O Benfica visita, esta segunda-feira, o Tondela, em jogo da 21.ª jornada da I Liga e em plena crise de resultados. As águias estão cada vez mais distantes da liderança e precisam de vencer para recuperar os níveis de confiança e acalmar a contestação dos adeptos.
Nélson Veríssimo revela-se confiante numa boa resposta das águias, nomeadamente depois da derrota caseira frente ao Gil Vicente.
Do outro lado estará um Tondela apostado em causar problemas perante um Benfica frágil.
O pontapé de saída está agendado para as 19 horas e João Pinheiro é o árbitro escolhido para estar na Beira Alta.
Treinadores em discurso direto
Pako Ayestarán
Benfica em crise: Quando falamos de uma equipa grande que não está bem e vem de um resultado negativo, muitas vezes, esse é o pior momento para tê-la como adversário. Logicamente, virão feridos no orgulho e quererão mostrar que a realidade deles é outra. A partir daí, nós sabemos que temos de estar a 100% para termos possibilidades.
Evolução do Tondela: O que me deixa mais satisfeito é ver os jogadores no dia a dia. Porque isso é o que te dá segurança. Estão conscientes do que é o Tondela. Sabemos que não vamos ter uma situação cómoda até ao final, pela forma como está a classificação, com tudo muito perto. No ano passado, era algo parecido. É certo que, então, a partir de finais de fevereiro ou março, fomos capazes de levantar um bocadinho a cabeça e, este ano ainda estamos numa situação em que sabemos que precisamos de cada ponto.
Reforços de inverno: Vão entrar todos na convocatória, porque, como se sabe, temos três jogadores com quinto amarelo e, além disso, o Tiago Dantas não pode jogar, pelo que temos 22 jogadores de campo.
Nélson Verísismo
Que Tondela espera: A resposta que temos de dar depois de um resultado negativo é ganhar. Fizemos a análise do jogo, sabemos o que aconteceu. Trabalhámos sobre aquilo em que não estivemos bem, e, agora, é orientar atenções para o jogo com o Tondela. É uma equipa com uma ideia de jogo bem definida, tem jogadores que podem desequilibrar na frente.
Como motivar um plantel em crise de resultados: Os jogadores, treinadores e estrutura sabem da dimensão do clube que estão a representar, e que essa dimensão não é compatível com os últimos resultados. Temos de assumir isso, aceitar a responsabilidade, e a motivação que temos é representar este clube e saber que o único caminho é ganhar. Esse é o objetivo para amanhã.
Críticas de Rui Costa à arbitragem: A questão das arbitragens não justifica tudo, mas contribui para a situação. Olhando para as decisões das equipas de arbitragem desde que cheguei, tivemos situações que nos causam apreensão. Recordo-me de um golo no Dragão em que o Fábio Vieira recebe com o braço e depois marca. Há o golo do Moreirense, em que o ponta de lança está em fora de jogo e interfere, pelo que devia ser invalidado. E, no jogo com o Gil Vicente, numa situação em que se deveria aguardar para que o VAR pudesse intervir, o golo daria outro conforto à equipa.
Últimos resultados
Tondela: VDEEE
Benfica: DDEVE
Últimos onzes
Tondela: Pedro Trigueira; Tiago Almeida, Sagnan, Eduardo Quaresma, Neto Borges; Pedro Augusto, Undabarrena, Rafael Barbosa, Avilés; Salvador Agra e Daniel dos Anjos.
Benfica: Odysseas; André Almeida, Vertonghen, Otamendi, Grimaldo; Weigl, Paulo Bernardo, Meité; Diogo Gonçalves, Everton e Gonçalo Ramos.
Ausentes
Tondela: Pedro Augusto, também Rafael Barbosa e Pierre Sagnan (castigados)
Benfica: João Mário (Covid-19); Rodrigo Pinho, Seferovic e Lucas Veríssimo (lesionados).
Leia Também: "Mesmo sendo o Benfica, acredito que o Tondela pode conseguir algo"