Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

"Somos um clube habituado a estar na Europa com resultados fantásticos"

Treinador dos dragões fez a antevisão ao encontro frente ao Lyon.

"Somos um clube habituado a estar na Europa com resultados fantásticos"
Notícias ao Minuto

13:02 - 08/03/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Sérgio Conceição

Sérgio Conceição fez, esta terça-feira, a antevisão ao jogo com o Lyon, a contar para a primeira mão dos 'oitavos' da Liga Europa.

O técnico dos dragões foi questionado pelas participações dos portugueses na Europa e deu ainda destaque aos resultados conseguidos pelos dragões nas provas europeias, assim como ao momento que o adversário vive em competições distintas.

Confira o essencial das declarações

Sérgio Conceição

Necessidade acrescida do Lyon em salvar a época: É uma boa questão, até porque um ou outro jogador não estiveram no jogo do campeonato já a pensar no jogo de amanhã. Isso não vai mudar a nossa forma de encarar o jogo, mas a estratégia do adversário não conseguimos controlar, temos é de fazer o nosso trabalho.

FC Porto e Sevilla únicos que venceram a competição e que estão em prova: Isso é história, é museu. Nós temos que olhar para aquilo que é o momento das equipas. Representamos um clube que normalmente não está tanto nesta competição, mas mais na Liga dos Campeões, mas a nossa responsabilidade passa por aquilo que é o trabalho diário, dar o máximo, andar no limite e preparar a equipa para ganhar jogos. É verdade que ganhámos esta prova, mas se perguntarem a maior parte dos jogadores, acho que o Francisco tinha um ano. A responsabilidade eles sentem, é um clube habituado a estar na Europa e a ter resultados fantásticos. Não há da nossa parte, nem da do Sevilla, uma maior responsabilidade

Dois duelos luso-franceses na Europa e um duelo luso-neerlandês com influência no ranking: Fico sempre contente quando as equipas portuguesas têm bons resultados. Mas tenho de me focar naquilo que são os nossos jogos, apesar de ter em atenção as outras equipas.

Saldo positivo contra equipas francesas: Acho que não é só o FC Porto nesse saldo. Acho que as equipas portuguesas normalmente dão uma boa demonstração daquilo que é o futebol português e isso eu fico muito satisfeito. 

Sobrecarga de jogos: Numa semana haver três jogos torna-se, ao fim de algumas semanas, desgastante. Há um trabalho da equipa técnica, podemos perceber pelos jogadores que foram a treino, há outra preparação de quadro-vídeo, mas gosto mais do trabalho de campo. E com isto tudo fica mais difícil e condiciona. De qualquer das formas, conhecemos o plano estratégico, sabemos o que queremos para o jogo e o trabalho de toda a gente, incluindo departamento médico, é importante. É um trabalho em conjunto de forma a preparar os jogadores da melhor maneira, a 100%, tendo sempre em conta a densidade competitiva e alguma lesão que não queremos.

Pontos a explorar: Nós analisamos as equipas, disseminamos ao máximo aquilo que elas são, na qualidade individual e coletiva. No campeonato francês, não estão a fazer o  que queriam. Mas na fase de grupos da Liga Europa tiveram um valor condizente do que é esta equipa, com cinco vitórias e um empate. No plano ofensivo é uma equipa muito capaz, com jogadores possantes. O Toko-Ekambi, o Dembelé, sempre com uma robustez diferente. Uma equipa bem diferente daquela que defrontámos na primeira época. É verdade que tem algumas fragilidades defensivas e, olhando para a equipa no seu todo, podemos aproveitar algumas precauções que possamos ter e para aquilo que temos de fazer como equipa.

João Mário

Adaptação nos seniores: A adaptação tem sido cada vez melhor. Confesso que ao início estranhei um pouco. Mas com a ajuda do míster e dos colegas de equipa, tenho melhorado e evoluído e isso é que quero.

Sobrecarga: Por vezes é difícil jogar de três em três dias. Mas são os custos de equipas que lutam sempre por títulos. Estamos em três competições e queremos ganhá-las, mas procuramos estar sempre a postos para todos os jogos e dar tudo.

Estatísticas favoráveis com franceses: Queremos começar bem a eliminatória. Não ligamos as estatísticas, cada jogo é um jogo. Faremos de tudo para conseguir a vitória e jogar depois a segunda mão.

Projeção: O Lyon é uma equipa dificil, como a Lazio o era. Têm uma equipa com qualidade. Estamos mais focados em nós, impor o nosso futebol, as nossas ideias e assim estamos mais perto de conseguir o objetivo.

Antevisão

Realiza-se, esta terça-feira, a conferência de imprensa do FC Porto na antevisão ao jogo desta quarta-feira, com o Lyon, a contar para a primeira mão dos 'oitavos' da Liga Europa,

Sérgio Conceição, treinador dos dragões, vai estar presente na sala de imprensa a partir das 12 horas, assim como um jogador do plantel do FC Porto, e pode acompanhar as declarações no Desporto ao Minuto.

Recorde-se que o encontro entre dragões e franceses está agendado para as 17h45 desta quarta-feira, no Estádio do Dragão

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório