Sensivelmente quatro meses depois do último (e polémico) jogo do Jamor, Benfica e Belenenses SAD voltam a reencontrar-se perante um cenário de várias mudanças desde a última vez, tanto dentro das quatro linhas como fora das mesmas.
Se é verdade que o jogo da primeira volta ficou marcado pela entrada da Belenenses SAD em campo com apenas nove jogadores, devido a um surto de Covid-19 que levou a partida a acabar logo após o intervalo (com um 0-7 no marcador), este duelo em nada será semelhante nesse aspeto e começará tudo como deve começar: onze contra onze.
Outra das mudanças evidentes é a do banco técnico. Nos encarnados, Jorge Jesus acabou por dar lugar a Nélson Veríssimo e, na Belenenses SAD, Filipe Cândido não tardou em ser substituído por Franclim Carvalho no cargo de treinador.
No que diz respeito à classificação, há uma semelhança. À 12.ª jornada, o Benfica era terceiro, tal como continua a ser, enquanto a Belenenses SAD estava exatamente na penúltima posição, que atualmente ocupa.
Recorde-se que o Benfica chega a esta altura do campeonato ainda com a Liga dos Campeões em disputa e este reencontro com a equipa que joga no Jamor surge, precisamente, entre os decisivos duelos com o Liverpool no acesso às 'meias' da Champions, sendo que as águias procurarão dar resposta às duas derrotas consecutivas frente a Braga (3-2) e Liverpool (1-3).
O encontro está agendado para as 18 horas deste sábado, no Estádio da Luz, será arbitrado por Gustavo Correia e pode acompanhar as incidências da partida no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Nélson Veríssimo
Análise do adversário: Vai ser um jogo difícil, contra uma equipa que, nos últimos quatro jogos, tem vindo a pontuar. Na última jornada, venceu e saiu da última posição. Pela diferença pontual que tem para quem está mais acima, a Belenenses SAD tem aspirações para acreditar que é uma viabilidade a luta pela manutenção. Estamos preparados para um jogo difícil. O Belenenses SAD, provavelmente, não tem muito a perder, e pode montar um bloco médio-baixo para procurar as saídas em transição. Temos de estar à espera que isso possa acontecer. Reconhecemos qualidade e mérito àquilo que o treinador e a equipa têm feito, pelo que temos de estar num bom nível.
Jogo diferente do da primeira volta: Não tenho nada a acrescentar. No tempo devido, o tempo tomou uma posição. O nosso presidente já falou sobre o tema. Já lá vai, já está arrumado. Agora, é redirecionar para a importância do jogo de amanhã.
Mudança de chip: Temos de ter capacidade de nos adaptar. Sabemos que estes jogos de Liga dos Campeões têm uma exigência diferente ao nível da preparação mental. O próprio jogo tem nuances que exige que os jogadores deem outra resposta a nível de concentração e de exigência técnica e tática. Mas também temos de conseguir mudar esse chip, principalmente nesta sequência de jogos. É por aí que se vê a qualidade dos jogadores, das equipas e também dos treinadores. Temos de nos saber adaptar ao contexto, sabendo de antemão que, jogando contra o Liverpool ou o Belenenses SAD, o objetivo é sempre o mesmo: ganhar e fazer uma exibição condizente com aquilo que é este clube. Obviamente que, ao longo desta época, nem sempre o conseguimos, mas o objetivo passa por consegui-lo. É nisso que trabalhamos, diariamente.
Franclim Carvalho
Análise aos encarnados: Acredito que o Benfica vai fazer alterações, algumas. Agora, a dinâmica coletiva do Benfica está bem instalada, neste momento. O 'mister' Nelson Veríssimo já tem algum tempo de trabalho e nota-se a ideia que tem
Derrotas consecutivas do adversário: Não espero um Benfica ferido, até porque são competições diferentes. Não me parece que venha ferido. Agora, uma equipa como o Benfica, que está há dois jogos consecutivos, apesar de competições diferentes, sem somar pontos ou empatar, obviamente, vai entrar muito forte contra nós
Urgência de pontos: Nós precisamos de somar pontos, muitos, muitos, pontos, e com urgência, porque cada vez se aproxima mais o final do campeonato. Neste momento, faltam seis jornadas.
Últimos resultados
Benfica: D-D-V-V-E
Belenenses SAD: V-E-E-E-D
Últimos onzes
Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Jan Vertonghen, Otamendi, Grimaldo; Rafa Silva, Taarabt, Weigl, Everton; Gonçalo Ramos e Darwin Núñez.
Belenenses SAD: Luiz Felipe; Diogo Calila, Cafu Phete, Danny Henriques, Carraça; Braima Sambú, Yaya Sithole, Afonso Sousa; Yves Baraye, Alisson Safira e Rafael Camacho.
Ausências
Benfica: Vertonghen (castigado), Rodrigo Pinho e Lucas Veríssimo (lesionados)
Belenenses SAD: Nilton Varela (lesionado)
Leia Também: Schmidt não afeta Nélson Veríssimo: "Represento o maior clube português"