Benfica-Belenenses SAD: Desta vez, começarão onze contra onze

Pontapé de saída agendado para as 18 horas deste sábado.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
09/04/2022 07:56 ‧ 09/04/2022 por Miguel Simões

Desporto

Antevisão

Sensivelmente quatro meses depois do último (e polémico) jogo do Jamor, Benfica e Belenenses SAD voltam a reencontrar-se perante um cenário de várias mudanças desde a última vez, tanto dentro das quatro linhas como fora das mesmas.

Se é verdade que o jogo da primeira volta ficou marcado pela entrada da Belenenses SAD em campo com apenas nove jogadores, devido a um surto de Covid-19 que levou a partida a acabar logo após o intervalo (com um 0-7 no marcador), este duelo em nada será semelhante nesse aspeto e começará tudo como deve começar: onze contra onze.

Outra das mudanças evidentes é a do banco técnico. Nos encarnados, Jorge Jesus acabou por dar lugar a Nélson Veríssimo e, na Belenenses SAD, Filipe Cândido não tardou em ser substituído por Franclim Carvalho no cargo de treinador.

No que diz respeito à classificação, há uma semelhança. À 12.ª jornada, o Benfica era terceiro, tal como continua a ser, enquanto a Belenenses SAD estava exatamente na penúltima posição, que atualmente ocupa.

Recorde-se que o Benfica chega a esta altura do campeonato ainda com a Liga dos Campeões em disputa e este reencontro com a equipa que joga no Jamor surge, precisamente, entre os decisivos duelos com o Liverpool no acesso às 'meias' da Champions, sendo que as águias procurarão dar resposta às duas derrotas consecutivas frente a Braga (3-2) e Liverpool (1-3).

O encontro está agendado para as 18 horas deste sábado, no Estádio da Luz, será arbitrado por Gustavo Correia e pode acompanhar as incidências da partida no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Nélson Veríssimo

Análise do adversário: Vai ser um jogo difícil, contra uma equipa que, nos últimos quatro jogos, tem vindo a pontuar. Na última jornada, venceu e saiu da última posição. Pela diferença pontual que tem para quem está mais acima, a Belenenses SAD tem aspirações para acreditar que é uma viabilidade a luta pela manutenção. Estamos preparados para um jogo difícil. O Belenenses SAD, provavelmente, não tem muito a perder, e pode montar um bloco médio-baixo para procurar as saídas em transição. Temos de estar à espera que isso possa acontecer. Reconhecemos qualidade e mérito àquilo que o treinador e a equipa têm feito, pelo que temos de estar num bom nível.

Jogo diferente do da primeira volta: Não tenho nada a acrescentar. No tempo devido, o tempo tomou uma posição. O nosso presidente já falou sobre o tema. Já lá vai, já está arrumado. Agora, é redirecionar para a importância do jogo de amanhã.

Mudança de chip: Temos de ter capacidade de nos adaptar. Sabemos que estes jogos de Liga dos Campeões têm uma exigência diferente ao nível da preparação mental. O próprio jogo tem nuances que exige que os jogadores deem outra resposta a nível de concentração e de exigência técnica e tática. Mas também temos de conseguir mudar esse chip, principalmente nesta sequência de jogos. É por aí que se vê a qualidade dos jogadores, das equipas e também dos treinadores. Temos de nos saber adaptar ao contexto, sabendo de antemão que, jogando contra o Liverpool ou o Belenenses SAD, o objetivo é sempre o mesmo: ganhar e fazer uma exibição condizente com aquilo que é este clube. Obviamente que, ao longo desta época, nem sempre o conseguimos, mas o objetivo passa por consegui-lo. É nisso que trabalhamos, diariamente.

Franclim Carvalho

Análise aos encarnados: Acredito que o Benfica vai fazer alterações, algumas. Agora, a dinâmica coletiva do Benfica está bem instalada, neste momento. O 'mister' Nelson Veríssimo já tem algum tempo de trabalho e nota-se a ideia que tem

Derrotas consecutivas do adversário: Não espero um Benfica ferido, até porque são competições diferentes. Não me parece que venha ferido. Agora, uma equipa como o Benfica, que está há dois jogos consecutivos, apesar de competições diferentes, sem somar pontos ou empatar, obviamente, vai entrar muito forte contra nós

Urgência de pontos: Nós precisamos de somar pontos, muitos, muitos, pontos, e com urgência, porque cada vez se aproxima mais o final do campeonato. Neste momento, faltam seis jornadas.

Últimos resultados

Benfica: D-D-V-V-E

Belenenses SAD: V-E-E-E-D

Últimos onzes

Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Jan Vertonghen, Otamendi, Grimaldo; Rafa Silva, Taarabt, Weigl, Everton; Gonçalo Ramos e Darwin Núñez.

Belenenses SAD: Luiz Felipe; Diogo Calila, Cafu Phete, Danny Henriques, Carraça; Braima Sambú, Yaya Sithole, Afonso Sousa; Yves Baraye, Alisson Safira e Rafael Camacho.

Ausências

Benfica: Vertonghen (castigado), Rodrigo Pinho e Lucas Veríssimo (lesionados)

Belenenses SAD: Nilton Varela (lesionado)

Leia Também: Schmidt não afeta Nélson Veríssimo: "Represento o maior clube português"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Histórico deixa recado no adeus ao Benfica: "Clube não terá proposta..."

Futsal

Histórico deixa recado no adeus ao Benfica: "Clube não terá proposta..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O Skoda mais potente de sempre ganha nova 'cara'

Skoda

O Skoda mais potente de sempre ganha nova 'cara'

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas