexico at NRG Stadium on July 6, 2025 in Houston, Texas. (Photo by Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images)

© Getty Images

Rodrigo Querido c/Lusa
07/07/2025 23:43 ‧ há 5 horas por Rodrigo Querido c/Lusa

Desporto

Gold Cup

Gilberto Rafael Mora Zambrano é, provavelmente, um nome que pouco diz aos adeptos do futebol. Ainda assim, e por estes dias, o jogador nascido em 14 de outubro de 2008 , em Tuxtla Gutiérrez, no México, entrou para a história do futebol mundial.

 

Com 16 anos e 265 dias, a promessa mexicana tornou-se não só no jogador mais jovem de sempre a marcar presença na final de um torneio internacional, como também no mais jovem a conquistar um título internacional enquanto sénior.

Mora foi utilizado, na madrugada de domingo para segunda-feira, no triunfo do México, por 2-1, contra os Estados Unidos, na Gold Cup, tendo sido titular. O jovem jogador, que pertence aos quadros do Club Tijuana, ultrapassou Pelé, lenda do futebol brasileiro, e Lamine Yamal, jogador espanhol do Barcelona neste ranking particular.

O deu desempenho chamou a atenção de grandes clubes europeus, mas sua transferência para o Velho Continente terá que esperar. Gilberto Mora não pode ser transferido para o exterior devido ao regulamento da FIFA, que proíbe a transferência internacional de jogadores menores de 18 anos, exceto em casos muito específicos.

O médio-ofensivo estreou-se na liga mexicana a 19 de agosto de 2024, com apenas 15 anos, e marcou o seu primeiro golo enquanto profissional no final da mesma temporada. Com a seleção mexicana, o prodígio mexicano estreou-se nos quartos de final da Gold Cup e acabou por ser titular nas meias-finais.

México ganhou final... que teve homenagem a Diogo Jota

O México revalidou no domingo a vitória na Gold Cup da CONCACAF em futebol, ao vencer os anfitriões Estados Unidos por 2-1, com reviravolta, na final disputada no NRG Stadium, em Houston.

A formação mexicana, que há dois anos tinha superado na final o Panamá por 1-0, começou, praticamente, a perder, culpa de um golo do central Chris Richards, jogador do Crystal Palace, aos quatro minutos, de cabeça, após um livre de Sebastian Berhalter.

Os Estados Unidos, que somam sete troféus e perseguiam o primeiro desde 2021, quando bateram o México por 1-0, após prolongamento, seguraram a vantagem até aos 27 minutos, quando um 'tiro' de Raúl Jiménez empatou o jogo, servido por Marcel Ruiz.

Nos festejos, o ex-jogador do Benfica dirigiu-se ao banco do México para ir buscar uma camisola, sentou-se no relvado e exibiu-a: era a '20' do México, com nome do malogrado Diogo Jota, e ali ficou uns instantes a 'jogar' playstation.

A homenagem de Raúl Jiménez a Diogo Jota após marcar na final da Gold Cup

A homenagem de Raúl Jiménez a Diogo Jota após marcar na final da Gold Cup

Raúl Jiménez foi um dos marcadores na final da Gold Cup e fez questão de dedicar o seu golo a Diogo Jota, o seu antigo colega de equipa no Wolverhampton.

Davide Rodrigues Araújo | 07:27 - 07/07/2025

A formação mexicana mostrava-se superior e também o foi na segunda parte, apesar da boa réplica dos Estados Unidos, acabando por selar a reviravolta aos 77 minutos, num cabeceamento à boca da baliza de Edson Álvarez, jogador do West Ham, após livre na esquerda e um primeiro desvio de Johan Vásquez.

Na parte final, os Estados Unidos ainda podiam ter empatado, mas o México conservou a vantagem e fez a festa, como em 1993, 1996, 1998, 2003, 2009, 2011, 2015, 2019 e 2023.

Leia Também: À boleia de Raúl Jiménez, México bate EUA e conquista a 10.ª Gold Cup

Leia Também: A homenagem de Raúl Jiménez a Diogo Jota após marcar na final da Gold Cup

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quando estás completamente nu e de repente um amigo aparece"

Hidemasa Morita

"Quando estás completamente nu e de repente um amigo aparece"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Após 15 anos, o primeiro pódio de Hülkenberg na Fórmula 1

Fórmula 1

Após 15 anos, o primeiro pódio de Hülkenberg na Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas