Benfica arrebita e dá conta do Tondela como não fazia há dois meses

Águias não marcavam três ou mais golos fora desde a 14.ª jornada da I Liga

Notícia

© Global Imagens

Tiago Antunes
07/02/2022 20:57 ‧ 07/02/2022 por Tiago Antunes

Desporto

I Liga

O Benfica regressou às vitórias nesta segunda-feira ao vencer o Tondela por 3-1. As águias apanharam um susto que lhes deu força para ultrapassar o beirões.

O primeiro golo foi marcado mesmo pelo Tondela, mas acabou anulado por fora-de-jogo de Salvador Agra. Logo a seguir, aos 23 minutos, os encarnados responderam com golo de Everton. O 2-0 surgiu dos pés de anjo de Darwin Núñez, que fez o golo da noite num remate ao ângulo. O Tondela voltou do intervalo melhor, mas Gonçalo Ramos fechou o jogo com o 3-0. Os auriverdes ainda reduziram aos 87 minutos, mas já era tarde demais.

Com este resultado, o Benfica segue em terceiro com 47 pontos, ganhando maior fôlego a segurar o terceiro lugar. O Tondela fica apertado no 13.º lugar com 20 pontos.

Filme do jogo

A primeira parte começou logo bastante animada. Em dois minutos, ambas as equipas já tinham chegado a zonas ofensivas, tendo o Benfica criado maior perigo. Porventura, pareceu tudo meio atabalhoado, sem grande fio condutor.

Se o regresso de Darwin ao onze provou ser uma grande melhoria para a fluidez do ataque encarnado, o resto da equipa parecia não saber tirar benefício disso. O uruguaio ia mexendo com a defesa adversária, enquanto o ataque adversário ia mexendo com a defesa do Benfica.

A equipa das águias parecia até algo nervosa na partida. Logo aos 11 minutos, Vertonghen perdeu a paciência e foi para cima de Ricardo Alves que levava a bola nas mãos para atrasar um livre à entrada da área do Benfica. Sem qualquer razão, o belga teve tal comportamento que poderia ter sido admoestado com cartão, mas não foi o único. Até no banco de suplentes se sentiu algum nervoso com aquilo que se passava em campo e que mostrava alguma fragilidade anímica. 

O momento desconcertante das águias permitiu que o Tondela fosse chegando ao seu meio campo. O primeiro remate dos beirões saiu aos 18 minutos e já trazia um bilhete a anunciar perigo. Pouco depois, a bola entrou na baliza de Vlachodimos, mas o golo acabou por ser anulado pelo VAR. Foi um verdadeiro alívio para o Benfica, que aos 23 minutos chegou ao golo de forma meio surpreendente, tendo em conta a corrente do jogo nos minutos anteriores. Everton foi o autor de um golo que confirmou o seu melhor momento com a águia ao peito, nada a ver com o Everton que jogava antes da chegada de Nélson Veríssimo à equipa principal.

Pouco depois, foi a vez de Darwin fazer o 2-0 com um golaço e o Benfica ia do oito ao oitenta. Em pouco mais de meia hora, as águias foram apertadas, respiraram fundo e foram crescendo, mas nunca bem no plano defensivo. Weigl, Lázaro e Vertonghen não tiveram o melhor dos dias nesta segunda-feira e ficou bem visível quando o Tondela criou perigo quase sem esforço já em cima do intervalo.

Parecia que a pausa não tinha feito bem ao Benfica. Foram mesmo os beirões que voltaram com a vontade toda e a bola não saiu de perto da baliza de Vlachodimos durante os primeiros cinco minutos da segunda parte. A verdade é que os encarnados iam ganhando maior 'à vontade' depois de toda a construção mental dos primeiros 45 minutos e conseguiram chegar com facilidade ao 3-0. Gonçalo Ramos mostrou bastante tranquilidade frente a Trigueira e fez o golo que mudou o semblante dos benfiquistas e o rumo do jogo.

A partir desse golo, o jogo foi pintado de vermelho, com o Tondela a cair de produção de forma abrupta. Os auriverdes ainda perderam um jogador, isto quando Neto Borges deu um pisão a Darwin, apesar de ser passível de discussão. O brasileiro estava de costas para o uruguaio e não terá visto o posicionamento do adversário, mas o entendimento de João Pinheiro foi outro. Quando ninguém dava nada pelos da casa, apareceu um golo de Eduardo Quaresma para fechar o marcador nos 3-1. Podia dar em algo, mas o Benfica já estava confortável e a pilha do adversário já estava gasta.

O Benfica regressou às vitórias e vai para a 22.ª jornada da I Liga menos longe dos dois rivais, que se encontram no Dragão. A situação do Tondela fica perigosa, estando a escassos pontos de chegar à zona de despromoção. 

Momento do jogo: O golo anulado ao Tondela que deu um 'clique' à equipa do Benfica. Foi a partir desse golo que o comportamento das águias mudou para melhor. A equipa sentiu-se mais tranquila dentro de campo e fora dele e inspirou-se para fazer aquilo que não fazia há dois meses: marcar três ou mais golos fora de casa.

Pré-jogo

17h58: Do lado do Tondela, Pako perde Sagnan, Pedro Augusto e Rafael Barbosa em relação ao último onze, todos por castigo, e ainda Tiago Dantas, que está emprestado pelo adversário. Para os lugares, entram Ricardo Alves, João Pedro e Boselli. Nos bancos senta-se o regressado Dadashov e os estreantes Marcelo Alves, Sessi D'Almeida e Matías Lacava.

17h57: Quanto às escolhas, Nélson Veríssimo volta a mexer no onze do Benfica. André Almeida, Meité e Diogo Gonçalves voltam ao banco para darem lugar a Lázaro, Darwin Núñez e Rafa Silva. Pizzi e João Mário saltam fora da convocatória e reentram Morato e Gil Dias.

17h56: Esta é a segunda vez que os dois emblemas se encontram nesta temporada. Na primeira volta do campeonato, a equipa das águias venceu os beirões por 2-1 na Luz.

17h55: Boa tarde! Tondela e Benfica encontram-se nesta segunda-feira em jogo da 21.ª jornada da I Liga.

Onzes iniciais

Tondela: Trigueira; Tiago Almeida, Ricardo Alves, Eduardo Quaresma, Neto Borges; Boselli, Undabarrena, João Pedro; Javier Avilés, Salvador Agra e Daniel dos Anjos.

Benfica: Vlachodimos; Valentino Lázaro, Vertonghen, Otamendi, Grimaldo; Weigl, Paulo Bernardo, Everton, Rafa; Darwin Núñez e Gonçalo Ramos.

Antevisão

O Benfica vai defrontar nesta segunda-feira o Tondela, em jogo a contar para a 21.ª jornada da I Liga. As águias estão no meio de uma crise de resultados e procuram a melhor série sob o comando de Nélson Veríssimo. Já o Tondela, que vem de uma vitória suada em Portimão, vai tentar manter a fase satisfatória.

Os encarnados, que ainda não se arredaram da luta pelo título, estão, na verdade, cada vez mais longe da liderança, a 15 pontos de FC Porto e nove de Sporting. O Tondela vai lutar por algum desafogo na corrida pela manutenção, estando a escassos três pontos da zona de despromoção.

O pontapé de saída está agendado para as 19h no Estádio João Cardoso e poderá acompanhar as incidências da partida aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Tondela-Benfica: Águias visitam Beira Alta em plena crise de resultados

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Internacional israelita morre aos 31 anos

Maccabi Haifa

Internacional israelita morre aos 31 anos

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Hyundai quer conquistar Portugal com elétrico de 19.250€: "Opção única"

Exclusivo

Hyundai quer conquistar Portugal com elétrico de 19.250€: "Opção única"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas