Leão vira 'rei da selva' na Beira Alta e bicampeonato ainda é possível

Atual campeão nacional não podia escorregar e cumpriu serviço. Auriverdes têm agora a manutenção mais complicada.

Notícia

© Global Imagens

Tiago Antunes
09/04/2022 22:27 ‧ 09/04/2022 por Tiago Antunes

Desporto

I Liga

O Sporting venceu neste sábado o Tondela por 3-1. O leão teve uma entrada apreensiva, mas deu corda aos sapatos e impôs-se rapidamente.

O marcador foi aberto com um grande golo de Gonçalo Inácio, aos 29 minutos. O segundo golo foi marcado por Pablo Sarabia, aos 33 minutos, numa jogada de excelência do ataque leonino. O espanhol ainda fez o 3-0 numa grande penalidade aos 70 minutos. Pouco depois, Manu Hernando reduziu para 3-1 através de um canto, contudo, a equipa verde e branca segurou o resultado.

Com esta vitória, o Sporting segue na corrida atrás do FC Porto rumo ao título de campeão nacional e chega aos 73 pontos. O Tondela ficou mais aflito na luta pela manutenção e não conseguiu escapar à zona de descida.

Filme do jogo

Este leão não se deixa ficar. Se é preciso vencer, o Sporting vence e não deixa fugir o FC Porto na luta pelo título. A equipa verde e branca apareceu na Beira Alta com nova cara, isto por conta das alterações que Rúben Amorim promoveu no onze, e isso lhe terá custado, pelo menos, 20 minutos de jogo. 

Desde o primeiro minuto que se percebeu que o Tondela não queria dar a mínima hipótese ao Sporting. Quando se encontrou sem bola, quis sempre tapar as linhas de passe da defesa leonina para Ugarte, uma das referências dos leões na construção de jogo.

O campeão nacional, para contrariar a ideia dos auriverdes, procurou estender o jogo na frente, mas muitas vezes sem qualidade. Rúben Amorim olhava e perguntava o que se passava. O Sporting, que não contou com o habitual titular Paulinho, demorou a adaptar-se à ideia do adversário e ao estilo de jogadores que tinha na frente, mas, quando atinou, fez a festa.

Num ataque bastante móvel, rápido, tecnicista, faltou o poder de fogo de... Gonçalo Inácio. Foi o defesa central quem abriu o marcador, e com direito a um verdadeiro golaço. A partir desse momento, o Sporting abriu os olhos e viu onde estava e o que ali fazia. O Tondela perdeu-se, desorientou-se, e, dali a sofrer o segundo golo, não ia grande diferente. 

Os três homens da frente de ataque do leão decidiram mostrar serviço, combinaram de forma excelente e Sarabia mostrou mais um pouco do seu valor. Os sportinguistas podem aproveitar os últimos cartuxos do espanhol pelo futebol português.

A segunda parte começou de forma estranha para os leões. Primeiro foi Matheus Reis a ver cartão amarelo depois de tentar cortar um lance dos beirões. Por conta desse cartão amarelo, o defesa não vai ao dérbi frente ao Benfica. Pouco depois, Adán saiu de entre os postes e entrou, de forma imprudente, às pernas do adversário, vendo aí um cartão amarelo. A seguir, Ugarte esteve muito perto de ver igualmente a cartolina, mas Rúben Amorim não o permitiu. Antes que o uruguaio perdesse o controlo, o técnico do Sporting tirou-o do jogo por precaução.

A ausência dos dois avançados mais agressivos na marcação levaram o campeão nacional a dar espaço ao Tondela na construção de jogo e a equipa das beiras cresceu. As ameaças não foram poucas e o golo não esteve longe. Entretanto, contra a corrente do jogo, o Sporting chegou ao 3-0. Sarabia rematou e a bola embateu na mão de um defesa do Tondela. Na cobrança, o espanhol esteve melhor que Trigueira.

A turma verde e branca não estava ainda recomposta e o Tondela já reduzia. Num canto, Manu Hernando saltou numa zona da área sem proteção e reduziu o marcador. Até ao final, apenas nota para a entrada de Rodrigo Ribeiro, o jovem avançado de 16 anos que estreou pela equipa principal logo na Liga dos Campeões frente ao Manchester City. Conseguiu neste jogo os primeiros minutos na I Liga.

Com a vitória garantida, o Sporting não deixa o FC Porto fugir. São três os pontos que separa o leão do dragão, ainda que de forma provisória. Para o lado dos auriverdes, as contas do fundo da tabela ficaram mais complexas e prevê-se o uso da calculadora nos últimos cinco jogos do campeonato.

Depois deste jogo, o atual campeão nacional vai para casa colocar os pés de molho e esperar que a noite de domingo em Guimarães não seja azul e branca.

Onzes iniciais

Tondela: Trigueira; Sagnan, Marcelo Alves, Hernando; Bebeto, Undabarrena, Pedro Augusto, Neto Borges; Agra, Rafael Barbosa, Boselli.

Sporting: Adán; Gonçalo Inácio, Coates, Neto; Porro, Ugarte, Matheus Nunes, Matheus Reis; Sarabia, Pedro Gonçalves, Edwards.

Antevisão

O Sporting vai defrontar o Tondela na noite deste sábado, em jogo a contar para a 29.ª jornada da I Liga. Os leões estão obrigados a vencer para se manterem na corrida pelo título, tal como estavam na última jornada e estarão, pelo menos, até uma possível escorregadela do FC Porto.

As contas do campeonato ainda estão em aberto e muito pode acontecer nos últimos cinco jogos. O que não se espera é que o atual campeão nacional passe mal na casa dos auriverdes que lutam também neste jogo, mas contra a despromoção. É preciso recuar três anos para lembrar a última vez que o Sporting foi 'tramado' pelo Tondela na Beira Alta.

O Tondela-Sporting tem início marcado para as 20h30, no Estádio João Cardoso, e poderá acompanhar a par e passo as incidências dessa partida aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting vai a Mainz negociar defesa-central, diz a imprensa alemã

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Histórico deixa recado no adeus ao Benfica: "Clube não terá proposta..."

Futsal

Histórico deixa recado no adeus ao Benfica: "Clube não terá proposta..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há um novo Toyota RAV4 a caminho e estas são as primeiras imagens

Toyota

Há um novo Toyota RAV4 a caminho e estas são as primeiras imagens

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas