Powered bySolverde
Disclaimer

Nuno Sousa apresenta programa eleitoral e critica gestão de Varandas

Nuno Sousa, candidato à presidência do Sporting nas eleições marcadas para 05 de março, apresentou hoje o seu programa eleitoral, no qual critica a gestão "de curto prazo" de Frederico Varandas e apresenta os eixos do seu projeto.

Varandas: "Vamos com a confiança para passarmos aos 'oitavos'"

© Global Imagens

Lusa
17/01/2022 22:55 ‧ 17/01/2022 por Lusa

Desporto

Sporting

"A atual gestão do clube olha apenas ao curto prazo, enquanto a minha candidatura permitirá sustentar um projeto em que muitos se revejam, sério, sincero, sustentado e com substância, que respira Sporting", pode ler-se no documento partilhado hoje com os órgãos de comunicação social, que reúne 100 páginas de propostas.

Na área do futebol, o gestor, de 45 anos, avança com uma proposta que assenta em quatro pilares fundamentais, "acabar com o subfinanciamento da formação, ter uma política desportiva definida pela SAD e aprovada em Assembleia Geral do clube, apostar definitivamente no futebol feminino e reestruturar o departamento médico".

O candidato à presidência dos 'leões' destaca a falta de dinheiro canalizado pela SAD para o recrutamento da área de formação como o verdadeiro problema, que não é de pessoas nem de infraestruturas, e aponta como solução um orçamento pensado como um todo e não só para a equipa principal, sob pena de se hipotecar o futuro pelas decisões de curto prazo, de pagar mais aos atletas profissionais e consequentemente 'secar' financeiramente a formação.

Na área financeira, deixa uma garantia solene aos sportinguistas de que em momento algum aceitará alienar a maioria que o clube detém no capital da SAD e lembra que o ano de 2026, que coincide com o fim do mandato que sair das próximas eleições, será um ano decisivo para o futuro do Sporting.

"É o ano em que as VMOC's (Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis) são recuperadas pelo clube ou pelo Millennium BCP e pelo Novo Banco, e neste caso, estas instituições tornam-se acionistas maioritários da Sporting SAD, com o clube a ficar com uma percentagem de 30 por cento", alerta Nuno Sousa, para quem é crucial que o Sporting recupere as VMOC's.

Por outro lado, considera que terá de haver a renegociação de todas as garantias associadas à dívida do Sporting, libertando verbas para o clube utilizar em projetos de investimento futuros, nomeadamente na retoma de património perdido.

Sugere ainda que a Sporting SGPS (Sociedade Gestora de Participações Sociais) adquira aos Bancos credores das dívidas do clube, da SAD e as VMOC´s, ficando beneficiária das potenciais mais valias da operação.

"Como a Sporting SGPS deve ao clube cerca de 70 milhões de euros, far-se-á um encontro de contas, ficando o clube na posse das ações da SAD e sem dívida bancária", sugere o candidato Nuno Sousa, para quem a SAD deve continuar a amortizar a dívida, tal como faria caso tudo se mantivesse nos Bancos credores, mas beneficiando de novas condições e de um balanço limpo.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Diogo Jota

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Fórmula 1

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas