Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 30º

Leão vira 'rei da selva' na Beira Alta e bicampeonato ainda é possível

Atual campeão nacional não podia escorregar e cumpriu serviço. Auriverdes têm agora a manutenção mais complicada.

Leão vira 'rei da selva' na Beira Alta e bicampeonato ainda é possível
Notícias ao Minuto

22:27 - 09/04/22 por Tiago Antunes

Desporto I Liga

O Sporting venceu neste sábado o Tondela por 3-1. O leão teve uma entrada apreensiva, mas deu corda aos sapatos e impôs-se rapidamente.

O marcador foi aberto com um grande golo de Gonçalo Inácio, aos 29 minutos. O segundo golo foi marcado por Pablo Sarabia, aos 33 minutos, numa jogada de excelência do ataque leonino. O espanhol ainda fez o 3-0 numa grande penalidade aos 70 minutos. Pouco depois, Manu Hernando reduziu para 3-1 através de um canto, contudo, a equipa verde e branca segurou o resultado.

Com esta vitória, o Sporting segue na corrida atrás do FC Porto rumo ao título de campeão nacional e chega aos 73 pontos. O Tondela ficou mais aflito na luta pela manutenção e não conseguiu escapar à zona de descida.

Filme do jogo

Este leão não se deixa ficar. Se é preciso vencer, o Sporting vence e não deixa fugir o FC Porto na luta pelo título. A equipa verde e branca apareceu na Beira Alta com nova cara, isto por conta das alterações que Rúben Amorim promoveu no onze, e isso lhe terá custado, pelo menos, 20 minutos de jogo. 

Desde o primeiro minuto que se percebeu que o Tondela não queria dar a mínima hipótese ao Sporting. Quando se encontrou sem bola, quis sempre tapar as linhas de passe da defesa leonina para Ugarte, uma das referências dos leões na construção de jogo.

O campeão nacional, para contrariar a ideia dos auriverdes, procurou estender o jogo na frente, mas muitas vezes sem qualidade. Rúben Amorim olhava e perguntava o que se passava. O Sporting, que não contou com o habitual titular Paulinho, demorou a adaptar-se à ideia do adversário e ao estilo de jogadores que tinha na frente, mas, quando atinou, fez a festa.

Num ataque bastante móvel, rápido, tecnicista, faltou o poder de fogo de... Gonçalo Inácio. Foi o defesa central quem abriu o marcador, e com direito a um verdadeiro golaço. A partir desse momento, o Sporting abriu os olhos e viu onde estava e o que ali fazia. O Tondela perdeu-se, desorientou-se, e, dali a sofrer o segundo golo, não ia grande diferente. 

Os três homens da frente de ataque do leão decidiram mostrar serviço, combinaram de forma excelente e Sarabia mostrou mais um pouco do seu valor. Os sportinguistas podem aproveitar os últimos cartuxos do espanhol pelo futebol português.

A segunda parte começou de forma estranha para os leões. Primeiro foi Matheus Reis a ver cartão amarelo depois de tentar cortar um lance dos beirões. Por conta desse cartão amarelo, o defesa não vai ao dérbi frente ao Benfica. Pouco depois, Adán saiu de entre os postes e entrou, de forma imprudente, às pernas do adversário, vendo aí um cartão amarelo. A seguir, Ugarte esteve muito perto de ver igualmente a cartolina, mas Rúben Amorim não o permitiu. Antes que o uruguaio perdesse o controlo, o técnico do Sporting tirou-o do jogo por precaução.

A ausência dos dois avançados mais agressivos na marcação levaram o campeão nacional a dar espaço ao Tondela na construção de jogo e a equipa das beiras cresceu. As ameaças não foram poucas e o golo não esteve longe. Entretanto, contra a corrente do jogo, o Sporting chegou ao 3-0. Sarabia rematou e a bola embateu na mão de um defesa do Tondela. Na cobrança, o espanhol esteve melhor que Trigueira.

A turma verde e branca não estava ainda recomposta e o Tondela já reduzia. Num canto, Manu Hernando saltou numa zona da área sem proteção e reduziu o marcador. Até ao final, apenas nota para a entrada de Rodrigo Ribeiro, o jovem avançado de 16 anos que estreou pela equipa principal logo na Liga dos Campeões frente ao Manchester City. Conseguiu neste jogo os primeiros minutos na I Liga.

Com a vitória garantida, o Sporting não deixa o FC Porto fugir. São três os pontos que separa o leão do dragão, ainda que de forma provisória. Para o lado dos auriverdes, as contas do fundo da tabela ficaram mais complexas e prevê-se o uso da calculadora nos últimos cinco jogos do campeonato.

Depois deste jogo, o atual campeão nacional vai para casa colocar os pés de molho e esperar que a noite de domingo em Guimarães não seja azul e branca.

Onzes iniciais

Tondela: Trigueira; Sagnan, Marcelo Alves, Hernando; Bebeto, Undabarrena, Pedro Augusto, Neto Borges; Agra, Rafael Barbosa, Boselli.

Sporting: Adán; Gonçalo Inácio, Coates, Neto; Porro, Ugarte, Matheus Nunes, Matheus Reis; Sarabia, Pedro Gonçalves, Edwards.

Antevisão

O Sporting vai defrontar o Tondela na noite deste sábado, em jogo a contar para a 29.ª jornada da I Liga. Os leões estão obrigados a vencer para se manterem na corrida pelo título, tal como estavam na última jornada e estarão, pelo menos, até uma possível escorregadela do FC Porto.

As contas do campeonato ainda estão em aberto e muito pode acontecer nos últimos cinco jogos. O que não se espera é que o atual campeão nacional passe mal na casa dos auriverdes que lutam também neste jogo, mas contra a despromoção. É preciso recuar três anos para lembrar a última vez que o Sporting foi 'tramado' pelo Tondela na Beira Alta.

O Tondela-Sporting tem início marcado para as 20h30, no Estádio João Cardoso, e poderá acompanhar a par e passo as incidências dessa partida aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting vai a Mainz negociar defesa-central, diz a imprensa alemã

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório