Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 29º

FIFA lembra a "figura histórica" que é Paco Gento e os "inúmeros títulos"

A FIFA lembrou hoje os "inúmeros títulos" do antigo internacional espanhol Paco Gento, que morreu aos 88 anos, e a importância que teve como "figura histórica" do Real Madrid.

FIFA lembra a "figura histórica" que é Paco Gento e os "inúmeros títulos"
Notícias ao Minuto

11:26 - 18/01/22 por Lusa

Desporto Óbito

"Os seus inúmeros títulos com o Real Madrid e as suas participações nos Mundiais de 1962 e 1966", enfatizou o organismo máximo do futebol mundial ao recordar o antigo jogador e lenda do Real Madrid, cuja morte foi hoje anunciada pelo clube espanhol.

Gento é o maior recordista de títulos europeus de clubes, com a conquista de seis troféus da Taça dos Clubes Campeões Europeus com os 'merengues', estando nas cinco primeiras Taças da história da competição, entre 1955 e 1960, e depois em 1965/66.

A hegemonia dos 'merengues' acabaria por ser travada pelo Benfica nas épocas de 1960/61 e 1961/62, com os dois títulos europeus das 'águias', o segundo diante do Real Madrid (5-3), em Amesterdão, e com Gento também na equipa espanhola.

A morte hoje do antigo extremo, figura incontornável do futebol mundial e do 'madridismo', tem merecido o pesar de vários organismos, como a La Liga, a Associação de futebolistas espanhóis, o Conselho Superior dos Desportos ou o Comité Olímpico espanhol, e também de jogadores.

Em nota nas redes sociais, a Liga espanhola lamentou a morte, lembrando o facto de Gento ser o único jogador com seis títulos europeus, e endereçou as condolências a familiares e amigos do antigo jogador.

A Associação dos Jogadores sublinhou que Gento foi "um dos futebolistas mais importantes da história do futebol, uma lenda do Real Madrid e da seleção", e o Conselho Superior dos Desportos definiu-o como uma "lenda".

"É um dia triste para o desporto espanhol. Despedimo-nos de um dos seus mitos. Sempre o recordaremos pela sua luta, pelos seus êxitos e por ser o pioneiro de uma das melhores competições do planeta. Até sempre, Paco Gento. Até sempre 'Galerna del Cantábrico' [alcunha devido às fortes ventanias da região da Cantábria]", escreveu O Comité Olímpico espanhol.

Da parte de jogadores, o guarda-redes belga Courtois, do Real Madrid, evocou a "lenda do madridismo", mas também os ex-jogadores Arbeloa e Michel deixaram elogios a Gento, assim como o basquetebolista Pau Gasol, antiga estrela do FC Barcelona e da NBA.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório