Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sporting assina reviravolta, bate o Vitória SC e pressiona o FC Porto

Sarabia, Paulinho e Edwards ajudaram leões a corrigir má entrada em jogo e resgatar a vitória.

Sporting assina reviravolta, bate o Vitória SC e pressiona o FC Porto
Notícias ao Minuto

22:40 - 19/03/22 por Francisco Amaral Santos

Desporto I Liga

O Sporting sofreu mas derrotou, este sábado, o Vitória SC (3-1), em jogo da 30.ª jornada da I Liga. Os leões estiveram a perder, empataram em cima do intervalo e completaram a reviravolta no marcador no segundo tempo, numa noite muito tensa no Estádio D. Afonso Henriques. 

O triunfo em Guimarães permite, assim, que o Sporting continue na perseguição ao líder FC Porto que amanhã, domingo, tem um duro teste na casa do Boavista. No entanto, os leões continuam a três pontos do rival, distância pontual que pode voltar para seis em caso de vitória dos dragões no dérbi da Invicta. 

Filme do jogo

O Sporting apresentou-se em Guimarães com uma grande novidade no onze. Pedro Porro ficou fora da convocatória e Ricardo Esgaio foi o escolhido de Rúben Amorim para ocupar a vaga do lateral espanhol. Na frente de ataque, Sarabia acompanhava Paulinho e Slimani. 

No entanto, foi o Vitória SC quem entrou mais confiante no jogo e o primeiro golo foi mesmo da autoria dos vitorianos. André Almeida abriu o livro e Óscar Estupiñán, com um belo movimento a tirar Coates do caminho, abriu as contas do marcador aos 23 minutos, deixando o Estádio D. Afonso Henriques ao rubro.

O Sporting tentou responder prontamente e até teve duas boas oportunidades para restabelecer a igualdade ainda antes do intervalo. Pablo Sarabia desperdiçou uma boa jogada na cara de Bruno Varela e Slimani obrigou o guardião do Vitória SC a assinar uma defesa incrível. 

Os ânimos exaltaram-se em Guimarães minutos depois, após uma entrada dura de Mumin sobre Paulinho.  Pepa acabou por ser expulso pelo árbitro Fábio Veríssimo. 

O Sporting acabaria por chegar ao empate ainda antes do final da primeira parte. Alfa Semedo tocou na bola com a mão na grande área e Fábio Veríssimo apontou prontamente para a marca do castigo máximo. Pablo Sarabia (45'+1) foi chamado a cobrar a grande penalidade e assinou o golo da igualdade em cima do intervalo. 

Na segunda parte foi o Vitória SC a entrar novamente melhor em jogo, mas Rúben Amorim não perdeu tempo em tentar alterar o rumo dos acontecimentos. O treinador do Sporting abdicou de Slimani, a unidade mais adiantada dos leões, e lançou Pedro Gonçalves em campo. 

Paulinho passou para ponta de lança e o Sporting ganhou uma nova dimensão na partida, assumindo, por fim, o controlo da mesma. O camisola 21 das águias ganhou novo protagonismo e acabou mesmo por assinar o tento da reviravolta aos 70 minutos, através de um toque cheio de classe a após assistência de Pedro Gonçalves. 

A vantagem do Sporting trouxe de novo o Vitória SC ao jogo e a equipa de Pepa partiu à procura do golo que devolvesse o empate ao marcador. Os leões, por seu turno, juntaram linhas e passaram a defender num bloco mais baixo, numa clara estratégia de agarrar a vitória. 

O momento da noite ficou guardado para os descontos e com um protagonista especial. Marcus Edwards tinha entrado já na reta final do encontro, mas estreou-se a marcar pelos leões através de um pontapé incrível sem hipóteses de defesa para Bruno Varela, naquele que foi o regresso ao D. Afonso Henriques, casa da equipa que representou até ao passado mês de janeiro. 

O extremo inglês não festejou por razões óbvias, mas acabou com a história do jogo. O Sporting arrecadou o triunfo em Guimarães e mantém-se na luta pelo título de campeão nacional, agora com 67 pontos amealhados. Por seu turno, o Vitória SC quebra um ciclo de dois triunfos consecutivos, permanece com 36 pontos e arrisca-se a perder o sexto lugar ainda no decorrer desta ronda. 

Momento do jogo: O empate em cima do intervalo trouxe de volta o Sporting ao jogo e deixou tudo em aberto para o segundo tempo. O desempenho dos leões na primeira parte foi abaixo do esperado, mas a equipa de Rúben Amorim reagiu em força nos segundos 45 minutos. 

Pré-jogo 

19h27: Conhecidos os onzes iniciais das duas equipas, a grande surpresa acontece do lado do Sporting. Pedro Porro está fora da ficha de jogo. Resta saber se por mera opção técnica de Rúben Amorim ou devido a uma lesão de última hora. 

Equipas iniciais 

ONZE DO VITÓRIA SC: Bruno Varela; Maga, Jorge Fernandes, Mumin, Rafa Soares; Alfa Semedo, Tiago Silva, André Almeida; Rochinha, Rúben Lameiras e Estupiñán. 

ONZE DO SPORTING: Adán; Coates, Gonçalo Inácio, Matheus Reis; Esgaio, Ugarte, Matheus Nunes, Nuno Santos; Sarabia, Paulinho e Slimani. 

Antevisão

Vitória SC e Sporting medem forças, este sábado, em jogo da 27.ª jornada da I Liga. Os leões tentam manter-se dentro da luta pelo título e precisam, por isso, de vencer nesta visita ao Estádio D. Afonso Henriques, tarefa complicada para qualquer adversário. 

Separados por quatro posições, vitorianos e leões prometem aquecer a noite de sábado. O pontapé de saída está agendado para as 20h30 e Fábio Veríssimo é o árbitro escolhido para ajuizar o encontro em Guimarães. 

Siga, em direto, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório