Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

O 'saca-rolhas' que falta. Números de Marcus Edwards convencem o Sporting

Avançado do Vitória SC tem sido apontado aos leões, revelando ter alguns números acima dos habituais titulares do Sporting.

O 'saca-rolhas' que falta. Números de Marcus Edwards convencem o Sporting
Notícias ao Minuto

07:17 - 19/01/22 por Miguel Simões c/ Carlos Pereira Fernandes

Desporto Mercado de Transferências

Marcus Edwards tem sido um dos nomes mais referenciados para reforçar o Sporting neste mercado de inverno. Caso a transferência se concretize, o extremo inglês terá concorrentes de peso nas alas: Pedro Gonçalves e Pablo Sarabia. Afinal, o que pode dar Edwards à equipa de Rúben Amorim?

Recorrendo aos números dos três jogadores no campeonato, verificamos que o avançado do Vitória SC apresenta valores mais baixos no que toca a assistências e remates, mas também é um facto que se destaca noutros três indicadores (dribles, duelos e passes).

Apesar de Pedro Gonçalves ser aquele que soma mais minutos por jogo em campo, Marcus Edwards acaba por apresentar a mesma média de golos (0,4) do português, com sete golos em 16 jogos, frente aos cinco golos em 14 jogos de Pote. Já Sarabia leva 0,3 golos em média (quatro golos em 14 jogos).

Ao nível das assistências, os dois leões destacam-se, uma vez que Pedro Gonçalves e Pablo Sarabia contam com 4 e 5 assistências, respetivamente, enquanto Marcus Edwards apenas contabilizou um passe para golo no campeonato. E relativamente a remates, os números não deixam dúvidas de que Pote é quem mais tenta a sua sorte, visto que apresenta o dobro dos remates por jogo (3,6) em relação ao inglês (1,8) e ao espanhol (1,9). Porém, os melhores números de Edwards (e são vários) surgem no fundo da tabela abaixo.

 

Marcus Edwards

(Vitória SC)

Pedro Gonçalves

(Sporting)

Pablo Sarabia

(Sporting)

Jogos 16 14 14
Minutos por jogo 73m 85m 73m
Golos (média por jogo) 7 (0,4) 5 (0,4) 4 (0,3)
Assistências 1 5 5
Remates por jogo 1,8 3,6 1,9
Dribles por jogo (% de sucesso) 2,5 (62%) 0,9 (34%) 0,4 (38%)
Duelos ganhos por jogo (% de sucesso) 4,9 (54%) 3,1 (36%) 1,8 (33%)
Precisão de passe 83% 81% 75%

Se é verdade que Marcus Edwards revela ter uma percentagem ligeiramente maior no que toca à precisão de passe (83% contra os 81% do português e os 75% do espanhol), tal superioridade acaba por subir de tom nos dados relativos aos dribles bem sucedidos e aos duelos ganhos junto dos adversários diretos.

Os números mostram que o avançado do Vitória SC apresenta uma média de 2,5 dribles por jogo, o que corresponde a 62% de sucesso nesse momento individual, face aos 0,9 de Pote e 0,4 de Sarabia, ambos com percentagens abaixo dos 40%. 

O mesmo acontece com os duelos ganhos perante os adversários diretos. Edwards consegue ganhar praticamente cinco duelos por jogo (4,9), em média, ao passo que Pote alcança cerca de três (3,1) e Sarabia quase dois (1,8), ambos novamente abaixo de 40%, perante os 52% de sucesso do inglês.

Por tudo isto, percebe-se que Marcus Edwards poderá ser preponderante na equipa leonina para desequilibrar o adversário e tirar jogadores do caminho, embora tenha apresentado números mais baixos no Vitória SC no que toca à ligação direta aos golos.

Leia Também: O tudo por tudo do Sporting por Edwards: Oito milhões e dois jogadores

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório