Powered by Betano
Premier League
Ipswich Town FC
Ipswich Town
Hoje
19H30
Crystal Palace FC
Crystal Palace
1
3.15
X
3.25
2
2.20
Premier League
AFC Bournemouth
Bournemouth
Hoje
19H45
Tottenham Hotspur FC
Tottenham
Premier League
Leicester City FC
Leicester
Hoje
20H15
West Ham United FC
West Ham United
1
2.82
X
3.30
2
2.37
Premier League
Everton FC
Everton
Amanhã
19H30
Wolverhampton Wanderers FC
Wolves
1
2.10
X
3.20
2
3.45

"Guerra na Ucrânia é um fracasso a todos os níveis da humanidade"

José Mourinho, treinador português atualmente na Roma, da liga italiana de futebol, afirma, em entrevista hoje publicada, que "a guerra na Ucrânia é um fracasso humano antes de o ser político" e que é "algo difícil de explicar".

Notícia

© Getty Images

Lusa
05/04/2022 20:10 ‧ 05/04/2022 por Lusa

Desporto

José Mourinho

O técnico, que já orientou FC Porto, Real Madrid, Inter, Chelsea e Manchester United, concedeu uma entrevista ao cardeal português José Tolentino de Mendonça, para ser publicada no jornal L'Osservatore Romano - uma conversa em que se falou mais do que futebol e em que Mourinho não se coibiu de comentar a invasão da Ucrânia pela Rússia.

"Creio que a guerra na Ucrânia é um fracasso humano antes de o ser político. É um fracasso brutal, é a perda de princípios ou o não desenvolvimento dos mesmos, é a evolução do pensamento na direção errada. É algo difícil de explicar. É um fracasso a todos os níveis da humanidade: é o nosso fracasso", disse Mourinho.

O treinador 'giallorosso', que luta pelo 'assalto' ao quarto lugar na Liga italiana, último de acesso à Liga dos Campeões, explicou como vê o futebol atual, que considera ter "uma faceta cruel".

"Pagas pelos teus erros. Se eu cometo um erro, pago-o com o despedimento. Se um jogador comete um erro, paga deixando de jogar. Há algo cruel nisso, mas não podemos deixar que a natureza do nosso trabalho se sobreponha ao que somos como pessoas. Tento ajudar os outros e a mim próprio a sermos melhores. Uma coisa que me custa aceitar é o desperdício de talento - mesmo depois de 30 anos de futebol, custa-me aceitar isso", acrescentou o treinador português.

"Há algo de cruel no desporto de alto rendimento, especialmente no futebol, que é o desporto mais industrializado a todos os níveis", disse ainda.

A propósito do rendimento de alta competição, o português acredita que não passa só pela tática e pela preparação, há que colocar algo mais, que ele liga à "espiritualidade".

"Penso que na preparação de uma competição ao mais alto nível, que implica uma pressão e uma responsabilidade, tens de pôr algo mais que o treinado e creio que esse algo mais está muito ligado à tua espiritualidade. Esse algo extra pode ser pensar na gente que quer que ganhemos hoje. O aspeto tático, técnico, físico e mental não é suficiente, é preciso algo mais", explicou.

Mourinho confessa que na vida privada o último de que se fala é futebol: "É o último de que falo, é o último de que penso, o último que peço. E isso é exatamente o que estava a dizer. Tentar ser um bom pai, um bom marido, filho, amigo, esta procura é a maior motivação que uma pessoa pode ter na vida".

O treinador da Roma fez questão de sublinhar que o convívio com a família está à frente de qualquer coisa, à frente do seu trabalho e do futebol. Destacou ainda que o Papa Francisco é uma figura "inspiradora".

"Falo com Deus e sempre acabo a dizer: a minha família é mais importante do que isto. Dá-me uma mão, se tens tempo... mas se a escolha tiver de ser entre o futebol e o bem-estar da gente a quem quero, não penso duas vezes...", sublinhou.

"O Papa inspira-me porque posso olhar para ele e, sem ter a honra de o conhecer, ouço-o e não me canso. Vejo a sensatez e parece-me capaz de criar empatia com pessoas de crenças diferenças da nossa", finalizou Mourinho.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ronaldinho vai ser avô aos 45 anos. Filho e namorada anunciam gravidez

Ronaldinho

Ronaldinho vai ser avô aos 45 anos. Filho e namorada anunciam gravidez

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O que acontece se deixarmos combustível durante muito tempo no depósito?

Combustível

O que acontece se deixarmos combustível durante muito tempo no depósito?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas